Servidora do TRT9 já publicou 8 livros e se diz fascinada pelo comportamento humano

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Toda semana, a servidora aposentada do TRT9, Ruthe Rocha Pombo, apresentava uma crônica na Rádio Colombo, no Paraná. Dessa experiência surgiu o primeiro dos oito livros publicados até hoje: “Fitando em ti, os meus olhos”, com 80 crônicas que eram requisitadas pelos ouvintes no formato para leitura. “As coisas foram acontecendo inesperadamente. Nunca sonhei em ser escritora. As oportunidades vieram ao meu encontro”, diz.

A produção de Ruthe é variada e vai desde crônica, passando por testemunhos e relatos, à produção técnica sobre falar e se expressar em público, assunto que ela se dedica atualmente proferindo palestras, além da escrita. A dedicação exclusiva ao mundo das letras só aconteceu após a aposentadoria no Regional, mas antes ela atuou profissionalmente em outros locais que também resultaram em livro, alguns esgotados. A escritora é professora e advogada, com atuação nas áreas civil e canônica. 

A diversidade de assuntos publicados é resultado de uma escolha da escritora que é fascinada por estudar o comportamento humano. “É por essa via que eu sempre caminhei, comportamentos, relacionamentos, afetividade. Meus livros têm essa conotação. A inspiração é resultado da observação.”

A inspiração também vem da leitura e ela indica alguns livros e autores: “Augusto Cury, Mary Baker Eddy (Ciência e Saúde com as chaves das escrituras), Mário Sérgio Cortella (Se você não existisse que falta faria?), Walter Riso (terapeuta italiano), com sua fantástica obra ‘Amar ou depender’ e muitos outros, mas principalmente  a ‘Sagrada Escritura’, sem a qual, minha vida rasteja…”, enumera.

O desafio da escrita

“Vivemos numa geração onde a tecnologia, a facilidade para escrever e editar livros se tornou rotina. As informações proliferam, se multiplicam vertiginosamente, parece que a originalidade tenta escapar do sagrado santuário da mente, que aspira brilhar e se destacar no mundo”, diz. 

Entre os desafios, ela cita a dificuldade em apresentar uma ideia completamente nova. “Alguns cientistas, com muito humor, utilizando o pensamento de Lavoisier, assim se expressam: ‘nada se perde, nada se cria, tudo se copia’. Por isso, a dificuldade de escrever um livro de forma que o escritor se estabeleça e se diferencie, é um mega desafio. Mas, eu tenho esperança, tenho convicção, de que apesar de tudo, vale a pena lançar nossas ideias, brotadas de nosso honesto desejo de contribuir com o bem da humanidade. Lembrando que o brilho é o resultado. O empenho, o esforço, a leitura, a atualização, a pureza de intenção, deve ser a meta relevante.”

E finaliza dizendo: “se o escritor estiver alinhado com os propósitos mais elevados de sua consciência, que é o de semear o belo e fazer triunfar o bem, certamente contribuirá para a felicidade do ser humano e como consequência se estabelecerá, fará a diferença e muito mais do que isso, se eternizará.”

Para adquirir as obras de Ruthe Rocha Pombo, acesse o site da Estante Virtual e livraria Saraiva. Confira abaixo uma entrevista com a escritora sobre o livro “Como Lidar com Pessoas Difíceis… A Começar por Mim” e entre em contato pelos e-mails radiowebruthe@gmail.com – rutherochapombo@hotmail.com, ou página do Facebook. A escritora também mantém o site Radio Web Ruthe com programação 24 horas.

 

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
47 0
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
16 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
73 4