Servidora do TRT9 já publicou 8 livros e se diz fascinada pelo comportamento humano

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Toda semana, a servidora aposentada do TRT9, Ruthe Rocha Pombo, apresentava uma crônica na Rádio Colombo, no Paraná. Dessa experiência surgiu o primeiro dos oito livros publicados até hoje: “Fitando em ti, os meus olhos”, com 80 crônicas que eram requisitadas pelos ouvintes no formato para leitura. “As coisas foram acontecendo inesperadamente. Nunca sonhei em ser escritora. As oportunidades vieram ao meu encontro”, diz.

A produção de Ruthe é variada e vai desde crônica, passando por testemunhos e relatos, à produção técnica sobre falar e se expressar em público, assunto que ela se dedica atualmente proferindo palestras, além da escrita. A dedicação exclusiva ao mundo das letras só aconteceu após a aposentadoria no Regional, mas antes ela atuou profissionalmente em outros locais que também resultaram em livro, alguns esgotados. A escritora é professora e advogada, com atuação nas áreas civil e canônica. 

A diversidade de assuntos publicados é resultado de uma escolha da escritora que é fascinada por estudar o comportamento humano. “É por essa via que eu sempre caminhei, comportamentos, relacionamentos, afetividade. Meus livros têm essa conotação. A inspiração é resultado da observação.”

A inspiração também vem da leitura e ela indica alguns livros e autores: “Augusto Cury, Mary Baker Eddy (Ciência e Saúde com as chaves das escrituras), Mário Sérgio Cortella (Se você não existisse que falta faria?), Walter Riso (terapeuta italiano), com sua fantástica obra ‘Amar ou depender’ e muitos outros, mas principalmente  a ‘Sagrada Escritura’, sem a qual, minha vida rasteja…”, enumera.

O desafio da escrita

“Vivemos numa geração onde a tecnologia, a facilidade para escrever e editar livros se tornou rotina. As informações proliferam, se multiplicam vertiginosamente, parece que a originalidade tenta escapar do sagrado santuário da mente, que aspira brilhar e se destacar no mundo”, diz. 

Entre os desafios, ela cita a dificuldade em apresentar uma ideia completamente nova. “Alguns cientistas, com muito humor, utilizando o pensamento de Lavoisier, assim se expressam: ‘nada se perde, nada se cria, tudo se copia’. Por isso, a dificuldade de escrever um livro de forma que o escritor se estabeleça e se diferencie, é um mega desafio. Mas, eu tenho esperança, tenho convicção, de que apesar de tudo, vale a pena lançar nossas ideias, brotadas de nosso honesto desejo de contribuir com o bem da humanidade. Lembrando que o brilho é o resultado. O empenho, o esforço, a leitura, a atualização, a pureza de intenção, deve ser a meta relevante.”

E finaliza dizendo: “se o escritor estiver alinhado com os propósitos mais elevados de sua consciência, que é o de semear o belo e fazer triunfar o bem, certamente contribuirá para a felicidade do ser humano e como consequência se estabelecerá, fará a diferença e muito mais do que isso, se eternizará.”

Para adquirir as obras de Ruthe Rocha Pombo, acesse o site da Estante Virtual e livraria Saraiva. Confira abaixo uma entrevista com a escritora sobre o livro “Como Lidar com Pessoas Difíceis… A Começar por Mim” e entre em contato pelos e-mails radiowebruthe@gmail.com – rutherochapombo@hotmail.com, ou página do Facebook. A escritora também mantém o site Radio Web Ruthe com programação 24 horas.

 

Acessos: 0

Após o sucesso da primeira edição, nossa agenda 2025 traz ferramentas para um ano mais produtivo e organizado, como a Roda da Vida, Mudando Hábitos e planejamento financeiro baseado na Regra 50-15-35. 

🎡A Roda da Vida ajuda a visualizar o equilíbrio entre áreas como saúde, carreira e finanças. Quanto mais próximo do centro, menor a satisfação e maior a necessidade de melhoria. 

📊Em “Mudando Hábitos”, é possível registrar e acompanhar novos hábitos diários, com a motivação de uma recompensa ao final do processo. 

💰Já a Regra 50-15-35 divide a renda em três categorias: 50% para despesas essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para estilo de vida. O objetivo é ter maior clareza sobre os gastos e otimizar o orçamento.

E ai? Já recebeu sua agenda e calendário 2025?

Caso ainda não tenha recebido, entre em contato com protocolo@anajustrafederal.org.br.

Boas anotações e feliz 2025! 🥰✨

#anajustrafederal #agenda2025 #calendario2025 #pju #servidorpublicofederal
29 3
🎨 Meses Coloridos e Suas Causas🌈

Cada mês do ano é associado a cores que representam importantes campanhas de conscientização. Confira algumas delas:

🔸 Janeiro Branco: Saúde mental.
🔸 Janeiro Roxo: Hanseníase.
🔸 Fevereiro Roxo: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.
🔸 Fevereiro Laranja: Leucemia.
🔸 Março Azul-Marinho: Câncer colorretal.
🔸 Abril Azul: Autismo.
🔸 Maio Amarelo: Segurança no trânsito.
🔸 Junho Vermelho: Doação de sangue.
🔸 Setembro Amarelo: Prevenção do suicídio.
🔸 Outubro Rosa: Câncer de mama.
🔸 Novembro Azul: Câncer de próstata.
🔸 Dezembro Vermelho: AIDS.

💡 Cada campanha nos lembra que a informação pode salvar vidas. Qual delas você já conhece?

 #conscientização #coresquesalvam #soumaisjustica #anajustrafederal #anajustra
38 6
O Natal renova em nós a verdade que nos mantém firmes em nossa caminhada, a certeza e a grandeza do amor de Deus. 

Que no nascimento do Menino Jesus, esse amor grandioso renasça em seu coração e de toda a sua família e essa luz sagrada irradie iluminando tudo e todos ao redor.

São os votos de toda a ANAJUSTRA Federal. 

#anajustrafederal #feliznatal #anajustra
49 2