Servidor realiza palestra sobre literatura de cordel no TRT3

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O hall do TRT3 foi invadido por poesia no dia 11 de novembro, durante mais uma edição do projeto “Sexta Literária”, que dessa vez apresentou aos servidores e visitantes um pouco mais da literatura de cordel. A apresentação ficou por conta do servidor aposentado Olegário Alfredo, que defendeu a valorização da cultura popular e explicou um pouco sobre o que é o cordel.

Com temas variados, os cordéis utilizam uma linguagem inclusiva, entre eles, histórias sobre os indígenas e afrobrasileiros. A palestra foi permeada por leituras de alguns cordéis produzidos por ele, inclusive alguns voltados para as crianças. “A literatura de cordel pode ser trabalhada em sala de aula, unindo a música e o teatro. Brincando com o cordel, aprendemos a rimar e as crianças adoram”, explicou.

Olegário Alfredo também fabrica e toca instrumentos, como a rabeca, que se parece com um violino, e berimbau. Ao final, ele tocou algumas músicas para os convidados, explicando a ligação com a cultura popular. “O berimbau é muito utilizado na capoeira, que é parte da cultura popular. Eu fabrico rabeca, toco e tiro do próprio bolso o recurso para imprimir os meus cordéis, que vendo para os que se interessam”, contou.

Olegário escreve cordel há mais de 30 anos e é um artista múltiplo. É autor também de outros estilos de literatura, toca e constrói instrumentos musicais, além de ser membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Ele possui em torno de 140 publicações de cordel. Para conhecer mais o trabalho do artista acesse o site com sua produção, e confira as fotos do evento no portal do TRT3.

*Com informações e fotos do TRT3

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
26 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0