Servidor realiza palestra sobre literatura de cordel no TRT3

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O hall do TRT3 foi invadido por poesia no dia 11 de novembro, durante mais uma edição do projeto “Sexta Literária”, que dessa vez apresentou aos servidores e visitantes um pouco mais da literatura de cordel. A apresentação ficou por conta do servidor aposentado Olegário Alfredo, que defendeu a valorização da cultura popular e explicou um pouco sobre o que é o cordel.

Com temas variados, os cordéis utilizam uma linguagem inclusiva, entre eles, histórias sobre os indígenas e afrobrasileiros. A palestra foi permeada por leituras de alguns cordéis produzidos por ele, inclusive alguns voltados para as crianças. “A literatura de cordel pode ser trabalhada em sala de aula, unindo a música e o teatro. Brincando com o cordel, aprendemos a rimar e as crianças adoram”, explicou.

Olegário Alfredo também fabrica e toca instrumentos, como a rabeca, que se parece com um violino, e berimbau. Ao final, ele tocou algumas músicas para os convidados, explicando a ligação com a cultura popular. “O berimbau é muito utilizado na capoeira, que é parte da cultura popular. Eu fabrico rabeca, toco e tiro do próprio bolso o recurso para imprimir os meus cordéis, que vendo para os que se interessam”, contou.

Olegário escreve cordel há mais de 30 anos e é um artista múltiplo. É autor também de outros estilos de literatura, toca e constrói instrumentos musicais, além de ser membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Ele possui em torno de 140 publicações de cordel. Para conhecer mais o trabalho do artista acesse o site com sua produção, e confira as fotos do evento no portal do TRT3.

*Com informações e fotos do TRT3

Acessos: 0

RETROSPECTIVA 2025 | SAÚDE 

2025 foi um ano de mais saúde na ANAJUSTRA Federal.
‌
A JUSaúde, que completa 24 anos de atuação, ampliou a presença nos tribunais e reforçou seu compromisso em oferecer planos de qualidade com o melhor custo possível para os associados.
‌
Neste ano, lançamos o plano SulAmérica no TRT3, com acesso exclusivo à rede Mater Dei, e a Select no TRT11, no Amazonas. O resultado desse trabalho integrado: mais de 23 mil simulações e 15 mil atendimentos, em um serviço cada vez mais personalizado — quase um concierge em saúde.
‌
Seguimos ao lado de operadoras sólidas para garantir segurança, qualidade e atendimento em todo o país.
‌
E 2026 já começa com novas entregas e mais saúde para você.
‌
#anafederal #jusaude #planodesaude #retrospectiva2025 #judiciariofederal
6 1
RETROSPECTIVA 2025 | AÇÕES

Foram 12 meses de trabalho intenso, decisões importantes e resultados concretos que fizeram a diferença na vida dos servidores do Judiciário Federal.

✔️ Mais de R$ 12 milhões pagos
✔️ 5 ações coletivas julgadas
✔️ Novas frentes de defesa abertas
✔️ Atuação contínua no CNJ, CJF e tribunais
✔️ E R$ 15 milhões previstos para 2026

Cada conquista reforça nosso compromisso com valorização, segurança jurídica e defesa permanente dos seus direitos.

Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
20 0