Ouvinte voraz e compositor, servidor do TRT4 lança terceiro disco com músicas autorais

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Martha Medeiros e Fabrício Carpinejar são alguns dos parceiros nas composições inéditas do terceiro disco, lançado este ano, pelo servidor do TRT4, Rogério Ratner. “Canções para Leitores” é o resultado da atividade paralela realizada na música ou como ele prefere definir: “funciona como se fosse um hobbie, mas que eu levo muito a sério.”

“A ideia de tocar um instrumento e cantar foi surgindo na minha infância, escutando rádio, discos. Meu avô era um cantor amador, e minha irmã começou a aprender violão, e eu peguei carona. No fim eu segui tocando violão e ela desistiu. Não há nada que eu ache mais emocionante que a música, então daí, talvez, é que veio a vontade de ser músico.”

Ouvinte voraz, Rogério vai da MPB ao reggae, “mas se tivesse que apontar algumas influências mais claras, é o pessoal de Minas (Clube da Esquina) e do pop rock brasileiro dos anos 80”, disse. Enquanto compositor, ele explica que o processo de criação das músicas é muito diverso. “Tem músicas que surgiram a partir de uma ideia de letra (uma frase, alguns versos). Outras surgiram tocando violão, quando aparece alguma sequência de acordes interessante, uma melodia que pode encaixar. Enfim, não há uma regra única de como fazer uma música. Por mais que seja um chavão, creio que é preciso inspiração, por ser um mistério saber de onde ela vem, e porque aparece numa ocasião e não em outra.”

Além da formação musical, Rogério afirma que é preciso se dedicar a música, e definir uma proposta, de acordo com sua história e gosto musical. “Não adianta fazer música para imitar os outros ou não se sentir à vontade. É preciso seguir um caminho próprio, claro que as influências são bem vindas e inevitáveis. Mas é preciso fazer um trabalho que te agrade esteticamente e que corresponda ao que queres passar com a tua música. Não adianta nada adotar um estilo ou proposta para supostamente tentar fazer sucesso comercial, sem que aquilo corresponda à tua verdade como compositor, músico, cantor.”

Os dois últimos discos, “Crendices Vãs”, lançado em 2005, e “Canções para Leitores”, de 2016, têm em comum a maneira como foram gravados em estúdio. “O primeiro, de 1995, chamado “Rogério Ratner”, foi feito com uma banda no estúdio. Foi bem trabalhoso, porque antes de estarmos prontos para gravar tivemos que ensaiar, uma vez que trabalho com músicos profissionais contratados. Ficou muito bom o resultado. O segundo e o terceiro CDs já foram num esquema diferente: o meu guitarrista, Ciro Moreau, que também é o meu arranjador, produtor musical, etc., faz a programação por samplers e como ele é um músico de altíssima qualidade, conseguiu programar todos os instrumentos e fazer soar como se fosse uma banda. Enfim, quem ouve não sabe dizer se foi uma banda que tocou ou não”, explicou.

A banda “física” foi montada antes dos shows, com a presença de um baterista, um baixista e um tecladista. “Depois de fazer a gravação da instrumentação e dos vocais, é necessário fazer a mixagem e a masterização. Na mixagem os sons dos vários instrumentos e da voz são equalizados, para que tudo fique numa altura adequada. A masterização serve para tornar o som mais redondo, dá pra dizer assim”, disse.

Para conferir as canções do CD recém-lançado, acesse o vídeo no Youtube e confira também no site oficial de Rogério outras informações sobre sua trajetória musical. O contato direto com o músico pode ser feito pelo e-mail: ratner@trt4.jus.br.

Acessos: 0

💊Os remédios representam boa parte dos gastos mensais das famílias. Por isso, o desconto da parceria da ANAJUSTRA Federal com as farmácias @drogaraiab podem te ajudar a economizar todos os meses!

São mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil. Encontre a unidade mais próxima de você, informe seu CPF e aproveite os beneficiais de ser associado!

#anajustrafederal #convenios #drogaraia #servidorpublico #pju #parceria #servidor
O dólar americano tem se mostrado uma moeda estável, enquanto a moeda brasileira passou por nove mudanças desde 1694 e já perdeu mais de 80% do seu valor desde o lançamento do Plano Real, há 30 anos.

🌍 Fique atento!

* Investir em dólar pode oferecer proteção contra a desvalorização.

* Planeje suas viagens comprando dólares aos poucos.

* Conheça as taxas e tributações ao investir em fundos dolarizados.

Quer entender mais? Leia o artigo do consultor financeiro José Carlos Dorte no nosso site.😉

#Economia #Dólar #MoedaBrasileira #Investimentos #Finanças #AnajustraFederal #Consultoria
🥳🎉 Estamos no Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios