Servidor do TRT19 publica artigo sobre novo CPC

André Luiz Ferreira Santos, servidor do TRT19, sempre gostou de escrever. Desde a adolescência ele se dedica à escrita e foi ganhador do concurso nacional de redação, o Prêmio Bloch, que garantiu uma bolsa de estudos para finalizar o ensino médio. Atualmente, André é analista judiciário e atua como assistente juridíco no gabinete da desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa, com quem divide, junto com a equipe, uma rotina de estudo e pesquisas.

Este ano, André e a desembargadora participaram do Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho com uma publicação sobre o artigo 15 do Novo Código de Processo Civil, mas a parceria já rendeu outras publicações, entre elas, “um capítulo do livro ‘Temas Atuais de Direito e Processo do Trabalho’ (Salvador: Juspodivm, 2014), além de ter colaborado com enunciado para o I Fórum Nacional de Processo do Trabalho, em Curitiba (2016). Também tivemos um trabalho selecionado pela Universidade de Barcelona, defendido no VIII Congresso Iberoamericano sobre Cooperação Judicial (Madrid, 2014)”, disse.

Apesar de não se considerar escritor, o servidor se dedica à escrita de artigos científicos e “esse processo pressupõe pesquisa de doutrina, jurisprudência e legislação. O texto técnico não cede muito espaço à criatividade diante dos requisitos a serem observados em sua composição.”
Mas a influência literária está presente em seu cotidiano: “desde sempre gostei de Lygia Fagundes Telles, toda a sua obra é de altíssima qualidade, principalmente seus contos. Uma curiosidade é que a escritora é procuradora aposentada do Estado de São Paulo. Meu sonho literário é encontrá-la e dizer o quanto a admiro”, afirmou.

Em casa, André afirma que ele e o esposo têm “mais livros do que qualquer outro objeto. Sou casado com o poeta Adalberto Souza, ganhador do Prêmio Lego de Literatura com o livro ‘Das coisas que esquecemos pelo caminho’ (Edufal, 2013) e do Prêmio de Incentivo à Leitura, da Imprensa Oficial do Estado de Alagoas, com o livro ‘Quando os gatos lunares …’, publicado este ano.”

Para entrar em contato com o servidor, envie e-mail para o endereço andre.ferreira@trt19.jus.br e confira abaixo um trecho do artigo publicado por André em coautoria com a desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa. Acesse o link para conferir o artigo na íntegra, entre as páginas 37 e 41.

O ART. 15 DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL — A UNIDADE DO DIREITO PROCESSUAL A SERVIÇO DA APLICAÇÃO SUPLETIVA AO PROCESSO ESPECIAL DO TRABALHO

“A maior aproximação do Processo do Trabalho ao Processo Civil não desfigura a principiologia do Processo do Trabalho, tampouco provoca retrocesso social à ciência processual trabalhista. Ao contrário, possibilita evolução conjunta da ciência processual. O próprio processo civil, muitas vezes, se inspira no Processo do Trabalho para evoluir em muitos de seus institutos” (p.39).

Acessos: 3

Hoje foi dia de mais um resultado 🎉
Realizamos o 4º sorteio de prêmios para quem já baixou e fez login no app da ANAJUSTRA Federal.

Ao todo, serão 106 prêmios, com sorteios até 25/5.
Ainda dá tempo de participar.

#anajustrafederal #sorteiodepremios #aplicativo
84 7
🧾 Vai declarar o IR e ainda não sabe onde encontrar o comprovante do plano de saúde administrado pela ANAJUSTRA Federal?

Em mais um episódio especial do Papo de Valor (edição IR 2026), o consultor José Carlos Dorte indica onde localizá-lo ou fazer a solicitação do documento. 

✔️ na declaração pré-preenchida
✔️ diretamente em uma unidade administrativa da entidade
✔️ pelo WhatsApp ou chat do site

💡 E tem dica adicional: só é possível deduzir no IR o valor que não foi reembolsado pelo plano. Ou seja, ter o comprovante completo em mãos evita erros e problemas com a Receita.

▶️ Assista ao vídeo!

#ImpostoDeRenda #IR2026
16 0
Viva a cidade que vibra ao som do mar de Iracema, do Mucuripe e da Praia do Futuro, a terra de energia acolhedora que faz do litoral um lar de gente feliz e forte!

Viva a terra da Luz, cidade de homens e mulheres que constroem cada dia com alegria e fé. Do caranguejo, da peixada e do forró. A casa do Dragão do Mar, palco de arte, cultura e energia criativa que não tem fim.

Viva Fortaleza, a terra amada que hoje completa 300 anos!

#anajustrafederal #aniversariodefortaleza
12 0
Tecnologia com vantagens exclusivas para associados. 💻🖥️⌨️

A Dell Technologies, parceira da ANAJUSTRA Federal, está com ofertas especiais para quem deseja renovar o espaço de trabalho ou lazer.

Confira os benefícios:
• Cupons de até 10% OFF
• Descontos acumulativos com o site
• Parcelamento em até 12x sem juros
• Condições exclusivas para associados

Notebooks, monitores, acessórios e soluções em tecnologia.

#anajustrafederal #delltechnologies
11 2