Servidor do TRT19 publica artigo sobre novo CPC

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

André Luiz Ferreira Santos, servidor do TRT19, sempre gostou de escrever. Desde a adolescência ele se dedica à escrita e foi ganhador do concurso nacional de redação, o Prêmio Bloch, que garantiu uma bolsa de estudos para finalizar o ensino médio. Atualmente, André é analista judiciário e atua como assistente juridíco no gabinete da desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa, com quem divide, junto com a equipe, uma rotina de estudo e pesquisas.

Este ano, André e a desembargadora participaram do Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho com uma publicação sobre o artigo 15 do Novo Código de Processo Civil, mas a parceria já rendeu outras publicações, entre elas, “um capítulo do livro ‘Temas Atuais de Direito e Processo do Trabalho’ (Salvador: Juspodivm, 2014), além de ter colaborado com enunciado para o I Fórum Nacional de Processo do Trabalho, em Curitiba (2016). Também tivemos um trabalho selecionado pela Universidade de Barcelona, defendido no VIII Congresso Iberoamericano sobre Cooperação Judicial (Madrid, 2014)”, disse.

Apesar de não se considerar escritor, o servidor se dedica à escrita de artigos científicos e “esse processo pressupõe pesquisa de doutrina, jurisprudência e legislação. O texto técnico não cede muito espaço à criatividade diante dos requisitos a serem observados em sua composição.”
Mas a influência literária está presente em seu cotidiano: “desde sempre gostei de Lygia Fagundes Telles, toda a sua obra é de altíssima qualidade, principalmente seus contos. Uma curiosidade é que a escritora é procuradora aposentada do Estado de São Paulo. Meu sonho literário é encontrá-la e dizer o quanto a admiro”, afirmou.

Em casa, André afirma que ele e o esposo têm “mais livros do que qualquer outro objeto. Sou casado com o poeta Adalberto Souza, ganhador do Prêmio Lego de Literatura com o livro ‘Das coisas que esquecemos pelo caminho’ (Edufal, 2013) e do Prêmio de Incentivo à Leitura, da Imprensa Oficial do Estado de Alagoas, com o livro ‘Quando os gatos lunares …’, publicado este ano.”

Para entrar em contato com o servidor, envie e-mail para o endereço andre.ferreira@trt19.jus.br e confira abaixo um trecho do artigo publicado por André em coautoria com a desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa. Acesse o link para conferir o artigo na íntegra, entre as páginas 37 e 41.

O ART. 15 DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL — A UNIDADE DO DIREITO PROCESSUAL A SERVIÇO DA APLICAÇÃO SUPLETIVA AO PROCESSO ESPECIAL DO TRABALHO

“A maior aproximação do Processo do Trabalho ao Processo Civil não desfigura a principiologia do Processo do Trabalho, tampouco provoca retrocesso social à ciência processual trabalhista. Ao contrário, possibilita evolução conjunta da ciência processual. O próprio processo civil, muitas vezes, se inspira no Processo do Trabalho para evoluir em muitos de seus institutos” (p.39).

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
79 28
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3