Em obra infanto-juvenil, servidor combate preconceitos vividos por pessoas com deficiência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Há um ano, Ari Heck se dedica ainda mais à leitura e escrita, desde que se aposentou pelo TRT gaúcho, após mais de duas décadas dedicadas à Justiça Trabalhista. Mas a escrita sempre fez parte de sua vida, mesmo quando era mesclada ao universo jurídico. “Hoje, com dedicação exclusiva, posso me dar ao luxo de ler sobre temas diferentes que despertavam minha curiosidade”, afirma.

Com a leitura não foi diferente. “Na verdade, a paixão pela leitura veio na infância, quando ainda morava no meio rural de Boa Vista do Buricá, uma pequena cidade no noroeste do estado. Como era de uma família muito humilde, me foi apresentado o primeiro livro nos primeiros dias de aula. Aliás, além de aprender a ler em português, tinha que aprender a falar em português, pois meus pais eram agricultores germânicos.”
 
Um dos livros que mais marcaram sua vida é o “Pêndulo do Relógio”, de autoria do escritor gaúcho Charles Kiefer. “Esse livro despertou o meu sonho de ser escritor. Quando a professora que indicou o livro disse que se tratava de um escritor nascido em Três de Maio, cidade vizinha à minha terra natal, pensei: se ele conseguiu ser escritor eu também posso”, relembra. 
 
“Chegando em casa, procurei o seu endereço e só havia da editora, mesmo assim escrevi uma cartinha contando do meu sonho e do meu gosto pela leitura. Para minha surpresa, algumas semanas depois recebi mais de uma dezena de livros de presente com uma cartinha. Nesta carta que tinha o timbre da editora uma frase me marcou e serve de lição de vida para mim: ‘se você sonha em ser um escritor então leia, leia muito, leia muito mesmo, nem que seja bula de remédio, mas leia’.”
 
Problematizando os preconceitos
 
Após publicar quatro livros, mesmo sem um processo criativo disciplinado, Ari ainda tem muito assunto para materializar nas páginas, entre eles, sobre o cotidiano das pessoas com alguma deficiência. Enquanto cadeirante, por conta de uma paralisia infantil, ele resolveu lançar o último livro, “Pé na Estrada”, para o público infanto-juvenil. “A criança nasce e cresce nos primeiros anos sem preconceitos e é na adolescência que começam a surgir os ‘pré-conceitos’. Você imagina encher as bibliotecas de livros contando que todos temos as diferenças, mas acima de tudo somos todos iguais, sem distinção de crença, raça, físico… Pois esta é a minha ideia”, explica.
 
“No livro, eu narro a aventura de um pai deficiente com seu filho não deficiente. As crianças que leram o meu livro não perceberam que o pai era deficiente, porém os adultos me diziam: ‘poxa, que força de vontade tua, mesmo deficiente fez isso para o teu filho e eu bem das pernas nunca fiz’. Isso é transformar. Isso é construir uma sociedade sem preconceitos ou com menos preconceitos. Infelizmente os escritores não têm tido o reconhecimento que realmente merecem, mas isto não me desmotiva de continuar escrevendo.”

Para entrar em contato com o escritor e adquirir uma das obras, envie e-mail para escritorariheck@terra.com.br ou acesse o site do servidor.

Acessos: 22

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial