Em obra infanto-juvenil, servidor combate preconceitos vividos por pessoas com deficiência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Há um ano, Ari Heck se dedica ainda mais à leitura e escrita, desde que se aposentou pelo TRT gaúcho, após mais de duas décadas dedicadas à Justiça Trabalhista. Mas a escrita sempre fez parte de sua vida, mesmo quando era mesclada ao universo jurídico. “Hoje, com dedicação exclusiva, posso me dar ao luxo de ler sobre temas diferentes que despertavam minha curiosidade”, afirma.

Com a leitura não foi diferente. “Na verdade, a paixão pela leitura veio na infância, quando ainda morava no meio rural de Boa Vista do Buricá, uma pequena cidade no noroeste do estado. Como era de uma família muito humilde, me foi apresentado o primeiro livro nos primeiros dias de aula. Aliás, além de aprender a ler em português, tinha que aprender a falar em português, pois meus pais eram agricultores germânicos.”
 
Um dos livros que mais marcaram sua vida é o “Pêndulo do Relógio”, de autoria do escritor gaúcho Charles Kiefer. “Esse livro despertou o meu sonho de ser escritor. Quando a professora que indicou o livro disse que se tratava de um escritor nascido em Três de Maio, cidade vizinha à minha terra natal, pensei: se ele conseguiu ser escritor eu também posso”, relembra. 
 
“Chegando em casa, procurei o seu endereço e só havia da editora, mesmo assim escrevi uma cartinha contando do meu sonho e do meu gosto pela leitura. Para minha surpresa, algumas semanas depois recebi mais de uma dezena de livros de presente com uma cartinha. Nesta carta que tinha o timbre da editora uma frase me marcou e serve de lição de vida para mim: ‘se você sonha em ser um escritor então leia, leia muito, leia muito mesmo, nem que seja bula de remédio, mas leia’.”
 
Problematizando os preconceitos
 
Após publicar quatro livros, mesmo sem um processo criativo disciplinado, Ari ainda tem muito assunto para materializar nas páginas, entre eles, sobre o cotidiano das pessoas com alguma deficiência. Enquanto cadeirante, por conta de uma paralisia infantil, ele resolveu lançar o último livro, “Pé na Estrada”, para o público infanto-juvenil. “A criança nasce e cresce nos primeiros anos sem preconceitos e é na adolescência que começam a surgir os ‘pré-conceitos’. Você imagina encher as bibliotecas de livros contando que todos temos as diferenças, mas acima de tudo somos todos iguais, sem distinção de crença, raça, físico… Pois esta é a minha ideia”, explica.
 
“No livro, eu narro a aventura de um pai deficiente com seu filho não deficiente. As crianças que leram o meu livro não perceberam que o pai era deficiente, porém os adultos me diziam: ‘poxa, que força de vontade tua, mesmo deficiente fez isso para o teu filho e eu bem das pernas nunca fiz’. Isso é transformar. Isso é construir uma sociedade sem preconceitos ou com menos preconceitos. Infelizmente os escritores não têm tido o reconhecimento que realmente merecem, mas isto não me desmotiva de continuar escrevendo.”

Para entrar em contato com o escritor e adquirir uma das obras, envie e-mail para escritorariheck@terra.com.br ou acesse o site do servidor.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
26 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0