Um olhar sobre encantos musicais de Conservatória
Conservatória, distrito de Valença, no estado do Rio de Janeiro, é conhecida como o lugar onde nomes e autores de serestas são escolhidas pelo morador e afixada em uma placa na frente das casas. Esse é o local onde foi criado o documentário de Noemi de Siqueira Luz, servidora do TRT da 3ª região, Vara do Trabalho de Juiz de Fora, ” Conservatória um cantinho e um violão”.
“Minha inspiração é o amor à música demonstrados pelos habitantes da localidade, que dedicam seu tempo e parte de suas vidas para perpetuar a prática da seresta e serenata de rua”, contou a servidora.
Iniciado em abril desse ano, o documentário, produzido com a colaboração de Marco Bonetti, levou cinco meses entre gravações e finalização para ficar pronto. “É uma volta ao passado, como se entrássemos em um túnel do tempo”.
No dia 10 de novembro foi realizada a pré-estreia do vídeo, com exibição em Conservatória. De acordo com Noemi, o documentário foi selecionado para a Mostra Competitiva Regional, do Festival Primeiro Plano, em Juiz de Fora, com exibição simultânea no espaço cultural Bernardo Mascarenhas.
“Na tradição cultivada, é de grande destaque a emoção que os visitantes e moradores sentem, ao viverem esse momento singular de total enlevo musical”, afirmou.
Acessos: 0