As inúmeras artes de Leonia
Compositora, cantora, contista, dramaturga, poetisa, redatora, romancista e roteirista. Tudo isso define a servidora do TRT9, Leonia Oliveira, formada em Engenharia Elétrica e Artes Cênicas, autora do livro de dramaturgia, “O Fio de Ariadne”, lançado em agosto deste ano, na bienal de SP.
A artista polivalente conta que o talento surgiu antes mesmo dos primeiros passos. “Sempre tive interesse pela arte, desde que nasci”. Até hoje, são mais de 10 trabalhos da artista de sucesso, entre livros e poemas, alguns traduzidos para o grego e búlgaro, além inúmeras composições de músicas.
O terceiro livro solo, “Fio de Ariadne” é composto por três peças, com intervalo de 10 anos entre elas. A primeira parte, homônima do livro, possui a ideia principal de determinar um fim para o ícone grego-mitológico, Ariadne. São inúmeros os finais escritos para a personagem que salva Teseu do labirinto, e Leonia encarou o desafio. “Eu inventei um desfecho”, contou a escritora.
A segunda peça do livro, “Quem reforma um quarto não sabe o trabalho do parto”, conta uma experiência pessoal de Leonia. “Foi inspirada na Teresa me contando que estava grávida, queria fazer algo na área de música e estava reformando o apartamento. Eu achei a situação engraçada”, explicou. Segundo a artista, manuais sobre gravidez ajudaram na composição.
A servidora define a terceira e última peça do livro, “O Rei Zinho vai à guerra”, como uma reflexão. “Considero a peça mais inteligente do livro, posto que é aberta ao entendimento individual, de acordo com a trajetória de cada um. O Rei Zinho narra a guerra ou o que quer que seja isto”, descreveu.
Acessos: 0