Coisas supérfluas que prendem-nos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

 

Richard Zajaczkowski, nascido na Alemanha, veio para o Brasil em 1949. Formado em Direito e Jornalismo, possui uma coluna semanal em um jornal da cidade onde mora, “Jornal de Beltrão”, em São Francisco Beltrão – PR. Zajaczkowski  é servidor do TRT 9ª região desde 1986.

Autor da crônica “A Vaidade Humana”, ele também possui em sua bagagem artística a obra “Moral da História”, lançada em Uberlândia- MG, e “A Moral da História continua”, disponível na Internet através do site: www.editorabarauna.com.br.

Com uma linguagem rebuscada e elegante, em “A vaidade humana”, Zajaczkowski relata as coisas supérfluas da vida que muitas vezes prendem-nos.

                                                          
                                                          A Vaidade Humana

Quem de nós, ao menos uma vez na vida, já não caiu preso nas malhas da vaidade, ainda que por momentos fugazes? É difícil negá-lo; a vida moderna impõe o luxo, a ostentação, a aparência, o fausto, a pompa ou a suntuosidade. É delas que promana a vaidade.

Diária e conscientemente nós a praticamos, e isso, em virtude dos desmandos da sociedade que estabelece as regras da moda, mormente quanto ao aspecto da indumentária. Para satisfazer suas próprias ostentações, o ser humano submete-se aos ditames dos caprichos sociais. É ela que alimenta as ilusões da vaidade, na pura ânsia de aparecer, de exibir-se.

abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuum
how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma

A vaidade não atua somente no campo da vestimenta, pois obra também na aparência física, no saber intelectual e no tocante às coisas materiais. Quem já não ouviu falar na obra O retrato de Dorian Gray? Era tão vaidoso que, como mera figura humana pretendeu imortalizar sua beleza física na moldura de um quadro. De autoria do escritor irlandês Oscar Wilde, para quem a arte deve ser julgada apenas por padrões de beleza, e que assuntos como a moral são irrelevantes. 

Na intelectualidade o ser humano é vítima da vaidade quando demonstra um saber que não possui; já no que reporta às exterioridades materiais, exibe uma riqueza que não tem. Se, contudo, detém imensa fortuna, então o excesso no luxo ostensivo chega às raias do absurdo. O desejo de brilhar e atrair a atenção de outrens é tão vazio quanto a própria volição que o move; no fundo, acaba sendo alvo de comentários sarcásticos.

A vaidade é uma das filhas do Ego, esse monstro carcomido por mil facetas da personalidade e do caráter humano, qual Hidra de Lerna, impede que a criatura humana escolha seus próprios meios de aprender as lições da vida, no bom sentido, mas quando o faz é quase sempre através do sofrimento ou de amargas experiências.

Os seres humanos que se utilizam da vanglória, numa ficta projeção da mente pensam qual deuses em potencial, que neste Universo repleto de trilhões de estrelas e sistemas solares, existe uma partícula extremamente pequena chamada Terra, que por sua vez está coberta de bilhões de criaturas microscópicas ( in A Descoberta do Terceiro Olho, Vera S. Alder), conhecidas por homo sapiens e que se têm na conta de importantes. A megalomania é estonteantemente ridícula.

Para ilustrar nosso pensamento sobre o tema abordado, reportar-nos-emos a um escrito cuja autoria é desconhecida, mas a quem louvamos sua sábia aplicação:

“Há muitos séculos viveu um homem que era tão inclinado ao luxo como tu. Tinha muitos servos, primorosos trajes e uma esplêndida carruagem – tal qual a de um rei. Seu palácio estava repleto de tesouros e sua preocupação constante era a de sobressair entre os demais. Como o atormentava qualquer significância que não lhe parecesse própria da morada de um grão-senhor.

Que imensa contrariedade o pungia quando em passeio, se surpreendia sem  fivela de prata num sapato! Não o relembro, sem melancolia… Era muito parecido contigo! E morreu… e logo enterram-no com toda sua desmedida vaidade. Como se chamava? Não sei… Ninguém mais sabe sobre a terra”.

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny
abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum
how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
14 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
27 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0