Coisas supérfluas que prendem-nos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

 

Richard Zajaczkowski, nascido na Alemanha, veio para o Brasil em 1949. Formado em Direito e Jornalismo, possui uma coluna semanal em um jornal da cidade onde mora, “Jornal de Beltrão”, em São Francisco Beltrão – PR. Zajaczkowski  é servidor do TRT 9ª região desde 1986.

Autor da crônica “A Vaidade Humana”, ele também possui em sua bagagem artística a obra “Moral da História”, lançada em Uberlândia- MG, e “A Moral da História continua”, disponível na Internet através do site: www.editorabarauna.com.br.

Com uma linguagem rebuscada e elegante, em “A vaidade humana”, Zajaczkowski relata as coisas supérfluas da vida que muitas vezes prendem-nos.

                                                          
                                                          A Vaidade Humana

Quem de nós, ao menos uma vez na vida, já não caiu preso nas malhas da vaidade, ainda que por momentos fugazes? É difícil negá-lo; a vida moderna impõe o luxo, a ostentação, a aparência, o fausto, a pompa ou a suntuosidade. É delas que promana a vaidade.

Diária e conscientemente nós a praticamos, e isso, em virtude dos desmandos da sociedade que estabelece as regras da moda, mormente quanto ao aspecto da indumentária. Para satisfazer suas próprias ostentações, o ser humano submete-se aos ditames dos caprichos sociais. É ela que alimenta as ilusões da vaidade, na pura ânsia de aparecer, de exibir-se.

abortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuum
how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma

A vaidade não atua somente no campo da vestimenta, pois obra também na aparência física, no saber intelectual e no tocante às coisas materiais. Quem já não ouviu falar na obra O retrato de Dorian Gray? Era tão vaidoso que, como mera figura humana pretendeu imortalizar sua beleza física na moldura de um quadro. De autoria do escritor irlandês Oscar Wilde, para quem a arte deve ser julgada apenas por padrões de beleza, e que assuntos como a moral são irrelevantes. 

Na intelectualidade o ser humano é vítima da vaidade quando demonstra um saber que não possui; já no que reporta às exterioridades materiais, exibe uma riqueza que não tem. Se, contudo, detém imensa fortuna, então o excesso no luxo ostensivo chega às raias do absurdo. O desejo de brilhar e atrair a atenção de outrens é tão vazio quanto a própria volição que o move; no fundo, acaba sendo alvo de comentários sarcásticos.

A vaidade é uma das filhas do Ego, esse monstro carcomido por mil facetas da personalidade e do caráter humano, qual Hidra de Lerna, impede que a criatura humana escolha seus próprios meios de aprender as lições da vida, no bom sentido, mas quando o faz é quase sempre através do sofrimento ou de amargas experiências.

Os seres humanos que se utilizam da vanglória, numa ficta projeção da mente pensam qual deuses em potencial, que neste Universo repleto de trilhões de estrelas e sistemas solares, existe uma partícula extremamente pequena chamada Terra, que por sua vez está coberta de bilhões de criaturas microscópicas ( in A Descoberta do Terceiro Olho, Vera S. Alder), conhecidas por homo sapiens e que se têm na conta de importantes. A megalomania é estonteantemente ridícula.

Para ilustrar nosso pensamento sobre o tema abordado, reportar-nos-emos a um escrito cuja autoria é desconhecida, mas a quem louvamos sua sábia aplicação:

“Há muitos séculos viveu um homem que era tão inclinado ao luxo como tu. Tinha muitos servos, primorosos trajes e uma esplêndida carruagem – tal qual a de um rei. Seu palácio estava repleto de tesouros e sua preocupação constante era a de sobressair entre os demais. Como o atormentava qualquer significância que não lhe parecesse própria da morada de um grão-senhor.

Que imensa contrariedade o pungia quando em passeio, se surpreendia sem  fivela de prata num sapato! Não o relembro, sem melancolia… Era muito parecido contigo! E morreu… e logo enterram-no com toda sua desmedida vaidade. Como se chamava? Não sei… Ninguém mais sabe sobre a terra”.

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester ny
abortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuum
how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahoma

Acessos: 0

2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
7 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
132 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
15 5
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1