Servidora cria arte em papel
A servidora do Maranhão, Rosemary Rocha Araujo, concilia o trabalho no TRT16, com o fascínio pela arte em papel. Ela trabalha há quase 23 anos no Tribunal Regional do Trabalho da 16º Região e há 17 anos se dedica às artes com papel.
Rosemary cria peças únicas, com cores harmônicas e expressa uma identidade artística que já é reconhecida pelos familiares, amigos, clientes e outros artistas. Curiosa, ela sempre procura conhecer novos materiais, que podem ser combinados e inseridos em suas criações.
Sua primeira exposição intitulada “Florações”, aconteceu em setembro de 2010 e esteve em cartaz no Espaço de Arte do TRT16, no qual foram apresentados 30 quadros com a aplicação de diversas técnicas da arte com papéis. No mesmo ano, em dezembro, a exposição foi feita na Galeria Maggiorasca, em São Luís, Maranhão.
As primeiras obras criadas pela artista foram: encadernações, peças de papelaria fina personalizadas, cartões de visita, convites e caixas decorativas.
Atualmente Rosemary trabalha com as técnicas “Punch Art”, “Quilling”, “Embossing” e “Scrap Decor ” em várias combinações.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho artístico da Rosemary Araujo em seu blog: http://artemagistra.blogspot.com.br.
Saiba mais sobre as técnicas usadas por Rosemary:
PUNCH ART – Essa arte utiliza furadores artesanais de papel. No mercado existe grande variedade de figuras e tamanhos de furadores, e as combinações entre eles possibilita o desenvolvimento de criativas peças. “Punch” (ou confete) é a figura que se extrai dos furadores.
QUILLING – O “Quilling” é uma arte minuciosa que utiliza tirinhas de papel, fitas de cetim ou outros materiais para criar desenhos. O material é enrolado, moldado e colado, criando composições decorativas.
Sua história é antiga: foi criado pelos chineses e japoneses e levado para a Europa durante o período do Renascimento. Nos séculos XVI e XVII era muito utilizado na decoração religiosa, assim como em brasões e painéis. A Capela Cistina, no Vaticano, possui painéis feitos com “Quilling”.
EMBOSSING – Essa é uma técnica que permite a criação de diversas formas de relevo, adicionando cor e textura aos seus projetos. Existem duas formas de “Embossing” – a seco e com tintas.
SCRAP DECOR – Esta é um técnica que personaliza objetos como quadros, porta-retratos, caixa, dentre outras infinitas possibilidades, combinando variados materiais, mas tendo o papel como principal matéria-prima.
Acessos: 0