Servidora lança primeiro romance no Salão do Livro do Piauí

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Felicidade é um sentimento que faz parte da vida da servidora Alice Raposo, do TRT22, especialmente esse mês quando ela expõe seu primeiro livro “Maria do Sol” em uma das feiras do circuito literário do país, o Salão do Livro do Piauí (Salipi). Além da função exercida no Tribunal, onde contribui para a aplicação da justiça, escrever é outra fonte de felicidade na vida de Alice. “Atuar na escrita é libertação. É poder criar, expor um pouco do mundo que há em mim”, afirmou.

Apesar de ser o primeiro livro publicado, a servidora continua escrevendo e já tem dois livros em produção, além de várias ideias prontas para serem colocadas em prática. “Iniciei escrevendo poemas. Depois escrevi peças de teatro que foram apresentadas em igrejas. Não recordo um marco que me envolveu e me direcionou para a escrita, lembro que desde pequena via meu pai lendo livros e escrevendo até tarde da noite. Talvez este fato tenha feito com que eu enveredasse por este caminho.”

Alice também se dedica à escrita no período noturno como o pai, durante o fim de semana e quando está de férias. O texto surge no formato de rascunho e vai sendo lapidado aos poucos, após várias releituras e mudanças no material escrito. “São inúmeras leituras e reescritas até sentir que está bom. O interessante é que quanto mais leio mais acrescento. Não sei quantas vezes li e reli Maria do Sol. No entanto, chega um momento que o escritor decide parar e deixar de acrescentar caso contrário não finaliza.”

Como escritora iniciante, ela considera tudo novidade e se dedica ao processo como um momento de aprendizagem e destaca a importância das redes sociais para divulgar novos escritores. “Maria do Sol é meu primeiro livro publicado. Creio que as redes sociais são uma boa ferramenta atualmente para que o escritor mostre seu trabalho”, disse. Para ela, a aprendizagem também passa pelo estudo “do homem em si. A mente humana me fascina, assim como a ficção me encanta. Uma história bem contada alegra o coração” e cita alguns dos escritores favoritos como Augusto Cury, O. G. Rego de Carvalho, C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien.

Sobre o livro “Maria do Sol”

“Um crime, uma culpa, um fantasma… Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí. Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos”, disse.

Confira abaixo alguns trechos da obra que pode ser adquirida no site da escritora ou da Livraria Entre Livros. É possível entrar em contato com a servidora pela página do Facebook, site ou perfil do Instagram.

“Pedrinho empurra Maria do Sol na piscina, sai correndo e se esconde detrás de uma árvore, coloca as duas mãozinhas no rosto e se encosta na árvore.
– A Maria do Sol tinha que ser só minha, não pode ter outros amigos. Eu não quero mais falar com aquela menina.
Ele olha para festa e percebe que há um tumulto em volta da piscina.
– Meu Deus! Eu machuquei a menina!!!
Em sua direção vêm dois meninos gritando.
– Pedrinho, seu doido…. Cadê você? Você matou a menina…Pedrinho, seu doido…. Você matou a menina…Pedrinho, seu doido…. Você matou a menina…
Um crime, uma culpa, um fantasma… “

“– Nós somos presentes. Mamãe, nós nos sacrificamos para dar o melhor para o Pedrinho. Escola boa é cara e ainda tem todas as outras atividades que são recomendadas para criança na idade do Pedrinho. Por isso, ele tem tantas aulas extras. Por isso, eu e Sofia trabalhamos tanto e às vezes não temos tanto tempo para o Pedrinho.
– Eu sei, meu filho! Mas vocês já têm tanto! Já dá para ter uma vida mais tranquila. Lembre-se, a vida não é só dinheiro e tem muita coisa que o dinheiro não compra. Vou dizer uma coisa que você já deveria ter levado para a vida: trabalhe, trabalhe muito para poder dar o melhor para sua família, mas fique atento ao momento no qual você terá que parar e desfrutar o que já conquistou. Você não pode ficar só acumulando riquezas. A vida aqui nesta terra é curta e a única certeza que temos é a morte. E todos sabemos que para a vida depois desta não levaremos nada que o dinheiro possa comprar. A vida não é só ambição, se você focar só no conquistar mais dinheiro, vai chegar um momento em que você vai olhar para o passado e vai observar que a única coisa que você fez foi acumular dinheiro e o que era realmente importante você não desfrutou.”

“– Pedrinho, imagino que isto seja muito aterrorizante e sufocante.
– É tudo muito difícil para mim. Vivo atormentado, preocupado e ansioso.Tento me convencer que algo bom ainda vai acontecer. Dizem que é no deserto que o maná cai e que boas surpresas acontecem quando menos esperamos. É por isso que eu espero.
– Você tem que tentar sair desta situação. Tentar não olhar para seu medo e buscar entender o que está acontecendo.”

Acessos: 0

📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico VidaFinanceira ConsumoConsciente
9 3
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
14 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
10 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
133 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
10 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
16 5