Autobiografia e poesia: servidor do TRT16 publica dois livros

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Natural de Arari, no interior do Maranhão, Manoel Messias começou a escrever em prosa e verso após se mudar para o Rio de Janeiro, no fim da década de 1960. Na capital fluminense, o servidor aposentado do TRT16 sentia falta dos amigos e familiares que ficaram em sua terra natal. “Comecei a escrever fatos sobre o meu passado e então aflorou em mim a veia poética, antes desconhecida.”

Aos 74 anos, Manoel tem dois livros publicados e ocupa a cadeira n 22 da Academia Arariense de Letras, Arte e Ciências (ALAC). O livro em prosa intitulado “Arari, cidade da minha infância” é autobiográfico, repleto de memórias da trajetória entre a cidade do interior do Maranhão e o Rio de Janeiro. “Fui tentar a vida no Rio de Janeiro, isto aos 22 anos de idade, só retornando a minha terra natal 23 anos depois”, conta.

“O segundo livro ‘Canto de amor à minha terra’ é uma obra de poesias, lançado em 1 de dezembro de 2018 na Academia Arariense de Letras. Devido a constantes mudanças, perdi muito dos meus escritos. Só agora, com minha aposentadoria, tive cuidado e tempo para escrever e publicar os livros com apoio dos intelectuais conterrâneos José Fernandes e Carneiro Sobrinho.”

Motivado inicialmente pela saudade, o lado poético de Manoel também tem outras forças propulsoras. “A inspiração acontece de maneira inesperada, ou seja, por momentos e fatos não programados ou pensados, tais como: momentos alegres ou tristes, palavras pronunciadas por alguém, belezas naturais, músicas inesquecíveis e até certos perfumes fazem aflorar em mim momentos de intensa inspiração.”

Além disso, Manoel compartilha suas referências de leitura: “Li quase toda a obra de Érico Veríssimo, José de Alencar, Aluisio Azevedo, Jorge Amado e Josué Montello, entre outros. Na poesia, sempre gostei de Gonçalves Dias, Castro Alves, Casemiro de Abreu e dos maranhenses mais atuais como José Chagas e Nauro Machado”.

Os dois livros publicados podem ser adquiridos diretamente com o servidor. Para entrar em contato com o escritor Manoel Messias, envie e-mail para: mmps1944@hotmail.com.

Confira a seguir trechos dos livros “Arari, cidade da minha infância” e “Canto de amor à minha terra”.

Arari, cidade da minha infância

“O domingo surgiu esplêndido. Às cinco horas da manhã o rubro do horizonte ainda salpicado de cintilantes estrelas, fulgia por detrás da verde mata que orlava a cidade. A lua empalidecida, despedia-se da noite e procurava refúgio no manto azul do céu, como se fosse uma mulher boêmia à procura de repouso, depois de uma noite de orgia. Sentia-se no requinte do cenário a ação da mão milagrosa de algum artista inimitável que preparava a festa de chegada do astro-rei. O grasnar dos marrecos que sobrevoavam a cidade aos bandos àquela hora; o canto estridente dos ben-ti-vis e dos japís; o amiudar insistente dos galos e o falatório do pessoal na cozinha, fizeram-me despertar. Pulei da rede imediatamente e dirigi-me quase correndo à cozinha local do reboliço, ainda um pouco zonzo, sem sequer calçar os tamancos. De imediato fui denunciado por minha irmã que chamava a atenção dos demais, apontando para os meus pés descalços. Um abraço de minha mãe evitou a agressão que eu esboçara contra a mana”.

MINHA POESIA – trecho do livro Canto de amor à minha terra

 

A poesia que escrevo

É a essência da min’alma,

É meu grande alimento,

É o ópio que me acalma.

 

A poesia que escrevo

É minha melhor oração,

É o tema da minha verdade,

É o conteúdo do meu coração.

 

A poesia que escrevo

É a cura das minhas dores,

É o sopro divino em mim,

É a alegria dos meus amores.

 

A poesia que escrevo

É minha família, meu lar,

É minha manhã de sol,

É minha noite de luar.

 

A poesia que escrevo

É o retrato dos dias meus,

É minha fé infinita,

É minha ligação com Deus.

Acessos: 3

🔒Estar seguro. Deixar seguro. Hoje e amanhã. 

A contratação de um seguro de vida vai além da proteção financeira em caso de falecimento. 

Ele também oferece coberturas em vida, como diagnóstico de doenças graves, invalidez, internações e afastamentos, permitindo que você enfrente momentos delicados com amparo e dignidade.

Com o Seguro de Vida ON, da Porto Seguro, você pode escolher ter até um ano de serviço de telemedicina do Einstein Conecta que oferece orientação médica a distância e ilimitada, feita pela equipe do Hospital Israelita Albert Einstein. Com o apoio de profissionais qualificados, você tem atendimento por videochamada 24h, 7 dias por semana e pode cuidar da saúde sem precisar sair de casa.

Não é ótimo? Contrate com a gente e ganhe desconto!

#telemedicina #alberteinstein #hospital #seguro
10 0
“Nenhuma mãe é igual, e todas elas são incríveis”. 🩷💐

No nosso mural on-line de Dia das Mães, os servidores compartilharam o que é ser mãe com palavras cheias de verdade, afeto e identidade.

Assista ao vídeo e veja algumas dessas mensagens. 

Depois, participe também: acesse o mural, deixe sua homenagem ou mensagem e celebre essa data com a gente!

🌷 Neste Dia das Mães, desejamos que você se sinta vista, valorizada e cercada de amor.

#diadasmães #omelhordoservidor #sermãeé #anajustrafederal
27 3