Voando alto: servidor do TRT6 constrói aeronaves utilizando pinos mágicos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

.

No feriado de Natal de 2011, o servidor do TRT6, André Araújo Bezerra, recebeu de presente do irmão Alexandre 400 pinos mágicos. O presente remeteu André à sua infância, nas décadas de 1970 e 1980, quando se dedicava a montar carros, caminhões, prédios e aviões com as peças coloridas.

A empolgação com o presente não passou após poucos dias e ele resolveu testar seu talento. Foi, aos poucos, retomando suas montagens e adquirindo mais peças.

Os 400 pinos foram o pontapé para reunir duas paixões: a aviação e o plastimodelismo que consiste em construir objetos utilizando apenas derivados plásticos. Quando era criança André morava perto do Aeroporto Internacional do Recife, por conta da vinculação do pai à Aeronáutica e afirma que sabia qual avião tinha decolado apenas pelo ronco do motor da aeronave.

“No começo dos anos 80 ganhei o livro ‘Todos os Aviões do Mundo’, traduzido de um autor italiano, o que aumentou meus conhecimentos na área, inclusive para montar aviões de pinos mágicos”, diz.

Se, para algumas pessoas conseguir entrar em um avião é vencer uma batalha interna, para André a aviação sempre foi uma paixão. “Atualmente, encaro a aviação não como um mero modal de transporte, mas como o resultado de muita inteligência concentrada, acumulada pela humanidade ao longo de décadas. Sou fascinado pela aviação desde pequeno.”

Montagem dos aviões

Em 2012, André colocou em prática um processo de montagem de aviões que são considerados clássicos e podem ser reconhecidos pelos admiradores que entendem um pouco de aviação.  Em seis anos de dedicação ao plastimodelismo, ele finalizou 24 aeronaves utilizando cerca de 44 mil pinos.

Após escolher o modelo e estudar a história da aeronave, o servidor parte para o computador: “Começo então a fazer o projeto de montagem no Excel, a partir dos mesmos parâmetros utilizados em todos os aviões já montados, como a escala (a mesma escala para todos, 1:42), as cores (sempre duas cores), partes móveis (todas as partes móveis do avião são observadas no projeto), com indicação das quantidades e eventuais outros materiais necessários. Feito o projeto, passo à fase da montagem.  Durante a montagem, são feitos ajustes no projeto, para que este reflita com exatidão o resultado da construção, que poderá servir para eventual futura remontagem.”

Além dos pinos mágicos, ele utiliza cargas de caneta de material transparente e pastas de plástico, aquelas utilizadas para guardar documentos, no processo de construção. 

“Os pinos mágicos cumprem a função estética, é o que aparece nas fotos. As cargas de caneta vazias e as tiras de plástico das pastas cumprem as funções de reforço estrutural e mobilidade em algumas seções do avião”, explica.

Divulgação do plastimodelismo

Para André, a internet é a principal fonte de pesquisa para a obtenção de informações técnicas para construção das aeronaves. Através do YouTube, ele pretende divulgar em formato de vídeo cada aeronave finalizada, funcionando como uma exposição virtual para os interessados em aviação e plastimodelismo. 

“Embora a motivação de todo este trabalho não seja comercial, eu aceito vender minhas montagens, pois detenho o esquema de construção de todos os aviões. Posso reconstruí-los a qualquer momento.”

O presente do irmão fez André redescobrir duas paixões que ficaram por alguns anos apenas como ruídos da memória. “O que me deixa muito feliz é quando alguém acerta o nome dos aviões, pois funciona como atestado de qualidade da representação artística”, comenta

Acessos: 0

LIVE | INSTITUTO PÉROLA 

Assista na íntegra nossa conversa com Sílvia Pérola, criadora do treinamento “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”.

🎁 O associado Plauto Domingos Spagnol ganhou uma bolsa integral no treinamento!*
* Prêmio não contempla aéreo nem hospedagem. 

👩‍⚖️ Conheça a mente por trás do Instituto Pérola
Sílvia Pérola Teixeira Costa tem mais de quatro décadas de experiência no Direito do Trabalho. Atuou por 30 anos no TST, em cargos estratégicos como assessora de ministros e chefe de gabinete, além de ser advogada sênior com atuação nos tribunais superiores.

Criadora do treinamento “O Caminho das Pedras”, Sílvia alia técnica refinada, prática forense e um olhar sensível para a formação de profissionais mais preparados e seguros na advocacia trabalhista.

#anajustrafederal #institutoperola #ocaminhodaspedras #recursosderevista
23 1
Confira as apresentações do plano de previdência das Funpresp-Jud, com Edmilson Enedino das Chagas, Diretor de Seguridade da Funpresp-Jud e “Investimentos”, com Rodrigo Almeida, Gerente de Investimentos da Funpresp-Jud, parte do ciclo de palestras promovido pela ANAJUSTRA Federal e Funpresp-Jud. 

#anajustrafederal #funprespjud
10 0
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud estão juntas na missão de incentivar a conscientização financeira e previdenciária dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU). 

Nesta quinta-feira, 26/6, estamos na Escola Judicial do TRT15 falando sobre finanças e endividamento. 

🎥 Neste trecho, o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, e o diretor da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira de Oliveira, falam sobre as respectivas entidades. 

#anajustrafederal #funprespjud
23 1
📣 RECURSO DE REVISTA – O Caminho das Pedras
com Sílvia Pérola

Você sabe mesmo o que acontece com o seu recurso quando ele chega ao TST? Na próxima quinta-feira (26/6), às 19h, a gente te mostra o caminho das pedras.

A live especial com Sílvia Pérola vai revelar os bastidores da admissibilidade de recursos no Tribunal Superior do Trabalho — e também os detalhes de um treinamento que tem transformado a atuação de quem é da Justiça do Trabalho.

🎁 E tem mais: associados que se inscreverem antecipadamente no site participam do sorteio de uma vaga gratuita no curso presencial!

⚖️ Quer entender o que realmente faz diferença na hora da análise do seu recurso? Então já ativa o lembrete e vem com a gente!

👩‍⚖️ Sobre a convidada:
Com mais de 40 anos de trajetória no Direito do Trabalho, Sílvia Pérola Teixeira Costa passou por cargos estratégicos no TST, como assessora de ministros e chefe de gabinete. Hoje, comanda o Instituto Pérola e compartilha seu conhecimento com quem quer ir além da teoria.

📍Quinta-feira, 26/6 – 19h
📍Ao vivo no Instagram da ANAJUSTRA Federal

#direitodotrabalho #recursoderevista #tst #advocaciatrabalhista #anajustrafederal #clubedevantagens #formacaojuridica
14 0
CLUBE DE VANTAGENS | CHEVROLET

🚗 Oportunidade para quem pensa em trocar de carro com vantagem.

Associados da ANAJUSTRA Federal que participam do Programa Amigos Chevrolet podem aproveitar bônus ampliados neste mês de junho.

O convênio está oferecendo um UP nas condições, com destaque para a liberação de cota extra: mesmo quem já utilizou uma carta nos últimos 12 meses pode emitir uma nova agora.

📅 Mas atenção: a oferta é válida somente até 1º de julho.

Acesse a plataforma do programa em anajustrabeneficios.com.br e confira os modelos disponíveis com condições especiais. 
#anajustrafederal #clubedevantagens #chevrolet #amigoschevrolet #carrozero #beneficioexclusivo #vantagensparavoservidor
8 0
💸 Superendividamento e Educação Financeira 

Esse é o tema da palestra que a ANAJUSTRA Federal, a Funpresp-Jud e o TRT de Campinas vão promover na próxima quinta-feira, na Escola Judicial.

Jurandir Sell (@jurandirsell), doutor em Finanças Comportamentais, é quem vai comandá-la.

Já fez sua inscrição?
O Tribunal divulgou o link internamente.

Não esqueça

📅 Dia 26/6, às 10h45
📍 Escola Judicial do TRTMG

E tem mais! 
Confira a programação da tarde:

🕒 14h - Benefícios da ANAJUSTRA Federal, com Alexandre Saes
🕝 14h30 - Governança da Funpresp-Jud, com Amarildo Vieira
🕓 15h40 - Plano de previdência, com Edmilson Enedino
🕔 17h - Investimentos, com Rodrigo Almeida

📍 Também haverá atendimento presencial 
✔️ Tire suas dúvidas com a equipe da Funpresp-Jud e ANAJUSTRA Federal!
🗓️Dias 26 e 27/6
⏰ Das 10h às 17h

#EducaçãoFinanceira #FunprespJud #ANAJUSTRAFederal #TRTMG #Palestra #FinançasPessoais #superendividamento
63 5