Julgamento virtual dos Quintos marcado para 11 de outubro

Ações

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF.

Os Embargos de Declaração (ED) no Recurso Extraordinário (RE) 638.115, dos Quintos, já têm nova data para apreciação no Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), 11 de outubro. Em aproximadamente 15 dias, os ministros devem lançar, mais uma vez, suas manifestações no sistema.

Desde a primeira vez do processo no ambiente online, o relator, ministro Gilmar Mendes, já se manifestou favorável à modulação dos efeitos da decisão – para que não prejudique servidores com Quintos incorporados via decisão judicial transitada em julgado, caso dos associados da ANAJUSTRA, nem por ato administrativo com mais de cinco anos.

Na ocasião, o ministro Edson Fachin divergiu em seu voto e o colega, Ricardo Lewandowski, apresentou destaque que levou o processo de volta ao plenário presencial. Durante a sessão da última quinta-feira, 26/10, Lewandowski anunciou que já havia formado uma opinião e que retiraria o destaque para que o processo pudesse ser reincluído na pauta virtual, por causa da urgência e importância do tema para os servidores.

Atuação da ANAJUSTRA

Enquanto isso, a diretoria da ANAJUSTRA segue trabalhando junto aos gabinetes dos ministros para alcançar o resultado mais favorável possível para os servidores. Ao lado da assessoria jurídica e de outras entidades do PJU e MPU, representantes da associação seguem entregando documentos e memoriais sobre o caso na busca de demonstrar sua relevância para a categoria em todo o país.

“Todos têm se mostrado abertos a ouvir o que temos a dizer em nome dos servidores. Acreditamos que o Supremo será favorável à manutenção dos direitos incorporados, em atenção aos princípios da coisa julgada, segurança jurídica, irredutibilidade de vencimentos e ao instituto da decadência administrativa”, explicou o diretor de relações institucionais, Áureo Pedroso.

Confira:

Como funciona

O julgamento virtual é iniciado sempre às sextas-feiras, quando o relator libera ementa, relatório e voto para que sejam lidos pelos pares. Os demais têm quatro opções de voto: acompanhar o relator, acompanhar com ressalva, divergir do relator, acompanhar a divergência.

Contando com o dia de abertura do julgamento, o prazo é de cinco dias úteis para cada um se manifestar, podendo mudar de posicionamento a qualquer tempo neste período. Quem não lançar uma posição no sistema é contado como favorável ao voto do relator.

Desde agosto deste ano, é possível acompanhar as votações do Plenário Virtual em tempo real, na página de acompanhamento processual, na aba “Sessão Virtual”. É lá que são disponibilizadas automaticamente as conclusões do voto de cada ministro, mas os pareceres completos só são divulgados com a publicação do acórdão.

Por fim, a contagem é feita às 23h59 do dia previsto para término da sessão. Saiba mais na página especial dos Quintos.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
25 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
118 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
40 0