
CSJT ratifica entendimento da ANAJUSTRA Federal sobre os Quintos
Órgão reconhece ampla representatividade da entidade e determina a…
![]() |
Nessa sexta-feira, 17/8, o decano Celso de Mello completa 29 anos como ministro do STF. Fotos: Nelson Jr./SCO/STF. |
Os Embargos de Declaração no Recurso Especial (RE) 638.115, dos Quintos, seguem em lista aguardando apreciação do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta semana, os ministros analisaram apenas três ações, duas na quarta-feira, 15/8, e uma na quinta, 16/8.
Nas sessões extraordinárias que ocorrem desde junho todas as quartas pela manhã, as chances de votação dos embargos são maiores. Isso porque, embora não seja regra, é mais comum que os processos tratados nessas ocasiões sejam de menor complexidade ou já estejam com discussão adiantada.
Entretanto, a discussão extra desta semana não ocorreu. O Supremo não divulgou informações oficiais sobre o cancelamento, mas a notícia de bastidores é que ele foi ocasionado pelas manifestações que ocorreram nos arredores do Tribunal.
Terceirização
Na quinta, os ministros iniciaram o debate de duas ações sobre terceirização. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 324 e o RE 958.252 serão votadas em conjunto. Os relatores são os ministros Roberto Barroso e Luiz Fux, respectivamente. Ambos já leram seus relatórios e devem ser os primeiros a proferir voto na próxima semana.
Ainda na quinta, foram ouvidas quase três horas de sustentações orais – entre representantes das partes no processo e amici curiae (instituições da sociedade que dão pareceres com o objetivo de embasar os votos dos membros da Corte).
Transgêneros e Ministério Público
Ainda nessa semana, o Supremo encerrou outras duas questões. A primeira, deu origem a uma repercussão geral reconhecendo a legitimidade do Ministério Público (MP) para propor ações que possam obrigar os entes federativos a fornecerem remédios para pacientes portadores de determinadas doenças. O entendimento deve ser aplicado a 1,8 mil processos que estavam sobrestados nas demais instâncias.
Depois, foi finalizado um RE, também como repercussão geral, que autorizou a mudança de registro civil para pessoas transgênero sem que elas precisem se submeter a cirurgia de redesignação sexual. O julgamento foi retomado na quarta-feira, após o voto vista do ministro Marco Aurélio. A autorização foi aprovada por oito votos a dois, que entendiam necessária a atuação judicial para efetivar a mudança.
Quase três décadas
O ministro Celso de Mello, decano por ser o mais antigo em atividade no Supremo, completa hoje 29 anos na Corte. Na abertura da última reunião do Plenário, a presidente, ministra Cármen Lúcia, fez um breve discurso parabenizando o colega pelos serviços prestados ao longo de todo o período.
“Suas decisões são orientações que ficam, mesmo quando não prevalecem em julgados. Além disso, tem intimidade não só com o direito, mas com as novas tecnologias. Com sua generosidade, o ministro nos ensina. Cada prosa, uma história, cada voto um bálsamo”, disse louvando o colega.
A procuradora-geral da República, Raquel Dogde, também disse algumas palavras em homenagem ao ministro, que agradeceu comentando que se sente honrado em fazer parte da Corte.
Acompanhe
Você pode saber tudo sobre o processo dos Quintos na página especial da ação. Também é possível assistir as sessões plenárias, gravadas ou ao vivo, no canal do STF no YouTube.
Acessos: 0
No Paraná temos mais de 100 convênios presenciais!
E o nosso objetivo é levar vantagens incríveis até você sempre. Por isso, tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: [beneficios@anajustrafederal.org.br] ou pelo WhatsApp 61 3322-6864.
É do Paraná? Aproveite as vantagens de ser um associado da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #pernambuco
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼
O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.
#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
Essa conquista é da ANAJUSTRA Federal e nós a celebramos com todos os servidores da JF!
Mas e nos outros ramos, tribunais superiores e conselhos?
A ANAJUSTRA Federal, assim como outras entidades, também atuou pelo pagamento das parcelas de VPI nestes ramos. Inclusive, o TST reconheceu esse direito depois de um pedido da entidade, no qual era destacado o entendimento inaugurado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na JT, JE, STJ, STF, STM e conselhos, os valores já foram pagos. Agora, é a vez da JF.
#anajustrafederal #vpi #justicafederal #justicatrabalhista #justicaeleitoral #tribunaissuperiores #conselhos
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!
Hoje, trazemos a primeira dica 🤩
Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).
📌 @palaciotangara
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.
E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!
#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.
Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.
“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.
Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/
#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:
✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.
🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!
#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida