Quintos: embargos não são julgados; ANAJUSTRA segue acompanhando

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Embora incluídos na pauta desta quarta-feira, 18/10, do Supremo Tribunal Federal (STF), os Embargos de Declaração do RE 638.115 (Quintos) não foram julgados na sessão ordinária. No entanto, o tema ainda pode ser incluído na pauta desta quinta-feira, 19/10.

Amanhã, o presidente da ANAJUSTRA, Antônio Carlos Parente, junto com outros representantes da associação e dirigentes das outras entidades, se encaminharão ao STF para dar continuidade às visitas aos gabinetes e acompanhar a sessão do pleno do STF.

“Não houve julgamento hoje, mas isso não diminui nossa confiança de que o Supremo consagrará a sua jurisprudência maciça de respeito ao direito adquirido, à coisa julgada, aos atos administrativos vigentes há mais de cinco anos e preservará os quintos nessas situações,” destaca o presidente da ANAJUSTRA. .

Assista ao vivo

A ANAJUSTRA disponibilizará link para assistir à sessão desta quinta e enviará newsletter aos associados caso o julgamento do RE se inicie. 

Visita aos gabinetes

Representantes da ANAJUSTRA, de entidades sindicais e associativas do Judiciário Federal e do Ministério Público da União estiveram nesta terça-feira, 17/10, no Supremo Tribunal Federal, para tratar do julgamento dos Embargos de Declaração no RE 638.115, que decidirá pela manutenção ou não dos quintos incorporados até setembro de 2001, concedidos através de decisões judiciais transitadas em julgado e decisões administrativas com mais de cinco anos.

Nessa visita, o presidente da ANAJUSTRA, Antônio Carlos Parente, e a associada Janedir Morata, junto com os representantes do Sindjus-DF e Fenajufe, Costa Neto, e da ASSTJ, White Villela, encontraram-se com alguns ministros e assessores do STF, apresentaram os argumentos a favor da permanência dos quintos nesses casos, entregaram memoriais, solicitaram audiências com os demais ministros e pediram que o processo fosse acompanhado com atenção para que não houvesse surpresas, já que a matéria envolve a vida de milhares de servidores ativos, inativos e pensionistas que não podem ter parte significativa da sua remuneração subtraída em desrespeito ao direito adquirido e a coisa julgada, valores sempre protegidos pelo STF.

Conversaram com o ministro Marco Aurélio que ficou de analisar os memoriais e marcar a audiência para discutir a questão.

Reuniram-se também com assessores dos ministros Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Marco Aurélio, Celso de Melo e Rosa Weber. A acolhida dos assessores foi boa e eles também ficaram de encaminhar os pedidos de audiência.

Acessos: 0

⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
597 69
Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
27 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
55 2