Quintos: embargos não são julgados; ANAJUSTRA segue acompanhando

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Embora incluídos na pauta desta quarta-feira, 18/10, do Supremo Tribunal Federal (STF), os Embargos de Declaração do RE 638.115 (Quintos) não foram julgados na sessão ordinária. No entanto, o tema ainda pode ser incluído na pauta desta quinta-feira, 19/10.

Amanhã, o presidente da ANAJUSTRA, Antônio Carlos Parente, junto com outros representantes da associação e dirigentes das outras entidades, se encaminharão ao STF para dar continuidade às visitas aos gabinetes e acompanhar a sessão do pleno do STF.

“Não houve julgamento hoje, mas isso não diminui nossa confiança de que o Supremo consagrará a sua jurisprudência maciça de respeito ao direito adquirido, à coisa julgada, aos atos administrativos vigentes há mais de cinco anos e preservará os quintos nessas situações,” destaca o presidente da ANAJUSTRA. .

Assista ao vivo

A ANAJUSTRA disponibilizará link para assistir à sessão desta quinta e enviará newsletter aos associados caso o julgamento do RE se inicie. 

Visita aos gabinetes

Representantes da ANAJUSTRA, de entidades sindicais e associativas do Judiciário Federal e do Ministério Público da União estiveram nesta terça-feira, 17/10, no Supremo Tribunal Federal, para tratar do julgamento dos Embargos de Declaração no RE 638.115, que decidirá pela manutenção ou não dos quintos incorporados até setembro de 2001, concedidos através de decisões judiciais transitadas em julgado e decisões administrativas com mais de cinco anos.

Nessa visita, o presidente da ANAJUSTRA, Antônio Carlos Parente, e a associada Janedir Morata, junto com os representantes do Sindjus-DF e Fenajufe, Costa Neto, e da ASSTJ, White Villela, encontraram-se com alguns ministros e assessores do STF, apresentaram os argumentos a favor da permanência dos quintos nesses casos, entregaram memoriais, solicitaram audiências com os demais ministros e pediram que o processo fosse acompanhado com atenção para que não houvesse surpresas, já que a matéria envolve a vida de milhares de servidores ativos, inativos e pensionistas que não podem ter parte significativa da sua remuneração subtraída em desrespeito ao direito adquirido e a coisa julgada, valores sempre protegidos pelo STF.

Conversaram com o ministro Marco Aurélio que ficou de analisar os memoriais e marcar a audiência para discutir a questão.

Reuniram-se também com assessores dos ministros Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Marco Aurélio, Celso de Melo e Rosa Weber. A acolhida dos assessores foi boa e eles também ficaram de encaminhar os pedidos de audiência.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
3 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
21 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
113 10
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
37 0