POLÍCIA JUDICIAL 

Votação do PL 2447/22 é adiada para a próxima semana 

Falta de consenso entre parlamentares impediu a deliberação nesta quarta-feira, 20/8. 

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Projeto de Lei 2447/2022, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), estava pautado para apreciação nesta quarta-feira (20/8) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, mas a votação foi adiada para a próxima semana após divergências entre os parlamentares. 

A sessão contou com significativa participação de agentes policiais e a presença do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, que vem acompanhando de perto a tramitação da matéria. 

Policiais judicias durante a sessão da CCJ.

O projeto propõe mudanças na Lei nº 11.416/2016, regulamentando oficialmente as carreiras de agente e inspetor de Polícia Judicial. Entre os pontos centrais, estão a permissão para acumular a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) com funções comissionadas ou cargos em comissão e a concessão do porte de arma, desde que observados os requisitos da Lei nº 10.826/2003. 

O relator da proposta na CCJ, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), já apresentou parecer pela constitucionalidade do texto e pela rejeição de emendas que poderiam reduzir seu alcance. 

“A aprovação desse projeto contribui para corrigir distorções que levam servidores a migrarem para outras funções em busca de valorização. Trata-se de um passo fundamental para garantir reposição e reconhecimento à categoria”, destacou Bucar, lembrando que na coluna De Olho em Brasília de julho já havia chamado atenção para a lentidão do Congresso em pautar o tema. 

Tramitação 

O PL 2447/22 já foi aprovado anteriormente na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) e na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Após análise pela CCJ, seguirá para apreciação no Senado Federal e, se aprovado sem alterações, dependerá apenas de sanção presidencial para entrar em vigor. 

Acessos: 3344

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
18 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
7 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
13 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
15 0