Pareceres são apresentados e matérias estão na pauta da Câmara
Pauta da sessão desta segunda-feira, 3/11, traz os PLs como itens 21 e 22.
Afirmar que a reforma administrativa foi enterrada definitivamente neste governo é uma utopia. A ameaça continua mais latente do que nunca. A base governista já acredita em uma retomada da tramitação da proposta logo após as eleições, é o que disse o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, em uma reunião com banqueiros nesta semana.
É necessário compreendermos o impacto dessa medida na sociedade. Se existe algo mais devastador para todos os cidadãos na atualidade, eu desconheço. Com a premissa de o governo eliminar privilégios e tirar o Brasil do buraco econômico que vivemos, essas alterações podem levar o país muito além da precarização do serviço público, mas também à total desassistência dos mais necessitados.
Em outra frente, servidores federais sobem o tom e aumentam a pressão por reajuste salarial. Protestos e paralisações no sentido de buscar perdas e reposições inflacionárias acumuladas ao longo dos anos, algo em torno de 19,99%, já estão certos em diversas regiões do país. A movimentação é forte, organizada e demonstra a força do funcionalismo público.
O tempo urge para o governo. O prazo para bater o martelo sobre o reajuste do funcionalismo vai até este final de semana. Caso contrário, a lei eleitoral será um entrave para qualquer tipo de negociação nesse sentido, pois já estaremos a seis meses do pleito eleitoral.
Vendo toda essa mobilização dos servidores, setores do governo já estudam a concessão de um reajuste de 5% para todas as categorias do Executivo Federal em ano eleitoral. O aumento seria concedido a partir de julho deste ano e custaria cerca de R$ 5 bilhões para os cofres públicos. Nada foi anunciado para os demais poderes, no entanto.
O protesto marcado para 1º de abril, em frente ao Ministério da Economia, em Brasília, será o dia da verdade para o governo. Olha que ironia! Os servidores exigem uma resposta do Planalto que até o momento se manteve silente sobre o reajuste do funcionalismo público, exceto, como sabemos, às forças de segurança.
O ano eleitoral e os desafios do funcionalismo público
Governo suspende tramitação da reforma administrativa na Câmara
ANAJUSTRA Federal participa de audiência pública sobre reajuste salarial
E os efeitos desse imbróglio podem chegar até o PIX, serviço de transferência operado pelo Banco Central. Servidores do BC já ameaçam paralisar o serviço, caso não tenham a justa recomposição salarial. Outras categorias reforçam o bloco dos insatisfeitos com a condução do tema: Tesouro Nacional, Receita Federal… a lista só aumenta.
O governo precisa entender que os servidores públicos são essenciais para garantir à população os direitos que o Estado tem o dever de proporcionar a todos os cidadãos. Ser servidor público é mais que ocupar um cargo ou uma função no governo, é garantir a assistência, principalmente, aos mais pobres. Por isso, valorizar os servidores com melhores condições de trabalho e salários dignos é fundamental.
A mesa de negociação está aberta, e nós, enquanto representantes dos servidores do Poder Judiciário Federal, estamos lá. A pressão é muito forte e o governo está sentindo que terá um desgaste imensurável.
Fazemos votos e estamos em constante vigilância para que este 1º de abril seja, ao contrário do que diz o dito popular, o dia da verdade para os servidores públicos, o dia da valorização dessas pessoas que se entregam todos os dias na missão de servir.
Acessos: 1695
Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!
👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.
💡 Dicas para se prevenir:
Faça exames de rotina regularmente
Converse com seu médico sobre fatores de risco
Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro
💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.
Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙
#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
Novembro, penúltimo mês do nosso calendário institucional 2025, Sirlene Cordeiro Martins de Oliveira, do TRT18, contou suas memórias de teletrabalho e os impactos da pandemia.
→ Arrasta para o lado e confira!
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.
💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.
Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.
📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩⚖️ Servidor valorizado.
#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
✨ Celebrar quem faz a Justiça acontecer! ✨
A ANAJUSTRA Federal marcou presença no evento em homenagem ao Dia do Servidor Público promovido pelo TRT da 12ª Região (SC). 💙
A comemoração contou com uma palestra e ainda reconheceu o compromisso e a dedicação de quem faz a Justiça do Trabalho acontecer todos os dias, com a entrega dos prêmios Servidor Cidadão e Servidor de Mérito👏
A ANAJUSTRA Federal parabeniza todos homenageados e reafirma seu orgulho em participar de momentos que valorizam o serviço público e o espírito de união. ⚖️💙
#ANAJUSTRAFederal #TRT12 #DiaDoServidor #ServidorPúblico #JustiçaDoTrabalho #Valorização #ServidorCidadão #ServidorDeMérito #CaçadoresDeBonsExemplos
Já pensou em programar suas idas ao cinema para dezembro? 🍿
Com o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, associados têm convênios com diversas redes, garantindo descontos e benefícios antecipados:
Kinoplex
Centerplex
Grupo Cine Brasil
Oldflix
UCI Cinemas
Cinépolis
Cinemark
Nova Acrópole Play
🎟️ Planeje suas sessões, aproveite os lançamentos do mês com conforto e economia, e garanta seus descontos antes da alta temporada!
Acesse anajustrabeneficios.com.br e descubra todas as vantagens para dezembro. 💚
#anajustrafederal #clubedevantagens #cinema #planejamento #filmes #beneficiosanajustra
👩⚖️✨ Bem-vindos à Justiça do Trabalho!
A ANAJUSTRA Federal participou do evento de posse e ambientação dos novos servidores do TRT da 1ª Região, no Rio de Janeiro.
Foi um momento especial de boas-vindas e integração, marcando o início de uma nova jornada no serviço público. 💙
Durante o evento, a entidade apresentou os benefícios, convênios e serviços exclusivos oferecidos aos associados, reafirmando seu compromisso de estar ao lado de quem faz a Justiça acontecer todos os dias. ⚖️
Às novas servidoras e novos servidores, nossos parabéns e votos de uma trajetória de conquistas e realizações no Judiciário Federal! 👏
#justiçadotrabalho #serviçopúblico #anajustrafederal