Parlamentar

ANAJUSTRA Federal participa de audiência pública sobre reajuste salarial

16/03/2022 14:26 | Fonte: Da assessoria

Evento na Câmara dos Deputados teve a participação de associações e sindicatos do país inteiro.

Audiência discute recomposição salarial de servidores. | Foto: Frente Parlamentar do Serviço Público
A+ A-

A recomposição salarial dos servidores foi tema de uma audiência pública realizada ontem, 15/3, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A ANAJUSTRA Federal participou via plataforma Zoom. O encontro foi transmitido pelo Facebook da Frente Parlamentar do Serviço Público, que promoveu o evento junto com a Liderança da Câmara.

A audiência contou com a participação de líderes de associações e sindicatos do país inteiro, além de parlamentares. A ANAJUSTRA Federal foi representada pelo assessor parlamentar, Roberto Bucar.

O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) destacou a importância das políticas públicas na sociedade e do papel dos servidores nesse contexto. “As políticas públicas pressupõem um estado democrático de direito, um estado democraticamente forte, superando essa fase perversa do neoliberalismo. O projeto nacional brasileiro precisa de servidores públicos reconhecidos, valorizados e dignamente remunerados, sem isso não há estado democrático de direito”.

Reforma administrativa

Durante o encontro, os líderes associativos destacaram a necessidade de uma unidade de reivindicações para impedir que a PEC 32/2020, da reforma administrativa, volte a tramitar no Congresso.

“Temos que nos manter unidos, principalmente por ser um ano de eleições. A mobilização contra a proposta deve continuar”, alertou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

Paralisação nacional

Hoje, 16/3, acontece o Dia Nacional de Paralisação, mobilização e greve unificada do serviço público em Brasília (DF). As lideranças das associações e sindicatos já se mobilizam para uma greve geral por tempo indeterminado que será iniciada a partir do dia 23/03, respeitando a dinâmica de cada entidade, caso o governo não se manifeste sobre o reajuste dos servidores em até sete dias.

Defesa da recomposição salarial

Na luta em defesa da recomposição salarial para a categoria, o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, e o vice-presidente, Áureo Pedroso, se reuniram no último dia 22/2, com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, para tratar da reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal.

O ministro se mostrou receptivo ao pleito da entidade. “Se o ministro Luiz Fux (presidente do STF) disser que é favorável, eu darei as mãos e vamos trabalhar juntos”, pontuou Martins.

Os diretores da associação destacaram que as perdas salariais e o poder de compra dos servidores já chegam a 50%. Em resposta, Martins destacou a necessidade de trabalhar com o parlamento. “O aumento tem que ter o apoio da cúpula do Poder. Se tiver um acordo no Judiciário sobre o aumento, nós vamos conversar com o Lira e com o Pacheco. Contem comigo, o que for para melhorar eu estou de acordo", frisou.