Reforma administrativa: relator apresenta parecer e acata mais de 40 emendas

Inclusão de magistrados e integrantes do Ministério Público são novidades do texto.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

 Relator da reforma administrativa mantem estabilidade para servidores. - ANAJUSTRA Federal

Relator da reforma administrativa mantem estabilidade para servidores. – ANAJUSTRA Federal

O deputado Arthur Maia (DEM-BA), relator da reforma administrativa, apresentou ontem, 31/8, o parecer sobre a reforma administrativa. No seu relatório, o parlamentar decidiu manter a estabilidade de todos os servidores. O relator acatou em seu substitutivo mais de 40 emendas protocoladas na comissão especial.

A novidade na proposta é a inclusão de magistrados e integrantes do Ministério Público. O relator ressaltou que o seu relatório preserva direitos adquiridos dos servidores e até “expectativa de direito”. Outro ponto alterado na proposta foi a retirada do vínculo de experiência e a manutenção do estágio probatório, com avaliação a cada seis meses, durante três anos, antes da aquisição da estabilidade no cargo.

Leia Mais


Reforma administrativa deve ser votada na próxima semana
Presidente da Câmara defende a votação da proposta no Plenário da Casa em setembro.


Reforma administrativa: principais notícias da semana (23/8 a 27/8)
Semana decisiva para as discussões sobre a PEC 32/2020.


O Brasil, a polarização e as reformas
Na coluna “De olho em Brasília” deste mês, Roberto Bucar fala sobre polaridade e as reformas governistas.


Comissão especial pode votar reforma administrativa
Relator deve apresentar relatório nesta terça-feira, no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Outra alteração foi a retirada do contrato indeterminado. Dentre os regimes de contratação previstos no texto original, ficam mantidos apenas o tradicional (via concurso público) e o contrato temporário – cujos participantes também só poderão ser demitidos se possuírem avaliação de desempenho negativa.

O relator disse ainda que a PEC não detalha de que forma se dará a avaliação de desempenho, mas assegurou que ela indicará os caminhos. O primeiro deles, segundo o deputado, visa evitar qualquer tipo de perseguição política. “A avaliação de desempenho será realizada numa plataforma digital, que é o Gov.br. Hoje 110 milhões de brasileiros já estão inscritos no sistema. Outros 600 mil servidores do Brasil estão no SouGov.br. Então a avaliação de desempenho será feita no âmbito dessas duas plataformas que poderão ser disponibilizadas para estados e municípios”, explicou.

O texto será lido hoje, 1º/9, na comissão especial que discute o assunto na Câmara dos Deputados, mas só deve ser votado no colegiado daqui a duas semanas. De acordo com o relator, o substitutivo deve ser votado na comissão entre os dias 14 e 15 de setembro, que concederá vistas, ou seja, maior tempo para apreciação da proposta.

Desde o início das discussões sobre o tema na Câmara, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), garantiu que não acabaria com nenhum direito adquirido dos atuais servidores. Os novos servidores também terão estabilidade, contrariando o que o governo defendia inicialmente.

Confira a íntegra do relatório

Assista à apresentação do relatório na Câmara do Deputados 

Com informações da Agência Câmara

Acessos: 6

🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
61 14
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
16 0