Reforma administrativa: relator apresenta parecer e acata mais de 40 emendas

Inclusão de magistrados e integrantes do Ministério Público são novidades do texto.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

 Relator da reforma administrativa mantem estabilidade para servidores. - ANAJUSTRA Federal

Relator da reforma administrativa mantem estabilidade para servidores. – ANAJUSTRA Federal

O deputado Arthur Maia (DEM-BA), relator da reforma administrativa, apresentou ontem, 31/8, o parecer sobre a reforma administrativa. No seu relatório, o parlamentar decidiu manter a estabilidade de todos os servidores. O relator acatou em seu substitutivo mais de 40 emendas protocoladas na comissão especial.

A novidade na proposta é a inclusão de magistrados e integrantes do Ministério Público. O relator ressaltou que o seu relatório preserva direitos adquiridos dos servidores e até “expectativa de direito”. Outro ponto alterado na proposta foi a retirada do vínculo de experiência e a manutenção do estágio probatório, com avaliação a cada seis meses, durante três anos, antes da aquisição da estabilidade no cargo.

Leia Mais


Reforma administrativa deve ser votada na próxima semana
Presidente da Câmara defende a votação da proposta no Plenário da Casa em setembro.


Reforma administrativa: principais notícias da semana (23/8 a 27/8)
Semana decisiva para as discussões sobre a PEC 32/2020.


O Brasil, a polarização e as reformas
Na coluna “De olho em Brasília” deste mês, Roberto Bucar fala sobre polaridade e as reformas governistas.


Comissão especial pode votar reforma administrativa
Relator deve apresentar relatório nesta terça-feira, no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Outra alteração foi a retirada do contrato indeterminado. Dentre os regimes de contratação previstos no texto original, ficam mantidos apenas o tradicional (via concurso público) e o contrato temporário – cujos participantes também só poderão ser demitidos se possuírem avaliação de desempenho negativa.

O relator disse ainda que a PEC não detalha de que forma se dará a avaliação de desempenho, mas assegurou que ela indicará os caminhos. O primeiro deles, segundo o deputado, visa evitar qualquer tipo de perseguição política. “A avaliação de desempenho será realizada numa plataforma digital, que é o Gov.br. Hoje 110 milhões de brasileiros já estão inscritos no sistema. Outros 600 mil servidores do Brasil estão no SouGov.br. Então a avaliação de desempenho será feita no âmbito dessas duas plataformas que poderão ser disponibilizadas para estados e municípios”, explicou.

O texto será lido hoje, 1º/9, na comissão especial que discute o assunto na Câmara dos Deputados, mas só deve ser votado no colegiado daqui a duas semanas. De acordo com o relator, o substitutivo deve ser votado na comissão entre os dias 14 e 15 de setembro, que concederá vistas, ou seja, maior tempo para apreciação da proposta.

Desde o início das discussões sobre o tema na Câmara, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), garantiu que não acabaria com nenhum direito adquirido dos atuais servidores. Os novos servidores também terão estabilidade, contrariando o que o governo defendia inicialmente.

Confira a íntegra do relatório

Assista à apresentação do relatório na Câmara do Deputados 

Com informações da Agência Câmara

Acessos: 6

🎉 Experiências únicas te esperam com a Fever + ANAJUSTRA Federal! 🎉

Você sabia que agora, como associado ANAJUSTRA Federal, você tem 10% de desconto para curtir os melhores eventos em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e até em Miami? ✈️✨

Seja um show inesquecível, uma festa exclusiva, uma exposição cultural ou um evento pop-up cheio de surpresas, a Fever é sua curadora oficial de experiências ao vivo que vão transformar seu lazer.

💥 Como aproveitar?
1️⃣ Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal
2️⃣ Use seu desconto Fever em eventos selecionados
3️⃣ Vibre, dance, curta e crie memórias que valem a pena!

O melhor da vida está nas experiências que vivemos — e com a Fever, você tem acesso VIP e economia garantida. Não fique de fora!

#anajustrafederal #fever #eventos #plataformafever
5 0
Boas-vindas aos novos servidores do TRE-SC! 💙 
 
De 4 a 8 de agosto, estivemos presentes na posse e ambientação para apresentar a ANAJUSTRA Federal e desejar sucesso nessa nova jornada.

Os novos colegas também receberam mimos especiais como forma de acolhimento. 🤝✨

#anajustrafederal #tresc #boasvindas #servidorespublicos #justicaeleitoral #judiciariofederal #associação
14 0
PARLAMENTAR | PL 2447/2022 adiado de novo!
A proposta que cria a Polícia Judicial no Judiciário da União ficou fora da pauta na CCJ. O que isso mostra? Falta de prioridade do Congresso para o serviço público. Enquanto isso, servidores seguem mobilizados.
⠀
📍 Saiba mais na coluna De Olho em Brasília, por Roberto Bucar. 
#deolhoembrasília #policiajudicial #serviçopúblico #anajustrafederal
17 0