A importância da data-base para os servidores do PJU e do MPU
Para romper o ciclo de empobrecimento, precisamos avançar em mecanismos de…

A proposta de reforma administrativa chegou na comissão especial da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 9/6, e continua fazendo muito barulho nos corredores do Congresso Nacional, nos grupos de Whatsapp, nas redes sociais e na imprensa. A partir de agora, o relator deve proferir seu parecer em até 40 sessões da Casa, contadas a partir da data de instalação da comissão. O prazo para apresentação de emendas será de 10 sessões, contadas a partir do dia 10/6. Cada emenda deve ser assinada por 171 deputados.
A proposta de emenda à Constituição que trata do tema restringe a estabilidade no serviço público, cria cinco tipos de vínculos com o Estado, facilita privatizações, entre outros pontos, teve sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) no fim do mês passado.
O relator da reforma administrativa, Arthur de Oliveira Maia (DEM-BA), falou na última quarta-feira, 9, sobre seu interesse em incluir na proposta os poderes Legislativo e Judiciário e os militares. O texto enviado pelo governo ao Congresso trata apenas do Executivo. Para ele, “não há motivos para termos dois tipos de trabalhadores no Brasil, o trabalhador da iniciativa privada e o servidor público, e que os regramentos sejam diferentes”. De acordo com ele, existem 117 leis que regulamentam o serviço público no país.
Lira faz leitura do ato de criação da Comissão Especial para discutir reforma administrativa
A instalação da Comissão acontece na próxima semana.
Consultor do Senado é o próximo entrevistado da série de lives sobre a PEC 32/2020
Vinícius Leopoldino do Amaral é autor de estudo divulgado recentemente sobre os prejuízos fiscais da reforma administrativa.
Arthur Lira marca reunião para discutir reforma administrativa
Tramitação e procedimentos de discussão e votação estão na pauta do encontro.
Câmara instala comissão especial da reforma administrativa
Entidades representativas e deputados contrários à reforma pedem a suspensão da tramitação da proposta.
Já o presidente do colegiado, Fernando Monteiro (PP-PE), fez questão de abordar um dos aspectos polêmicos: o impacto da reforma para os atuais servidores. “Vamos manter os atuais direitos da maioria dos servidores públicos, ao mesmo tempo que atualizaremos a legislação para permitir a modernização do Estado”. Para ele, não existe a possibilidade da PEC alcançar os direitos adquiridos.
Em sua fala, o relator disse, ainda, que as pessoas estão confundindo direito adquirido com expectativa de direito. De fato, existe muita confusão feita em cima da diferença entre o que é um e outro. A expectativa de direito consiste em um direito que se encontra na iminência de ocorrer, mas que não produz os efeitos do direito adquirido, pois não foram cumpridos todos os requisitos exigidos por lei. Já o direito adquirido é aquilo que você conquistou antes da mudança da lei. Por exemplo, a partir do momento que você cumpriu os requisitos da aposentadoria apenas após a mudança da lei, isso deixa de ser direito adquirido e passa a ser expectativa de direito.
Ainda sobre a polêmica da inclusão dos demais poderes, legislativo, judiciário e dos militares, parlamentares já se movimentam para apresentar proposições. Como a proposta está hoje, não atinge os servidores do alto escalão do governo. Entre as sugestões de emendas está a do jovem deputado federal do DEM de São Paulo, Kim Kataguiri. Na sua proposta, ele inclui magistrados, integrantes do Ministério Público e do Legislativo e militares. Em discurso na comissão especial que analisará o mérito da proposta, Kim defendeu que a reforma comece pelo topo. A proposta já conta com 157 assinaturas. Lembrando que a apresentação de uma emenda precisa do apoio de ao menos 171 deputados.
Apesar do imbróglio que começa a ser desenhado com a possível inclusão dos demais poderes na reforma, o relator já disse que “vê com bons olhos a iniciativa”. E ainda rebateu críticos que defendem a exclusão do alto escalão da reforma, por se tratar de organização de outros poderes. O relator diz que, apesar da proposta ter origem no Executivo, qualquer deputado pode entrar com uma emenda no sentido de trazer outros poderes para dentro da PEC. Realmente, o poder executivo não pode legislar sobre os outros poderes, mas o Legislativo tem como uma das suas funções precípuas agir como tal.
Com todos esses movimentos, a insatisfação com a reforma administrativa tende a aumentar cada vez mais. Prova disso foi a reação da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil. Ela disse que os juízes não aceitarão qualquer violação à constituição e à lei orgânica da magistratura. Falou, ainda, que qualquer emenda que proponha estender a reforma administrativa do governo federal a juízes e procuradores padecerá de vício de iniciativa.
O posicionamento imediato da presidente da AMB demonstra que as reações serão muito fortes por parte das categorias de juízes e procuradores, aumentando, assim, a insatisfação com a reforma administrativa.
A oposição na Câmara, por sua vez, quer mobilização social contra a reforma administrativa. A coordenadora da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), disse que a mobilização popular será de grande importância para frear a reforma.
Esse discurso endossa as ações que já estão sendo desenvolvidas pela ANAJUSTRA Federal desde o ano passado, seja com envio de carta aos parlamentares, seja com divulgações nas redes sociais com gráficos, dados e lives com especialistas e parlamentares, que desmentem as falácias apresentadas pelo governo para justificar uma reforma administrativa nos moldes do que foi proposto.
Por isso, reforço a importância da sua mobilização, servidor, contra esse grande engodo contra o serviço público e a sociedade. Tendo em vista o cenário pandêmico e a impossibilidade de manifestação presencial, posicionemo-nos por meio das redes sociais! Marque seus parlamentares nas postagens da ANAJUSTRA Federal, acesse o site especial contra a PEC 32/2020 da associação e envie cartas para os parlamentares do seu estado e compartilhe nossos conteúdos nos grupos de Whatsapp.
Afinal de contas, além de servidores somos cidadãos e usuários dos serviços públicos e também temos essa responsabilidade com o futuro do nosso País.
Acessos: 4
Tecnologia com vantagens exclusivas para associados. 💻🖥️⌨️
A Dell Technologies, parceira da ANAJUSTRA Federal, está com ofertas especiais para quem deseja renovar o espaço de trabalho ou lazer.
Confira os benefícios:
• Cupons de até 10% OFF
• Descontos acumulativos com o site
• Parcelamento em até 12x sem juros
• Condições exclusivas para associados
Notebooks, monitores, acessórios e soluções em tecnologia.
#anajustrafederal #delltechnologies
A ANAJUSTRA Federal esteve presente no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), em ação especial em homenagem às mulheres, com a entrega de brindes no dia 7 de abril.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelas servidoras.
“Foi um sucesso absoluto. Todas amaram e agradeceram muito”, destacou a coordenadora de Desenvolvimento, Lena Mendes.
#anajustrafederal #diadamulher
💡 Mais praticidade no seu IR
A declaração pré-preenchida traz dados como rendimentos, despesas médicas e informações de instituições automaticamente — facilitando (e muito!) a sua vida na hora de declarar.
Neste novo episódio do Papo de Valor, o consultor José Carlos Dorte explica como acessar essa opção e por que ela é uma alternativa segura, já que utiliza dados oficiais integrados aos sistemas da Receita.
📲 Mais agilidade, menos risco de erro e um processo muito mais simples.
▶️ Dê o play e entenda como aproveitar esse recurso no seu Imposto de Renda!
Tem uma dúvida sobre o IR?
Fale com o consultor!! Acesse nosso site para enviar sua dúvida via e-mail, chat ou WhatsApp. Você também pode agendar uma ligação telefônica!!
#ir2026 #consultoriafinanceira #papodevalor #anajustrafederal
A ANAJUSTRA Federal participa da Semana da Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba, com ações voltadas ao bem-estar dos servidores.
A programação segue até hoje, dia 9, com serviços como aferição de pressão e glicemia.
Aproveite e participe.
📍 Local: Rua Vicente Machado, 147 — sobreloja — Centro — Curitiba/PR
* Aferição de pressão e glicemia (parceria com a Unimed Curitiba)
09/04: 10h30 às 12h30
#anajustrafederal #saude
Novas ofertas no Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal.
📺 Club Eletro: até 25% OFF
🍷 Evino: até R$30 OFF + frete grátis
💐 Giuliana Flores: presentes de Páscoa + 15% OFF
🍫 Luckau: 21% OFF no site
🧴 Natura: brinde em compras selecionadas
🪻O Boticário: brinde exclusivo
💺Travelex e Confidence: condições especiais em câmbio
Aproveite por tempo limitado.
Acesse o Clube em www.anajustrabeneficios.com.br e aproveite.
#anajustrafederal #ofertas #clubedevantagens
Já baixou o app da ANAJUSTRA Federal? 📲
Vantagens, serviços e benefícios estão na palma da sua mão, com mais praticidade no dia a dia.
➡️ Baixe e concorra automaticamente a prêmios em sorteios semanais.
Comente APP e receba o link para baixar o aplicativo agora mesmo!
#anajustrafederal #aplicativo #benefícios