7 dicas para se planejar para as festas de fim de ano
Fazer um bom planejamento financeiro é a chave para começar um novo ciclo sem…
Ser um consumidor cauteloso e informado é questão de sobrevivência financeira.

Nos últimos dez anos, os consumidores digitais brasileiros aprenderam — muitas vezes na prática — a se proteger de golpes virtuais. Quem não se lembra das armadilhas mais comuns, como phishing, sites e aplicativos falsos, engenharia social (com golpistas se passando por funcionários de bancos), a clonagem de chip (SIM Swap), os malwares bancários, aplicativos espiões, o famigerado boleto falso e até mesmo a troca de cartões em caixas eletrônicos?
Essas práticas, infelizmente, continuam a existir. Mas, recentemente, um novo cenário tem preocupado especialistas: os golpes 4.0, que exploram a popularização das fintechs.
As fintechs — empresas que unem finanças e tecnologia — revolucionaram o mercado ao oferecerem serviços como meios de pagamento, crédito, investimentos e seguros de forma 100% digital, sem burocracia e com custos menores do que os bancos tradicionais. No Brasil, nomes como Nubank se tornaram símbolos de conveniência e inovação, seguidos por dezenas de outras instituições autorizadas pelo Banco Central a operar.
Esse avanço, no entanto, trouxe também os chamados “banditechs” — criminosos que se aproveitam do ambiente regulado e da confiança gerada pela inovação para aplicar verdadeiros “cavalos de Troia” digitais, enganando pessoas que buscam praticidade e custos menores.
Segundo a Febraban (2023), apenas os golpes ligados ao PIX movimentaram ilegalmente mais de R$ 2,5 bilhões em um ano. Além disso, a CVM e a Polícia Federal têm investigado diversas empresas de fachada que, sob o rótulo de fintechs ou corretoras, desviaram centenas de milhões de reais em esquemas de investimentos falsos.
Os novos golpes não atingem apenas usuários comuns. Empresas de grande porte e até mesmo bancos tradicionais, que contratam prestadores de serviço terceirizados, já foram vítimas. A sofisticação dessas fraudes é tanta que até especialistas do setor financeiro se dizem impressionados.
Ou seja, não se trata mais de um problema restrito a consumidores desatentos ou sem conhecimento digital. Hoje, qualquer pessoa pode ser alvo.
Apesar da crescente sofisticação, algumas regras básicas continuam válidas e podem evitar dores de cabeça:
O Golpe 4.0 representa a face obscura da inovação. Assim como a tecnologia abriu portas para inclusão e praticidade no mercado financeiro, também deu aos criminosos ferramentas mais sofisticadas. A diferença é que agora não são apenas compras falsas em sites inexistentes ou boletos adulterados: estamos diante de esquemas milionários, que exploram brechas regulatórias e a confiança das pessoas.
Neste contexto, ser um consumidor cauteloso e informado é mais do que prudência — é questão de sobrevivência financeira.
Acessos: 595
Tudo começa com um bom plano. 💡
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026 traz ferramentas para visualizar o ano inteiro, registrar metas e acompanhar hábitos.
Com o apoio da Financeira BRB, cada associado recebe em casa esse instrumento de planejamento e motivação para o novo ano.
#agenda2026 #financeirabrb #planejamento #hábitos #organização #soumaisjustiça
🖤 Black Friday no Clube de Vantagens
Novembro chegou com descontos imperdíveis para quem é associado da ANAJUSTRA Federal! 🎉
Tem 35% OFF na Domino’s, até 75% na Mash, R$80 de desconto na Evino, 50% em uma mensalidade da Localiza Meoo, 20% no kit Seara, vantagens em educação, tecnologia e muito mais. 💳✨
Aproveite para garantir seus presentes, planejar o novo ano e economizar com as ofertas exclusivas disponíveis no Clube de Vantagens.
👉 Acesse o link na bio e confira todas as oportunidades.
#anajustrafederal #clubedevantagens #blackfriday #ofertasexclusivas #beneficios #descontos #associadoanajustra #blacknovember #vantagens
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
Ainda não é associado? Filie-se agora e faça parte!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional