Transtornos mentais: uma via de mão dupla na saúde financeira

Na coluna deste mês, o consultor ressalta a importância do equilíbrio para a saúde tanto das finanças quanto da mente.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

De tempos em tempos, é importante abordar o tema da saúde mental, pois é um assunto de extrema importância, especialmente nos dias de hoje. Transtornos mentais não significam que a pessoa é “doida” ou antissocial. Não devemos confundir mente com cérebro, embora os dois estejam intimamente ligados.

O cérebro é um órgão gelatinoso, protegido por uma película e alojado dentro de uma caixa óssea acima do pescoço. Nossa mente é a parte incorpórea e sensível do ser humano, o sistema onde processamos e armazenamos nossas experiências, também conhecido como arquétipos ou subconsciente. É onde residem nossos pensamentos e compreensão das coisas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sentir medo, preocupação e estresse são respostas normais a certas situações, mas quando essas emoções atrapalham nossa qualidade de vida, é necessário buscar tratamento.

Nosso objetivo aqui não é dar uma aula de psicologia, mas ajudar a distinguir entre escolhas reais e fantasiosas. Se nossa mente já está comprometida, com arquétipos formatados com sentimentos de compulsão, exagero, bipolaridade, TDAH ou se adquirimos o burnout, entre outros, podemos ter comportamentos instáveis no controle financeiro.

Você sabia que sua saúde mental e suas finanças estão interligadas? Uma mente saudável toma decisões financeiras mais equilibradas.

Você sabia que sua saúde mental e suas finanças estão interligadas? Uma mente saudável toma decisões financeiras mais equilibradas. – ANAJUSTRA Federal

Nesse ponto de vista, é importante fazer uma análise para descobrir se há algum problema em nossa mente no que se refere a lidar com pressão, sentimentos, ego, entre outros. Alguns desses sentimentos ou sensações podem interferir em nossas decisões financeiras e levar a um endividamento desnecessário, causando perturbações em nossa vida.

Por outro lado, se você não possui esses transtornos mentais, mas se endividou por diversas razões, como falta de conhecimento, a crença de estar fazendo o correto ou devido a infortúnios, você pode chegar ao limite máximo de sua capacidade, levando a preocupações, medo e, eventualmente, a problemas de saúde mental, como depressão, apatia, agressividade e instabilidade social.

Portanto, a saúde mental pode ser afetada de duas maneiras: ela pode ser adquirida sem que você perceba ou pode se manifestar após a perda de controle financeiro. A dica é sempre buscar ajuda de profissionais, seja na área de psicologia ou em educação financeira.

A jornada humana precisa ser equilibrada, tanto em termos de qualidade de vida quanto nas atividades profissionais e familiares. Nossa consultoria financeira está disponível para auxiliá-lo e orientá-lo em suas decisões. 

José Carlos Dorte
Consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal

 

Acessos: 685

Você escolhe como quer se manter informado!

Na ANAJUSTRA Federal, a comunicação é do seu jeito: WhatsApp, e-mail ou SMS. 📱📧📩

Na área restrita do nosso site, você pode selecionar os canais pelos quais deseja receber nossas mensagens e os temas do seu interesse, como:
🔹Ações jurídicas
🔹ANAJUSTRA Corretora
🔹Convênios e serviços
🔹Saúde e bem-estar

Assim, garantimos que você receba apenas conteúdos relevantes para o seu dia a dia. 💡

Acesse a área restrita, vá em “Minha conta” e depois em “Preferências de comunicação” para personalizar suas escolhas.

#anajustrafederal #comunicacao #pju #preferenciasdeemail #associados
7 0
🎧 Vem aí | PODSER

O episódio 17 do PodSer está chegando e o tema é super importante: IRPF 2025!

Se você é servidor e quer ficar por dentro de tudo sobre a declaração de Imposto de Renda, não pode perder.  Fique ligado no PodSer, seu podcast do servidor da ANAJUSTRA Federal! 🎙️

#podser #anajustrafederal #irpf2025 #consultoriafiscal #servidorfederal #impostoderenda
9 0