10 perguntas e respostas sobre o Novo AQ
Tire suas dúvidas sobre o valor de cada título, o que pode ou não ser…
90% dos aposentados brasileiros dependem exclusivamente do INSS como fonte de renda.
A aposentadoria é uma fase muito esperada, sinônimo de descanso, mais tempo para a família, para viagens e para fazer aquilo que se gosta. Mas para que esse período seja, de fato, tranquilo e prazeroso, é fundamental ter organização e cuidado com a vida financeira.
Com o Dia do Servidor Aposentado (17 de junho) se aproximando, reunimos dicas para quem já está inativo e não pode mais contar com aumentos, promoções e outras fontes extras, pois na aposentadoria a renda tende a ser mais estável — e, muitas vezes, limitada. Por isso, o planejamento faz toda a diferença.
“O segredo está no equilíbrio: cuidar do dinheiro com responsabilidade, sem abrir mão de aproveitar a vida, curtir a família, os amigos e realizar os sonhos que foram sendo adiados ao longo dos anos”, é o conselho do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte.
Ele lembra que aproximadamente 90% dos aposentados brasileiros dependem exclusivamente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como fonte de renda. Apenas 3% contam com previdência privada e 53% dos aposentados continuam trabalhando para complementar a renda.
“Pesquisas mostram que cerca de 60% dos brasileiros iniciam o planejamento financeiro para a aposentadoria com apenas cinco anos de antecedência. Além disso, 37% dos aposentados admitem que não se planejaram financeiramente para esse momento da vida. Isso reflete diretamente na qualidade de vida dessas pessoas”, diz Dorte.

Coloque na ponta do lápis quanto você recebe e quais são seus gastos fixos (moradia, saúde, alimentação, lazer). Isso ajuda a ter controle e evita surpresas no fim do mês.
Dica prática: Use uma planilha simples, um caderno ou aplicativos de finanças.

Evite parcelamentos longos, cartões de crédito e empréstimos com juros elevados. Caso precise de crédito, prefira opções como o consignado, que oferece taxas menores.
Veja as opções em parceria com a ANAJUSTRA Federal

Mesmo na aposentadoria, é essencial ter uma reserva guardada para imprevistos — especialmente relacionados à saúde, manutenção da casa ou emergências familiares.
Quanto? O ideal é ter guardado de 3 a 6 meses do valor que você gasta mensalmente.

Agora é hora de garantir tranquilidade para você e sua família. Seguro de vida, residencial e até funeral podem ser grandes aliados, oferecendo proteção financeira e evitando gastos inesperados.
Na ANAJUSTRA Corretora associados e dependentes têm até 30% de desconto em apólices auto, residencial, vida, viagem, bike, celular e funeral.

Investir em qualidade de vida gera economia no futuro. Alimentação equilibrada, exercícios físicos e exames de rotina ajudam a evitar gastos altos com tratamentos e remédios.

Aproveite os benefícios que muitos serviços oferecem para aposentados e servidores. Descontos em farmácias e até viagens podem fazer uma grande diferença no orçamento.
O Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal tem mais de mil convênios para você economizar. Confira!

Se sobrar algum valor mensal, procure investimentos conservadores, que ofereçam segurança e liquidez. Tesouro Direto, CDBs de bancos sólidos e fundos de renda fixa costumam ser boas opções para quem busca preservar o patrimônio e ter rendimento.
Precisa de uma ajuda com seus investimentos?
Conte com a consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Acesse a área restrita para enviar sua pergunta.
Em alta
O número de aposentados e pensionistas do funcionalismo público federal vem crescendo de forma expressiva ao longo dos últimos anos, principalmente nas faixas etárias mais avançadas. Dados comparativos entre 2014 e 2024 revelam um aumento do número de servidores acima dos 50 anos. O destaque fica por conta do grupo de aposentados e pensionistas com 90 anos ou mais, que teve um aumento de 48,8%. Somente esse grupo cresceu três vezes mais do que o de beneficiários com mais de 60 anos, que registrou um crescimento de 15,1%.
Em 2014, o número total de aposentados no serviço público federal era de 382.229 pessoas. Dez anos depois, em 2024, esse número subiu para 414.516.
Acessos: 920
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial