
O sacrifício e a liberdade de controlar as finanças
Quanto mais clareza e domínio você tiver sobre o seu dinheiro, mais ele…
José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, expõe drama do funcionalismo.
Um levantamento publicado pelo jornal Valor Econômico nesta semana acendeu mais uma vez o alerta sobre a crise financeira que atinge milhões de brasileiros: quase metade da população adulta está inadimplente. Segundo os dados, o Brasil registra atualmente cerca de 72 milhões de pessoas com contas em atraso, o equivalente a quase 45% da população adulta. Esse índice atinge recordes históricos e se mantém em patamares elevados desde 2023.
Entre os principais fatores apontados na matéria estão o alto custo de vida, a estagnação da renda e a facilidade de crédito com juros elevados, que acabam se tornando armadilhas para o consumidor. A matéria também mostra que o endividamento não é mais apenas uma questão de consumo impulsivo, mas está relacionado à tentativa de sobreviver: muitas famílias estão usando o crédito para pagar contas básicas.
Por trás destes números frios, há realidades dramáticas como as dos servidores públicos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), aproximadamente 70% dos servidores públicos ativos no Brasil enfrentam algum tipo de endividamento.
Há anos o servidor do Judiciário não tem reajuste real das suas remunerações, enquanto tudo aumenta: conta de luz, água, telefone, colégio, mercado, combustível e remédios. A inflação acumulada e a ausência de políticas de recomposição salarial tem levado muitos servidores a uma situação crítica de desequilíbrio financeiro, sem margem para emergências e com dificuldade até para manter o básico.
O servidor não tem outra fonte de renda, e isso dificulta muito a vida. Além disso, a pressão no trabalho, a cobrança por produtividade e os problemas financeiros elevam os níveis de estresse e adoecimento mental.
O cenário traçado pelos números e pelos relatos revela mais do que uma crise pontual: expõe a fragilidade estrutural da renda média do trabalhador brasileiro, especialmente dos servidores públicos que enfrentam congelamento salarial há anos. O endividamento, portanto, não pode ser tratado apenas como irresponsabilidade individual, mas como consequência direta de políticas públicas ineficazes, inflação acumulada e ausência de suporte à saúde mental e financeira.
Medidas para enfrentar o problema
A Lei do Superendividamento foi criada para auxiliar consumidores, incluindo servidores públicos, a renegociar e pagar suas dívidas de forma mais justa. A legislação estabelece a obrigatoriedade de orientação e acompanhamento dos devedores por parte das instituições financeiras e órgãos de defesa do consumidor.
Além disso, mais do que nunca, é urgente discutir educação financeira, apoio psicológico e medidas concretas de valorização dos servidores. O Brasil não pode continuar ignorando que, enquanto a inadimplência sobe, cresce também o sofrimento silencioso de quem carrega o peso de manter os serviços públicos funcionando — muitas vezes à custa da própria saúde.
Acessos: 1140
No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.
Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.
A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.
📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩💻 Participação presencial e online
#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
Vamos à memória que mais marcou nossa associada Jamille Ipiranga de Lima, do TRT7, e está no mês de setembro do calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ “Memórias do Judiciário” foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Arrasta pro lado e conheça a memória de Jamille.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
Chegou a época de matrículas e rematrículas, e a escolha da escola do seu filho faz toda a diferença no futuro dele. ✨
Entre os pontos a avaliar estão:
📚 A proposta pedagógica
📍 A localização
🤝 Se os valores da escola estão alinhados com os da sua família
E tem mais: o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal conta com centenas de escolas conveniadas que oferecem descontos em matrículas e mensalidades.
Confira em 👉 anajustrabeneficios.com.br
#educacao #clubedevantagens #beneficios #anajustrafederal
✨ O resultado saiu!
O calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal já tem suas 12 histórias de amizade escolhidas. 💌
📌 Foram 36 participações, milhares de votos e um tema que emocionou: “Amizade, do trabalho para a vida”.
As preferidas foram Gercília Vidal de Santana, TRT5, Maria Cardoso Borges, TRT13, Raquel Santanna Ramalho, TRT9, Luzia Almieda Gonçalves Kuntzel, TRE-MS, João Vieira dos Santos Filho, TRT20, Rory Cordeiro e Silva, TRE-PR, Patrícia Vichi Antunes, TRF3, Marley Aparecida de Souza Almeida, TRT2, Maria Angélica Betencourt de Oliveira, TRT9, Filipe Sampaio Canito, TRT7, Micheline Moraes Aarão, TRT17 e Daniela Vitor da Silva, TRT5.
👉 Arraste para ver as participações e comente aqui o que você achou da campanha!
#Calendário2026 #ANAJUSTRAFederal #Amizade
Controlar as finanças pode parecer um sacrifício, mas é justamente esse esforço que abre espaço para mais liberdade e tranquilidade no futuro. 💡
No artigo publicado em nosso site, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, fala sobre os desafios, a importância da disciplina e as ferramentas para transformar a relação com o dinheiro em um caminho de equilíbrio e prosperidade.
📲 Leia o conteúdo completo no site da ANAJUSTRA Federal.
#educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #anajustrafederal
🚗💨 5% OFF no seu novo Honda!!
Mais de R$ 10 mil de desconto no HR-V 2026 e até R$ 7.500 de economia na família City 2026! Todas as versões estão na promoção, mas atenção: é por tempo limitado. ⏳
Como aproveitar:
1️⃣ Acesse o Clube de Vantagens
2️⃣ Faça login com os mesmos dados do site da ANAJUSTRA Federal
3️⃣ Procure pelo convênio Honda e garanta seu desconto
💡 Só é possível uma compra por CPF a cada 12 meses.
Não perca a chance de trocar de carro e economizar!
#ANAJUSTRAFederal #ClubeDeVantagens #DescontoHonda #HRV2026 #City2026 #EconomiaParaServidores #BenefícioExclusivo #ServidoresValorizados