INADIMPLÊNCIA

Uma reflexão sobre o endividamento do brasileiro  

José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, expõe drama do funcionalismo. 

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Um levantamento publicado pelo jornal Valor Econômico nesta semana acendeu mais uma vez o alerta sobre a crise financeira que atinge milhões de brasileiros: quase metade da população adulta está inadimplente. Segundo os dados, o Brasil registra atualmente cerca de 72 milhões de pessoas com contas em atraso, o equivalente a quase 45% da população adulta. Esse índice atinge recordes históricos e se mantém em patamares elevados desde 2023. 

Cerca de 70% dos servidores públicos ativos no Brasil enfrentam algum tipo de endividamento.

Entre os principais fatores apontados na matéria estão o alto custo de vida, a estagnação da renda e a facilidade de crédito com juros elevados, que acabam se tornando armadilhas para o consumidor. A matéria também mostra que o endividamento não é mais apenas uma questão de consumo impulsivo, mas está relacionado à tentativa de sobreviver: muitas famílias estão usando o crédito para pagar contas básicas. 

Por trás destes números frios, há realidades dramáticas como as dos servidores públicos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), aproximadamente 70% dos servidores públicos ativos no Brasil enfrentam algum tipo de endividamento.  

Há anos o servidor do Judiciário não tem reajuste real das suas remunerações, enquanto tudo aumenta: conta de luz, água, telefone, colégio, mercado, combustível e remédios. A inflação acumulada e a ausência de políticas de recomposição salarial tem levado muitos servidores a uma situação crítica de desequilíbrio financeiro, sem margem para emergências e com dificuldade até para manter o básico.  

O servidor não tem outra fonte de renda, e isso dificulta muito a vida. Além disso, a pressão no trabalho, a cobrança por produtividade e os problemas financeiros elevam os níveis de estresse e adoecimento mental. 

O cenário traçado pelos números e pelos relatos revela mais do que uma crise pontual: expõe a fragilidade estrutural da renda média do trabalhador brasileiro, especialmente dos servidores públicos que enfrentam congelamento salarial há anos. O endividamento, portanto, não pode ser tratado apenas como irresponsabilidade individual, mas como consequência direta de políticas públicas ineficazes, inflação acumulada e ausência de suporte à saúde mental e financeira. 

Medidas para enfrentar o problema 

A Lei do Superendividamento foi criada para auxiliar consumidores, incluindo servidores públicos, a renegociar e pagar suas dívidas de forma mais justa. A legislação estabelece a obrigatoriedade de orientação e acompanhamento dos devedores por parte das instituições financeiras e órgãos de defesa do consumidor. 

Além disso, mais do que nunca, é urgente discutir educação financeira, apoio psicológico e medidas concretas de valorização dos servidores. O Brasil não pode continuar ignorando que, enquanto a inadimplência sobe, cresce também o sofrimento silencioso de quem carrega o peso de manter os serviços públicos funcionando — muitas vezes à custa da própria saúde. 

Acessos: 1116

CALENDÁRIO E AGENDA 2026 | QUER RECEBER EM CASA?
Se você mudou de endereço, nunca respondeu à consulta ou mudou de ideia, é hora de atualizar suas preferências!
A consulta já está disponível na área restrita do site e vai até 15 de agosto.
💡 Lembrando:
Se sua escolha está registrada e o endereço está certinho, não precisa fazer nada.
Se nunca participou, é só acessar: “Meus dados” > “Preferências de comunicação” e marcar “Sim”.
Se mudou de ideia, também dá tempo de trocar sua escolha!
💌 Os impressos começam a ser enviados em dezembro.
E a gente entende o carinho: 72% dos brasileiros ainda preferem o papel, segundo a pesquisa Two Sides (2023).
📲 Acesse o link da bio ou vá direto para a área restrita no site.
#anajustrafederal #calendario2026 #agendaanajustra #amizade #judiciáriofederal #comunicaçãoanajustra #papelsempre
14 0
Prevenir é sempre melhor, e mais barato, do que remediar.
Consultas preventivas e exames de rotina estão cobertos pelo plano e ajudam a evitar complicações futuras.
Além de proteger sua saúde, essa prática reduz custos com tratamentos prolongados.

💡 Consulte seu médico periodicamente e participe dos programas de prevenção  do seu plano de saúde.

#anajustrafederal #jusaude #prevencao #medicos #planodesaude
9 0
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO

🎓 Educação que transforma e cabe no seu bolso!

Em parceria com a Faculdade IPEMIG, a ANAJUSTRA Federal oferece descontos de até 70% em cursos de graduação, licenciatura, tecnólogos e pós-graduação. E o melhor: o benefício também vale para seus dependentes de 1º grau!

📚 Confira os descontos:

✔️ 70% em pós-graduação

✔️ 60% em graduação e licenciatura

✔️ Até 40% na matrícula, dependendo do curso

As aulas são oferecidas nas dependências da tradicional Faculdade Batista, com cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC. Um convênio que pode impulsionar sua carreira, abrir portas e concretizar planos.

➡️ Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br

#educacao #descontos #graduacao #posgraduacao #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #faculdadeipemig #bh
15 0
“Hoje, não celebramos um “Dia do Amigo”. Celebramos o amigo em todos os dias — aquele que, mesmo distante, se faz presente com um gesto, uma lembrança, uma escuta, um silêncio.

Por isso, se você está lendo esta mensagem, abrace o amigo que está ao seu lado. E sinta-se, por nós, profundamente abraçado.

Porque amizade verdadeira é essa comunhão silenciosa e sagrada entre corações que se reconhecem — e seguem juntos, mesmo quando cada um caminha por trilhas distintas.”

💙 Este é um trecho do belíssimo texto “A Amizade que Sustenta a Alma” da nossa diretora Glauce de Oliveira Barros

👩🏽‍⚖️👨🏻‍💻Seu melhor amigo veio do trabalho? Participe do nosso CALENDÁRIO 2026! Até 8/8, envie uma foto e conte sua história de amizade feita no Judiciário. Ela pode estar no Calendário mais querido do Judiciário Federal!

👉 Comente “Amizade” para receber o link.

#anajustrafederal #diadoamigo #amizade #pju #servidorpúblicofederal
44 6