IR 2025

Receita libera acesso à declaração pré-preenchida

Modelo dá prioridade na fila de restituição

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Os contribuintes já podem acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física, no site da Receita Federal. O modelo, que tem 86% dos dados já preenchidos pela Receita, foi disponibilizado nesta terça-feira (1º).

O atraso ocorreu por causa da greve dos auditores fiscais do órgão.

O prazo para entrega é o mesmo do formulário a ser preenchido totalmente pelo contribuinte e que está disponível há duas semanas: até as 23h59m59s do dia 30 de maio.

A diferença é que o modelo pré-preenchido encurta o tempo de fornecimento das informações e dá prioridade na fila de restituição.

O economista Jadson Xavier aponta, ainda, outra vantagem do modelo pré-preenchido, que é o contribuinte não correr o risco de cair na malha fina por esquecimento de declarar alguma informação.

Quando você entra na pré-preenchida você já tem as informações ali que a Receita sabe sobre você. Então se você foi no médico e esqueceu de pegar aquela nota fiscal, se você foi no dentista e esqueceu de pegar a nota fiscal, ele automaticamente já declarou na declaração do imposto de renda. É o que trouxeram agora nessa nova mudança, como conta no exterior, saldo bancário, fundo de previdência, investimentos, tudo isso veio nessa nova mudança agora.

Ele chama atenção, no entanto, para a importância de conferir com cuidado todos dados com informações pelas empresas.

Tem que conferir muito, até porque às vezes pode ter informação que não foi declarada. Se não tiver informação que foi declarada você também está deixando de receber uma restituição de imposto. Então é importante você conferir tudo. A declaração para pré-preenchida facilita muito a vida do contribuinte, mas tem que conferir tudo mesmo.

A expectativa, segundo o economista, é que 57% das declarações sejam enviadas no modelo pré-preenchido. No ano passado foram 41%.

A Receita recomenda aos contribuintes que tenham toda a documentação em mãos para comparar com os dados do modelo pré-preenchido. E, em caso de divergências, vão prevalecer as informações dos documentos.

Também a partir desta terça, está disponível a declaração pelo celular, no aplicativo Meu Imposto de Renda, e pelo e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, onde o preenchimento e envio é online.

Acessos: 1509

📲 A ANAJUSTRA Federal agora está ainda mais perto de você.

Criamos comunidades oficiais no WhatsApp para os 26 estados e o DF, com informações regionalizadas sobre benefícios, convênios, eventos e serviços.

Tudo pensado a partir das sugestões dos próprios associados 💬

Quer entrar na comunidade do seu estado?

👉 Comente aqui a palavra ESTADO e receba o link para participar.

É aposentado? Comente também para receber o acesso à comunidade exclusiva.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
11 19
📚✨ Um diário que atravessou o tempo e virou livro.

A associada da ANAJUSTRA Federal Cristina Gemaque, do TRT8, transformou memórias, reflexões e imagens em uma obra sensível e profunda: “Diário de uma desconhecida”.

Entre textos intimistas e fotografias feitas no Brasil e em diferentes partes do mundo, Cristina constrói um mosaico sobre arte, amizade, perdas, crescimento e a forma como nos colocamos no mundo.

O livro nasceu de anotações escritas ao longo de anos e ganhou novas camadas ao dialogar com imagens, cartas e lembranças. Há páginas que parecem sussurros. Outras, abraços. Algumas, perguntas que permanecem.

Uma obra que reafirma a arte como expressão, elaboração e esperança.

A ANAJUSTRA Federal celebra o talento de seus associados e a potência criativa que nasce também dentro do Judiciário Federal. 

#anajustrafederal #espacocultural #servidorpúblicofederal
11 0
Hoje celebramos o berço do samba e da bossa nova, cenário onde natureza e cidade se encontram em um abraço harmonioso entre o mar e a montanha.

Celebramos a terra do Cristo Redentor de braços abertos, do imponente Pão de Açúcar e das calçadas de pedras portuguesas que guardam tantas histórias. Celebramos a alma carioca, que carrega no sorriso a leveza de quem vive sob a proteção de São Sebastião.

O Rio de Janeiro completa hoje 461 anos de beleza, cultura vibrante e charme incomparável.

Quem vive, nasceu ou já esteve na capital fluminense sabe:
o Rio é inspiração permanente.

#anajustrafederal #riodejaneiro #aniversario
14 0
A proposta que regulamenta a data-base dos servidores do PJU e do MPU avançou mais uma etapa e agora está em votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

De autoria da associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a iniciativa busca tornar obrigatória e periódica a revisão anual dos vencimentos, conforme previsto na Constituição.

A votação está aberta e precisa de apoio para avançar.
Vote, participe e compartilhe com colegas.
👉 Apoie você também

🔗 Comente “data-base” e receba o link para votar!

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
140 81
🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
30 2