Finanças

O fim do papel-moeda: os desafios e benefícios da digitalização financeira

26/05/2023 15:12 | Fonte: José Carlos Dorte - Consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal

Projeto de lei que propõe a extinção do papel-moeda tramita na Câmara desde 2020.

Na coluna deste mês, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal reflete sobre os rumos da economia digital.
Na coluna deste mês, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal reflete sobre os rumos da economia digital. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

Número de acessos:

A digitalização tem transformado diversos setores da sociedade, inclusive o sistema financeiro. O Projeto de Lei 4068/20, em análise na Câmara dos Deputados, propõe a extinção do papel-moeda no Brasil, visando transações financeiras exclusivamente digitais. Essa proposta desperta um importante debate sobre os desafios e benefícios dessa transição.

A inclusão financeira de todos os cidadãos é um desafio fundamental nesse processo. Embora o acesso à tecnologia tenha aumentado significativamente nos últimos anos, ainda existem grupos vulneráveis. Estudo realizado em 2021 pelo Brink’s com a Fundação Dom Cabral apontou que 38,5% dos brasileiros não têm conta em banco. Medidas devem ser tomadas para garantir acesso às instituições bancárias, dispositivos eletrônicos e infraestrutura de internet confiável, evitando exclusão financeira involuntária.

Além disso, a segurança cibernética também deve ser reforçada para proteger os dados financeiros. Investimentos em tecnologia, criptografia avançada e sistemas de segurança robustos são necessários para evitar fraudes e invasões.

A eliminação do papel-moeda traz benefícios significativos. Reduz a evasão fiscal, combate à lavagem de dinheiro, caixa dois e dificulta atividades ilegais, como malas de dinheiros e "rachadinhas", promovendo transações rastreáveis e transparentes.

A digitalização oferece maior conveniência e eficiência. Pagamentos instantâneos, como o PIX, revolucionam a forma como lidamos com finanças, simplificando a vida financeira de pessoas e empresas. Além disso, há uma redução de custos operacionais consideráveis, pois não há necessidade de produção, transporte e armazenamento de dinheiro físico.

Recentemente, o Banco Central anunciou o projeto do Real Digital, uma nova moeda digital brasileira que visa revolucionar a forma como os brasileiros compram e pagam. Diferente de outras soluções existentes, o Real Digital possui uma ampla gama de funcionalidades. Seu objetivo principal é facilitar os pagamentos tanto no varejo tradicional quanto no e-commerce, estabelecendo-se como uma moeda paralela ao Real físico.

Essa iniciativa acompanha a tendência de diminuição da dependência do dinheiro físico, impulsionada pelo surgimento de novas tecnologias como cartões de crédito e o sistema Pix. O projeto está em fase de teste e, conforme previsão, deve ser adotado definitivamente até final de 2024.

O Projeto de Lei 4068/20, que propõe a extinção do papel-moeda e a transição para uma economia totalmente digital, desperta um debate importante sobre os desafios e benefícios dessa medida. Embora seja essencial considerar as preocupações relacionadas à inclusão financeira e à segurança cibernética, é inegável que a digitalização pode trazer maior eficiência, transparência e controle para o sistema financeiro.
O aprimoramento das políticas públicas e investimentos adequados são fundamentais para garantir uma transição suave e bem-sucedida para uma economia digital, promovendo assim a modernização e o avanço do sistema financeiro do país.

Número de acessos: