Como investir a restituição do Imposto de Renda?

Renda fixa, fundos moderados ou ações? Confira recomendação do consultor de finanças, José Carlos Dorte.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Metade de 2022 já se passou e estamos nos encaminhando para o final do ano. Muitas
Muitas coisas aconteceram e muitas outras ainda estão por acontecer: controle da pandemia, guerra na Ucrânia, eleições, Copa do Mundo etc.

Em meio a isso, nosso dinheiro está sendo corroído terrivelmente pela inflação. Notamos isso facilmente quando construímos ou reformamos casas,
fazemos compras nos supermercados, adquirimos um carro novo ou quando precisamos abastecê-lo.

É normal que, diante deste cenário, as pessoas usem qualquer dinheiro que entre na conta com gastos do dia a dia, mas essa não é a melhor escolha para quem está endividado. Vamos utilizar o valor da restituição do Imposto de Renda como exemplo.

Neste ano, as devoluções começaram a ser pagas no mês de maio e seguem até setembro. Quem recebeu o valor e tem dívidas, a melhor opção é sair dos financiamentos mais caros tais como cartões de crédito, cheque especial e CDC. O simples fato de poder liquidar ou ao menos diminuir esses débitos irá evitar o carregamento de juros elevados o que onera ainda mais o nosso debilitado orçamento.

Para aqueles que têm reservas e não têm perfil agressivo de investimento, as aplicações financeiras são boas opções em consequências das oscilações das taxas. Os investimentos em Renda Fixa vêm apresentando bons resultados, juntamente com fundos moderados.

O mercado de ações vem andando de lado devido aos efeitos da economia global, movimentos políticos regionais, etc. Papéis de empresas de primeira linha ainda apresentam rentabilidades interessantes, mas exigem do investidor uma rigorosa análise da carteira. As mais tradicionais, como Petrobras, Magazine Luiza e Americanas, tiveram as maiores quedas nos últimos tempos. Antes de investir, é recomendado escolher os segmentos que estão em alta e que não sofrerão com os efeitos dos atuais problemas que estamos convivendo. As mais aconselhadas para o cenário de hoje são Vale, Suzano, Banco do Brasil e Votorantim Metais.

Nestes próximos meses de 2022, minha orientação geral é que você centre suas energias em fazer um controle financeiro, procurando também fazer um bom planejamento, buscando otimizar os gastos futuros, pois não há espaço para aventuras no momento econômico que vivemos.

Por José Carlos Dorte, consultor de finanças da ANAJUSTRA Federal

Acessos: 928

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
20 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
8 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
14 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
16 0