Como investir a restituição do Imposto de Renda?

Renda fixa, fundos moderados ou ações? Confira recomendação do consultor de finanças, José Carlos Dorte.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Metade de 2022 já se passou e estamos nos encaminhando para o final do ano. Muitas
Muitas coisas aconteceram e muitas outras ainda estão por acontecer: controle da pandemia, guerra na Ucrânia, eleições, Copa do Mundo etc.

Em meio a isso, nosso dinheiro está sendo corroído terrivelmente pela inflação. Notamos isso facilmente quando construímos ou reformamos casas,
fazemos compras nos supermercados, adquirimos um carro novo ou quando precisamos abastecê-lo.

É normal que, diante deste cenário, as pessoas usem qualquer dinheiro que entre na conta com gastos do dia a dia, mas essa não é a melhor escolha para quem está endividado. Vamos utilizar o valor da restituição do Imposto de Renda como exemplo.

Neste ano, as devoluções começaram a ser pagas no mês de maio e seguem até setembro. Quem recebeu o valor e tem dívidas, a melhor opção é sair dos financiamentos mais caros tais como cartões de crédito, cheque especial e CDC. O simples fato de poder liquidar ou ao menos diminuir esses débitos irá evitar o carregamento de juros elevados o que onera ainda mais o nosso debilitado orçamento.

Para aqueles que têm reservas e não têm perfil agressivo de investimento, as aplicações financeiras são boas opções em consequências das oscilações das taxas. Os investimentos em Renda Fixa vêm apresentando bons resultados, juntamente com fundos moderados.

O mercado de ações vem andando de lado devido aos efeitos da economia global, movimentos políticos regionais, etc. Papéis de empresas de primeira linha ainda apresentam rentabilidades interessantes, mas exigem do investidor uma rigorosa análise da carteira. As mais tradicionais, como Petrobras, Magazine Luiza e Americanas, tiveram as maiores quedas nos últimos tempos. Antes de investir, é recomendado escolher os segmentos que estão em alta e que não sofrerão com os efeitos dos atuais problemas que estamos convivendo. As mais aconselhadas para o cenário de hoje são Vale, Suzano, Banco do Brasil e Votorantim Metais.

Nestes próximos meses de 2022, minha orientação geral é que você centre suas energias em fazer um controle financeiro, procurando também fazer um bom planejamento, buscando otimizar os gastos futuros, pois não há espaço para aventuras no momento econômico que vivemos.

Por José Carlos Dorte, consultor de finanças da ANAJUSTRA Federal

Acessos: 931

O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
4 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
8 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
28 0
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar grandes folgas e viagens.

Sete datas comemorativas ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriados prolongados sem a necessidade de folgas adicionais.

Use sua agenda e seu calendário ANAJUSTRA Federal 2026 e programe dias de descanso e até mesmo viagens para essas datas!

#anajustrafederal #feriados2026 #pju
13 0