Assista ou reveja: “Economia doméstica: 3 dicas para sair do vermelho”

Em live, José Carlos Dorte dá dicas para sair das dívidas e fazer investimentos.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Live com José  Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal. - ANAJUSTRA Federal

Live com José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal. – ANAJUSTRA Federal

O curso “Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores” chegou ao fim e, na última sexta-feira, 21/5, o consultor da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, falou sobre ele na live “Economia doméstica: 3 dicas para sair do vermelho”. Exclusivo para servidores associados, o curso conta com quatro videoaulas, além de materiais complementares, e tudo pode ser encontrado na página da consultoria financeira.

No encontro de sexta, transmitido pelo Instagram e pelo YouTube da associação, Dorte falou sobre conceitos da economia comportamental, tema também abordado por ele no curso, mas, desta vez, utilizando-se de dois personagens mitológicos: centauro e minotauro, ao invés do Lago do Cisnes. Segundo ele, o centauro é a representação de que “nossa mente deve dominar nossos instintos” e, o minotauro, o contrário.

Ainda conforme Dorte, esse é um dos princípios da economia comportamental, por isso, ele defendeu que, para manter as contas no azul, “é preciso conhecer-se.”

Assista ou reveja no YouTube ou no Instagram

Superendividamento

O especialista falou também sobre o superendividamento dos servidores. “São anos sem reajuste e muitos aumentos” que corroeram os salários do funcionalismo. Neste cenário, de acordo com Dorte, o primeiro passo é começar a lançar todas as despesas em uma planilha ou aplicativo, por exemplo, tanto as fixas quanto as variáveis, durante 90 dias. “Depois, é preciso fazer uma análise. Compensa comprar comida fora ou fazer em casa? É preciso fazer esse exame”, ressaltou.

Ele alertou ainda para as taxas bancárias e mensalidades de serviços não utilizados e sugeriu o cancelamento deles para dar certo alívio ao orçamento doméstico, além de abordar outras estratégias para saldar dívidas e fazer investimentos.

Consultoria financeira

Na live, Dorte lembrou ainda que a consultoria financeira da entidade foi criada para levar ao associado atendimento personalizado na área. O serviço, há anos, é um importante apoio para o servidor na declaração do Imposto de Renda, mas também na elaboração de planos de ação para que ele saia das dívidas, melhore seus rendimentos ou invista com segurança.

Para falar com a consultoria, envie e-mail para financas@anajustrafederal.org.br.

IR 2020

Faltam poucos dias para o encerramento do prazo final de entrega do IR 2020 e, se você é associado, pode contar com o auxílio da consultoria financeira da entidade.  O consultor e sua equipe estão disponíveis para responder às perguntas dos servidores via e-mail e também por WhatsApp e chat. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, horário de Brasília.

Para tirar sua dúvida pelo aplicativo ou chat, localize no rodapé do site os ícones do WhatsApp ou da ferramenta de mensagens em tempo real. Ao optar pela primeira opção, inicie a conversa e responda com o número 8 (Imposto de Renda) para falar com a consultoria financeira. O associado também pode salvar o número (61) 3322-6864 na agenda do celular e iniciar o atendimento pelo próprio aparelho.

Se preferir falar pelo chat, selecione essa opção no rodapé do site, informe seus dados pessoais e descreva sua dúvida para iniciar o atendimento.

Além disso, os associados também podem enviar suas perguntas para financas@anajustra.org.br e, em um prazo de 48h, receberão a resposta.

Acessos: 0

🎁 Mais um associado contemplado no sorteio de Dia dos Pais!

O Sr. Paulo José Corrêa esteve na sede da ANAJUSTRA Federal para retirar o seu prêmio e já levou para casa essa lembrança especial.

É uma alegria para nós poder valorizar e presentear nossos associados em datas como essa. Ao todo, foram 65 prêmios sorteados em comemoração ao Dia dos Pais. 💙

#anajustrafederal #diadospais #associadoanajustra #valorização
42 1
Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅

Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.

Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲

#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
51 5
Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
24 0