Finanças

Assista ou reveja: "Economia doméstica: 3 dicas para sair do vermelho"

24/05/2021 09:48 | Fonte: Alessandra Martins, da assessoria

Em live, José Carlos Dorte dá dicas para sair das dívidas e fazer investimentos.

A+ A-

Live com José  Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal. - ANAJUSTRA Federal Live com José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal. - ANAJUSTRA Federal

O curso “Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores” chegou ao fim e, na última sexta-feira, 21/5, o consultor da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, falou sobre ele na live “Economia doméstica: 3 dicas para sair do vermelho”. Exclusivo para servidores associados, o curso conta com quatro videoaulas, além de materiais complementares, e tudo pode ser encontrado na página da consultoria financeira.

No encontro de sexta, transmitido pelo Instagram e pelo YouTube da associação, Dorte falou sobre conceitos da economia comportamental, tema também abordado por ele no curso, mas, desta vez, utilizando-se de dois personagens mitológicos: centauro e minotauro, ao invés do Lago do Cisnes. Segundo ele, o centauro é a representação de que “nossa mente deve dominar nossos instintos” e, o minotauro, o contrário.

Ainda conforme Dorte, esse é um dos princípios da economia comportamental, por isso, ele defendeu que, para manter as contas no azul, "é preciso conhecer-se."

Assista ou reveja no YouTube ou no Instagram

Superendividamento

O especialista falou também sobre o superendividamento dos servidores. “São anos sem reajuste e muitos aumentos” que corroeram os salários do funcionalismo. Neste cenário, de acordo com Dorte, o primeiro passo é começar a lançar todas as despesas em uma planilha ou aplicativo, por exemplo, tanto as fixas quanto as variáveis, durante 90 dias. "Depois, é preciso fazer uma análise. Compensa comprar comida fora ou fazer em casa? É preciso fazer esse exame”, ressaltou.

Ele alertou ainda para as taxas bancárias e mensalidades de serviços não utilizados e sugeriu o cancelamento deles para dar certo alívio ao orçamento doméstico, além de abordar outras estratégias para saldar dívidas e fazer investimentos.

Consultoria financeira

Na live, Dorte lembrou ainda que a consultoria financeira da entidade foi criada para levar ao associado atendimento personalizado na área. O serviço, há anos, é um importante apoio para o servidor na declaração do Imposto de Renda, mas também na elaboração de planos de ação para que ele saia das dívidas, melhore seus rendimentos ou invista com segurança.

Para falar com a consultoria, envie e-mail para financas@anajustrafederal.org.br.

IR 2020

Faltam poucos dias para o encerramento do prazo final de entrega do IR 2020 e, se você é associado, pode contar com o auxílio da consultoria financeira da entidade.  O consultor e sua equipe estão disponíveis para responder às perguntas dos servidores via e-mail e também por WhatsApp e chat. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, horário de Brasília.

Para tirar sua dúvida pelo aplicativo ou chat, localize no rodapé do site os ícones do WhatsApp ou da ferramenta de mensagens em tempo real. Ao optar pela primeira opção, inicie a conversa e responda com o número 8 (Imposto de Renda) para falar com a consultoria financeira. O associado também pode salvar o número (61) 3322-6864 na agenda do celular e iniciar o atendimento pelo próprio aparelho.

Se preferir falar pelo chat, selecione essa opção no rodapé do site, informe seus dados pessoais e descreva sua dúvida para iniciar o atendimento.

Além disso, os associados também podem enviar suas perguntas para financas@anajustra.org.br e, em um prazo de 48h, receberão a resposta.