Lançamentos na ficha “bens e direitos”

IR 2019

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


José Carlos Dorte é consultor financeiro da ANAJUSTRA.

Por José Carlos Dorte

Faltando apenas alguns dias para o término da entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 (ano-base 2018) e considerando que muitos servidores ainda têm dúvidas sobre lançamentos na ficha “bens e direitos”, elaboramos este artigo para explicar um pouco mais sobre o tema.

Para declarar os bens que já possuía, o que importa para a Receita Federal é que eles constem na sua declaração. Assim, aqueles que constam na declaração do ano anterior, basta apenas repetir na de 2019 com seus devidos valores.

No caso de bens adquiridos em 2018 que não foram lançados ainda, você deverá declará-los. Um exemplo que causa muita dúvida é o daquelas pessoas que trocaram umas três vezes de carro durante o ano. Para a Receita Federal, o importante é qual bem você estava de posse em 31/12/2018. É como se você tivesse tirado uma fotografia da sua situação financeira nesta data.

Para isso, você deve lançar na ficha bens e direitos, no código 21, o código do Renavan desse veículo e todas as suas características. Já o carro que consta na declaração de 2018 (ano-base 2017) e foi vendido, você deverá fazer a baixa dele. Mas como fazer isso? Basta lançar novamente este ano, deixando a posição dezembro/2018 zerada, não declarando o valor do bem. Na descrição você informa que o veículo foi vendido, o CPF do comprador e o valor. Pronto, você já fez a baixa do veículo na sua declaração.

De uma forma geral, os demais bens na sua declaração obedecem quase estes mesmos critérios. Aqueles que você ainda possui, basta repetir e atualizar os valores, com exceção dos bens imóveis que possuem regulamento próprio. A atualização de imóveis deve ser feita somente se houve investimentos em reformas ou ampliação, devidamente comprovados com notas fiscais. Fora isso, você deve obedecer às regras já divulgadas neste artigo.

Quanto se tratar de aplicações financeiras, não é diferente, basta atualizar os valores que constam como saldo em 31/12/2018. E se existir uma situação que você já gastou o dinheiro? Neste caso, é a mesma coisa do veículo, basta efetuar a baixa, informando que tais valores foram para custear despesas da família ou aquisição de outro bem que poderá vir a substituir na ficha de bens e direitos.

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Fale comigo pelo e-mail: financas@anajustra.org.br. Você também pode acessar a área restrita e tirá-las online no chat que está disponível de segunda a sexta, das 8h às 13h (de Brasília), horário que será ampliado a partir do dia 25/4.

José Carlos Dorte
Consultor de Finanças 

Acessos: 0

Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
12 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
43 5
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
41 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
44 11