Saiba tudo sobre cadastro positivo e nota de crédito

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Por José Carlos Dorte*

A nova Lei do Cadastro Positivo foi sancionada nesta segunda-feira, 8/4, mas a inclusão automática de consumidores no banco de dados existente desde 2011 só começará daqui a quatro meses.

 

Pelas novas regras, CPFs e CNPJs serão incluídos em bancos de dados dos birôs de crédito ( Serasa, SPC, Boa Vista), e todas as compras a prazo, além das de consumo (água, internet, aluguel) passarão a ser usadas na formação de uma nota de bom pagador. Não entram na lista pagamentos à vista (em dinheiro ou no débito), saldos bancários e aplicações. Também não são disponibilizados dados como o que foi comprado, nome do estabelecimento ou localização de imóvel financiado.
 

Os bancos e varejistas que acessarem os birôs de crédito para decidir sobre um financiamento visualizarão apenas um escore. Para acessar as contas detalhadas, o cliente precisará dar autorização expressa para a consulta.
 

Para os consumidores, os principais pontos da nova Lei são: 
 

  • Quem for adicionado no cadastro deve ser comunicado da inclusão e dos canais disponíveis para sair dele em até 30 dias;
  • O cancelamento e a reabertura do cadastro serão feitos com um pedido do próprio consumidor. O gestor do cadastro terá dois dias úteis para atender ao pedido;
  • O consumidor poderá ver seu histórico e pontuação e também pedir que informações erradas sejam corrigidas em até 10 dias.

O Cadastro Positivo foi criado pela Lei nº 12.414, de 9 de junho de 2011. É um banco de dados que contém o histórico de crédito e o comportamento de pagamentos de obrigações dos clientes (pessoas físicas e jurídicas).

 

Ele não era obrigatório, mas ao autorizar a abertura de cadastro e o compartilhamento do histórico de crédito, o consumidor poderia ser reconhecido como um bom pagador no mercado financeiro e poderia ajudar a expandir seu relacionamento com os bancos, podendo alcançar melhores benefícios e taxas.

 

Como funciona?

 

Toda vez que você vai ao banco ou efetua um pagamento de boleto pela internet, há um sistema que captura todos os seus dados, data de vencimento, valor e data de pagamento. Após capturar estes dados, ele forma uma estatística de quantos boletos você pagou no ano, quantos foram pagos em dia e quantos foram pagos atrasados.

 

Além disso, as instituições efetuam troca de informações com bancos, financeiras e operadoras de cartões de crédito no sentido de atualizar seu comportamento no pagamento dos compromissos. 

 

Outra informação inclusa é a sua alavancagem no crédito consignado. Alavancagem é o quanto você já antecipou e quanto já comprometeu a sua renda com pagamento de parcelas de financiamento.

 

De posse destas informações é que é atribuída uma nota de crédito ou “score” ao consumidor, que vai de 0 a 1.000. Quanto mais alta a nota de crédito, melhor para receber descontos especiais, menores taxas em financiamentos, melhor oferta de crédito.

 

Atribuir notas de crédito não é nenhuma novidade, uma vez que já ouvimos falar que empresas tiveram notas de crédito rebaixadas, até mesmo a do Brasil em função de descontroles financeiros.

 

A matéria é muito controversa, pois o cliente pode pagar todas suas contas em dia e, por um lapso, esquecer de pagar uma conta de água e ver o nome dele no SPC no outro. Com isso a nota é rebaixada, podendo trazer certos transtornos. 

 

Para aumentar sua nota de crédito ou “score”, limpar seu nome é fundamental. Se você tem dívidas atrasadas, negocie com os credores e pague todas elas. Essa deve ser a sua prioridade. Sem isso, dificilmente você vai conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu cadastro.

 

Você não quer esperar? Abra seu cadastro positivo
 

Você pode fazer a sua adesão ao Cadastro Positivo por meio do site da Serasa. Outra opção é ir até uma das agências da Serasa Experian e pedir a inclusão no banco, apresentando um documento de identidade original com foto ou cópia autenticada. 

Se você já é cadastrado, confira como consultar score na Serasa
 

Passo 1: acesse o site www.serasaconsumidor.com.br

Passo 2: na página, procure o item “consultar agora grátis”.

Passo 3: em seguida, insira seus dados ou, se for o primeiro acesso, faça o seu cadastro.

Passo 4: agora você poderá acessar o seu score de crédito.

 

Agora que você já sabe de tudo isso, aproveite para administrar seu cadastro positivo e passe a cobrar preços mais justos nos financiamentos e nos produtos.

 

*José Carlos Dorte

Consultor Financeiro da ANAJUSTRA

Acessos: 0

Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰

Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.

E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚

#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
15 0
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️

Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.

A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.

#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional
519 18