
RRA de Quintos e Outras Verbas: como declarar valores recebidos em 2024
Em artigo, consultor financeiro pede atenção a dois casos. Confira!
José Carlos Dorte
Em 2015, aprendemos e vivenciamos muitas lições que certamente serão repetidas em 2016. O ano mudou e o cenário para investidores permanece nebuloso com ausência de um sinal claro de estabilização política e econômica.
Olhando mais para trás, 2014 foi um ano ruim para alguns investimentos na bolsa, visto que ela completou o quinto ano de desempenho negativo e a poupança ficou com a rentabilidade anual abaixo da inflação. Entretanto outros investimentos tiveram resultados interessantes a exemplo do ouro, dólar e as taxas de juros para empréstimos, que dispararam.
Podemos dizer então que as crises configuram-se também como oportunidades, e os investidores que têm propensão a arriscar, muitas vezes, saem ganhando. Por outro lado, nem todos têm a predisposição de correr riscos, principalmente em um momento como este.
Para 2016, procuramos algumas respostas sobre alguns temas:
1 – Instabilidade na política está afetando a economia. O ano de eleições municipais e Olimpíadas certamente deixará mais ressacas.
2 – O dólar vai subir muito acima dos R$ 4,00?
3- Haverá mais rebaixamento dos ratings do Brasil?
4 – A Operação Lava Jato vai ter mais desdobramentos?
5 – Política monetária do Brasil: governo vai ter pulso para manter a taxa Selic? Até quando ele tem o controle da economia?
6 – Desaceleração da economia chinesa.
7 – Preços do petróleo e minério continuarão despencando?
Todas essas questões influenciam nas tomadas de decisões dos investidores e é bom ficar atento a elas.
O dinheiro circula na economia como se fosse um barco, buscando sempre o porto seguro em lugares onde não corre o risco da desvalorização. Por isso que ativos como ouro e dólar acabam sempre recebendo uma enxurrada de investimentos em época de instabilidade da política e da economia.
Para os predispostos a correr riscos, uma dica é investir em ações de empresas com ótima situação de caixa e que tiveram bons resultados financeiros no último trimestre, a exemplo de ações da Cielo e Ultrapar. Ainda nesta linha, fundos cambiais e multimercados se apresentam com boas perspectivas de rentabilidade. Vale lembrar que estes investimentos têm riscos de perda de capital e, portanto, requerem experiência e entendimento das regras.
Para aquelas pessoas que são conservadoras, mas querem correr algum tipo de risco, sem expor o total da carteira, uma recomendação é procurar os fundos moderados à base de 80/20, sendo 80% em renda fixa e 20% em carteiras lastreadas em câmbio e ouro.
Já para os conservadores por excelência, uma boa opção é a Renda Fixa em fundos DI de crédito privado com liquidez diária. E para aqueles que, além de conservadores não têm necessidade de dinheiro no curto prazo, as LCAs e LCIs com rentabilidade acima de 90% do CDI. Neste caso, procure seu gerente e faça uma boa negociação, pois quanto maior o montante, maior é o percentual de remuneração em cima do CDI.
Um investimento de longo prazo que não cai de moda são os imóveis. Procurar bons lançamentos em locais privilegiados tem sido uma excelente opção. Conhecer a empresa construtora e seu histórico são dicas importantes para não ter surpresas futuras ao optar por este investimento.
Por fim, para aqueles que ainda estão cheio de dívidas, a dica é fazer um planejamento e parcelando com urgência, visto que as taxas de juros tendem a subir e irá pesar cada vez mais no seu orçamento. Diante de um cenário como este, de dívidas, repensar seus hábitos de consumo e controlar suas finanças nunca foi tão importante quanto agora.
José Carlos Dorte é consultor financeiro da ANAJUSTRA
Acessos: 0
✨ A Páscoa nos convida a enxergar a vida com olhos de fé e esperança.✨
🙏 Que a certeza da ressurreição aqueça o seu coração, fortaleça seus sonhos e encha seus dias de significado.
Feliz Páscoa!
#anajustrafederal #anajustra #pascoa #fé #esperanca
DICA JUSaúde | SAÚDE MENTAL TAMBÉM IMPORTA! 💙
Cuidar da saúde mental é essencial para manter o equilíbrio, lidar com os desafios e viver com mais qualidade.
Incorporar pequenos hábitos no dia a dia pode ajudar e muito!
👉 Reforce sua rede de apoio, respeite seus limites e procure ajuda profissional quando necessário.
#jusaúde #anajustrafederal #saudementalimporta #cuidedevocê #equilibrioemocional #bemestar
CLUBE DE VANTAGENS | COLÉGIO CRUZEIRO
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes VIP têm desconto nas mensalidades do Colégio Cruzeiro, eleito o colégio mais amado do Rio pela Veja Rio! 💙
A parceria é válida para as unidades:
📍 Centro
📍 Jacarepaguá
Com 163 anos de história, o Colégio Cruzeiro alia tradição, inovação e uma proposta pedagógica que valoriza o afeto, a autonomia e o pensamento crítico.
➡️ Acesse www.anajustrafederal.org.br e saiba mais (link na bio).
#clubedevantagens #anajustrafederal #colegiocruzeiro #educacaodeexcelencia #benefícioparaassociados
🩺A Semana da Saúde do TRT9 foi um sucesso!
De 7 a 9 de abril, os servidores contaram com diversos serviços para cuidar do bem-estar, em parceria com a Unimed Curitiba e ANAJUSTRA Federal.
#ANAJUSTRAFederal #SemanaDaSaúdeTRT9 #TRT9 #Saúde #BemEstar #UnimedCuritiba
CLUBE DE VANTAGENS | NISSAN 🚗
Fomos até a Nissan, parceira do nosso Clube de Vantagens, conhecer os veículos que estão com desconto até maio.
⚠️ SPOILER: Os descontos chegam a R$ 39 mil e os carros são um mais lindo que o outro.
📹 Assista ao vídeo e confira o primeiro veículo que você tem desconto!
Em breve, teremos a sequência com mais TRÊS modelos. Aguarde!
Se você já é associado ou dependente VIP, em anajustrabeneficios.com.br já pode conferir todos os modelos e descontos em uma tabela na página do parceiro.
#anajustrafederal #convenio #nissan #parte1
Que encontro lindo! Estivemos no 3º Encontro dos Magistrados e Servidores Aposentados do TRT10.
Um dia de abraços, reencontros e muita emoção.
Celebrar a trajetória de quem construiu a história do Judiciário é sempre especial.
#anajustrafederal #TRT10 #legadosdesabedoria #acolhimento #reencontros #alegría