ANAJUSTRA Federal amplia presença no país com nova unidade administrativa
A entidade possui endereço físico em mais oito estados, além da sede, em…
Cursos serão alinhados às exigências da nova lei.

Com a aprovação do PL 3084/2025, cuja sanção deve ocorrer até 19/12, o Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Judiciário Federal terá um novo modelo de pagamento, reformulando regras e corrigindo distorções.
A atualização cria oportunidades para quem deseja elevar sua remuneração por meio de titulações e capacitações, e a ANAJUSTRA Federal já se movimenta para acompanhar essa mudança.
Em 2026, a entidade vai firmar novas parcerias com instituições de ensino para oferecer cursos alinhados às exigências da nova lei e dos tribunais e às necessidades dos associados, criando melhores condições de acesso e permanência, além de descontos nas mensalidades.
“Somos um grupo de servidores fundamentais e estratégicos para o país, e como a maior entidade representante dos servidores do Judiciário Federal, buscaremos as melhores possibilidades de qualificação profissional, não só para reflexo disso nos nossos contracheques mas, sobretudo, para responder à demanda e confiança que o Estado e a sociedade depositam em nossas atividades profissionais”, aponta o presidente da associação, Antônio Carlos Parente.
Para ele, o novo AQ é mais que uma atualização de valores. “Sabemos que podemos avançar mais em relação à valorização da categoria, mas o novo modelo vai corrigir distorções e reconhecer de forma mais justa o esforço de quem se qualifica. Isso aproxima o Judiciário Federal das práticas já adotadas em outras carreiras estratégicas da administração pública. É um passo importante para o estímulo ao desenvolvimento profissional.”
Hoje, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal possui cerca de 100 convênios, presenciais e on-line, com instituições de ensino superior em todo o país e descontos de 10 a 70%, desde graduação e pós-graduação até formações técnicas e cursos livres. “São oportunidades que alcançam servidores de todas as regiões, permitindo que cada associado escolha a formação que melhor se adapta às suas necessidades e aos interesses do seu tribunal”, destaca.
Atualmente, os percentuais do AQ são aplicados sobre o vencimento do servidor e variam conforme a titulação ou o curso realizado, sendo 1% – ações de treinamento com pelo menos 120 horas, 7,5% – especialização, 10% – mestrado e 12,5% – doutorado.
O novo AQ será calculado com base em múltiplos do Valor de Referência (VR) – 6,5% do valor integral da CJ-1.
Diferente de hoje, o texto do PL prevê a incorporação do AQ, referente ao doutorado, mestrado, especialização e segundo curso de graduação, à aposentadoria e às pensões, desde que o título tenha sido obtido antes da inativação.
Ele também define limites de acumulação do benefício. Doutorado e mestrado não se acumulam e absorvem adicionais de menor nível, exceto capacitação. A soma dos adicionais de especialização, segundo curso de graduação e certificações está limitada a 2x o VR. Já o adicional de capacitação pode ser acumulado com qualquer outro.
Os adicionais por capacitação e certificações são válidos por 4 anos a partir da conclusão da certificação ou da última ação de capacitação que completar o mínimo exigido.
O adicional será devido a partir da data de apresentação do título, diploma ou certificado.
Os adicionais já reconhecidos e homologados pelos órgãos do Judiciário permanecem válidos, desde que ainda vigentes, respeitando as novas regras de acumulação.
O servidor cedido não fará jus ao AQ, exceto quando estiver cedido para órgãos da União ou para a Funpresp-Jud.
Quer sugerir uma instituição educacional? Envie e-mail para beneficios@anajustrafederal.org.br ou acesse a página “sugira um parceiro“.
Acessos: 6140
A Páscoa nos convida a olhar para dentro.
É tempo de renovação, de esperança e de recomeços silenciosos — daqueles que fortalecem o que realmente importa.
Mais do que uma data, é um lembrete de que sempre é possível seguir em frente com mais leveza e confiança nos novos caminhos.
Que este momento traga serenidade, fortaleça os laços e renove as energias para tudo o que ainda está por vir.
✨ Feliz Páscoa!
#pascoa #anajustrafederal
O aplicativo da ANAJUSTRA Federal chegou e os associados já começaram a sentir a diferença na prática.
Receber esse retorno é o que mostra que estamos no caminho certo. Um aplicativo pensado para facilitar, aproximar e colocar as vantagens de ser associado na palma da mão.
📲 E você, já baixou o app?
#anajustrafederal #aplicativo #associados
⚖️ Teve novidade nas ações — e você precisa saber o que mudou
O novo boletim jurídico da ANAJUSTRA Federal já está disponível e traz os andamentos mais recentes de cinco ações importantes.
E o melhor: tudo explicado de forma simples, direta e sem juridiquês 👇
✔ O que aconteceu em cada processo
✔ O que isso significa na prática
✔ Quais são os próximos passos
📌 Entre os temas: previdência, URV e verbas remuneratórias — assuntos que impactam diretamente os servidores.
#ANAJUSTRAFederal #BoletimJurídico #ServidorPúblico
💳🛡️ No aplicativo da ANAJUSTRA Federal, você acompanha seus seguros e crédito consignado de forma simples e rápida.
Pelo app é possível consultar contratos, acompanhar apólices, verificar coberturas e simular novas operações.
📱 Tudo em um só lugar. Tudo na palma da mão.
Baixe e concorra a + de 100 prêmios. Serão 10 sorteios até o final de maio.
#ANAJUSTRAFederal #AppANAJUSTRAFederal #Seguros #CréditoConsignado
Chegou o nosso 2º sorteio de prêmios para quem baixou e fez login no APP da ANAJUSTRA Federal até 29/3 🤩
Assista ao vídeo e confira 🎥
Ainda não fez o download do APP?
📲 Baixe a concorra a prêmios.
A campanha segue até 19/5, último prazo para concorrer ao grande sorteio do dia 25/5, que tem entre os prêmios uma Echo Dot 5ª geração da Amazon e um Headphone JBL Tube 520BT.
#anajustrafederal #sorteiodepremios #aplicativoanajustra
🦁 Quer receber sua restituição mais rápido no IR 2026? Então fique atento!
A Receita Federal promete agilizar os pagamentos este ano — com a expectativa de que 80% dos contribuintes recebam até 30 de junho 👀
📅 E já temos o calendário: os lotes começam em 29 de maio e seguem até 31 de agosto.
Outra novidade é a restituição automática para quem tinha valores a receber, mas não era obrigado a declarar. A medida pode beneficiar milhões de pessoas!
💡 Dica importante: quanto antes você enviar sua declaração, maiores são as chances de receber nos primeiros lotes.
🤔 Ficou com dúvida?
A nossa consultoria financeira está pronta para te ajudar em cada etapa!
Declare com segurança, evite erros e fique de olho na sua restituição 💰
#IR2026 #ImpostoDeRenda #Restituição #ANAJUSTRAFederal