
RRA de Quintos e Outras Verbas: como declarar valores recebidos em 2024
Em artigo, consultor financeiro pede atenção a dois casos. Confira!
Preencher a declaração do Imposto de Renda confiando plenamente nos dados que constam no comprovante de rendimentos entregue pelas empresas às pessoas físicas pode trazer problemas aos contribuintes menos atentos.
O erro pode gerar incongruências nas informações recebidas pela Receita Federal e a consequência é o contribuinte cair na malha fina e ser chamado para dar explicações. Por isso, é importante ter todos os documentos que comprovem os dados que constam no informe de rendimentos para não ter problemas mais tarde.
“Erros no informe são comuns”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Gildo Freire de Araújo. Entre os erros mais comuns citados por Araújo estão o valor de Previdência Social e o retido na fonte.
Além disso, a soma dos rendimentos recebidos tributáveis também pode estar errada. “Os erros nos rendimentos são bem comuns, até porque a elaboração dos informes, muitas vezes, é terceirizada. E esses sistemas podem falhar”, avalia o conselheiro do CRC-SP, Sebastião Gonçalves. “A fonte pagadora tem de tomar cuidado”.
O que fazer
Na última semana, a UnB (Universidade de Brasília) identificou erros em 80 comprovantes de rendimentos dos seus funcionários que estavam sendo disponibilizados pela internet. A página foi tirada do ar, mas voltará a funcionar assim que os erros forem corrigidos.
A universidade avalia se os profissionais que já entregaram a declaração devem fazer uma retificação. Essa, segundo Araújo, é a única saída possível aos contribuintes que fizeram a declaração com o informe errado e só perceberam depois. “Eles têm de fazer a retificação”, afirma.
Contudo, antes de entregar o documento, ele atenta que, caso os contribuintes percebam algum erro, eles devem procurar a empresa para que ela averigue o que ocorreu durante o processo de emissão do informe. “O melhor caminho é acionar a empresa, porque senão ela entregará informações para a Receita diferentes daquelas que o contribuinte colocou”, reforça Araújo.
“O contribuinte não pode ficar quieto. Ele tem de buscar a fonte pagadora. Caso contrário, ele pode cair na malha fina”, alerta Araújo.
Penalidades
De acordo com Gonçalves, as empresas que entregaram os informes com erros podem ser multadas em cerca de R$ 41,43 para cada contribuinte que teve a informação errada ou omitida.
A penalidade ocorre caso a informação errada permaneça e o contribuinte não perceba e acabe sendo chamado pela Receita Federal. Contudo, em situações como a que ocorreu na UnB, que detectou o erro e está corrigindo, não há autuação.
Fonte: Infomoney
how to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomawill my girlfriend cheat my girlfriend cheated on me with a girl cheat on my girlfriendwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
Acessos: 0
🩺A Semana da Saúde do TRT9 foi um sucesso!
De 7 a 9 de abril, os servidores contaram com diversos serviços para cuidar do bem-estar, em parceria com a Unimed Curitiba e ANAJUSTRA Federal.
#ANAJUSTRAFederal #SemanaDaSaúdeTRT9 #TRT9 #Saúde #BemEstar #UnimedCuritiba
CLUBE DE VANTAGENS | NISSAN 🚗
Fomos até a Nissan, parceira do nosso Clube de Vantagens, conhecer os veículos que estão com desconto até maio.
⚠️ SPOILER: Os descontos chegam a R$ 39 mil e os carros são um mais lindo que o outro.
📹 Assista ao vídeo e confira o primeiro veículo que você tem desconto!
Em breve, teremos a sequência com mais TRÊS modelos. Aguarde!
Se você já é associado ou dependente VIP, em anajustrabeneficios.com.br já pode conferir todos os modelos e descontos em uma tabela na página do parceiro.
#anajustrafederal #convenio #nissan #parte1
Que encontro lindo! Estivemos no 3º Encontro dos Magistrados e Servidores Aposentados do TRT10.
Um dia de abraços, reencontros e muita emoção.
Celebrar a trajetória de quem construiu a história do Judiciário é sempre especial.
#anajustrafederal #TRT10 #legadosdesabedoria #acolhimento #reencontros #alegría
ESPAÇO CULTURAL | FERNANDO MESQUITA
Servidor aposentado do TRT da 3ª Região, Fernando Mesquita transformou a paixão pela culinária e pela escrita em um legado. Autor de livros como “Sem Açúcar”, “com Afeto” e “Empório Vegano”, ele resgata histórias, receitas e saberes de mulheres que moldaram a culinária mineira.
Agora, se dedica à ficção com o romance “…até o último suspiro” e prepara novos projetos que unem tradição, espiritualidade e amor pela comida.
📚 Conheça mais sobre ele no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal. Link na bio!
#espacocultural #anafederal #culináriaafetiva #culturagastronômica #servidor
✨Você que mora em Goiás agora pode ter uma experiência exclusiva de saúde, com acesso aos hospitais mais renomados do Brasil! ✨
Chegou o Aurum, Plano de Saúde premium da Unimed Goiânia.
✅ Rede hospitalar de alto padrão
✅ Sem coparticipação
✅ Reembolso para procedimentos fora da rede
✅ Serviço de Concierge
✅ Consultoria especializada da ANAJUSTRA Federal
Se você já é beneficiário Unimed Goiânia, faça já seu UPGRADE e aproveite suas carências! Se ainda não é, fale com nossa equipe e venha para a JUSaúde!
#arum #hospitais #saude #goiás
Por trás de cada benefício, projeto cultural, jurídico ou de bem-estar, tem uma missão que nos move: valorizar quem constrói a Justiça Federal no dia a dia.
Há mais de 25 anos, a ANAJUSTRA Federal atua para garantir direitos, fortalecer laços e ampliar conquistas.
E seguimos juntos — por você e com você. 💙
#anajustrafederal #institucional #servidorvalorizado #juntossomosmaisfortes #justicafederal