CSJT aprova retirada dos planos de saúde da margem consignável

–


Foto: Flickr/TST

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em sessão nesta sexta-feira, 23/10, aprovou por maioria a exclusão de contribuição para planos de saúde da margem consignável dos servidores do Judiciário Trabalhista. 

Em março deste ano, a ANAJUSTRA Federal protocolou no órgão um pedido de providências sobre o tema e, em julho, ajuizou ação judicial com o mesmo fim, argumentando que o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Ministério Público da União (MPU) já adotaram essa medida em benefício de seus quadros funcionais. 

No pedido protocolado no CSJT, a associação sustentava ser necessária a revisão da Resolução CSJT nº 199/2017, uma vez que o dispositivo se encontra em desconformidade com a Lei 1.046/1950 e tem causado uma série de transtornos e prejuízos aos servidores, entre eles, a necessidade do servidor excluir um familiar da condição de beneficiário do plano de saúde, no intuito de aumentar sua margem consignável para utilizar em outras finalidades. 

Ainda conforme a entidade, diante da redução da margem consignável, os servidores não têm tido a possibilidade de desconto em folha quando contratam empréstimos junto a instituições financeiras, que é uma modalidade de crédito em que os juros são bem menores que os do mercado. Isso acarreta a cobrança de juros bem mais elevados via empréstimos tradicionais inviabilizando ou diminuindo o acesso ao crédito.

“A retirada dos planos de saúde da margem consignável, nestes tempos de pandemia, é um grande alívio financeiro para os servidores e, por isso, comemoramos junto com eles essa vitória”, avaliou o vice-presidente da associação, Áureo Pedroso. 

Com a decisão desta sexta, a norma será republicada e os Tribunais do Trabalho oficiados sobre o novo entendimento do Conselho, conforme orientou a presidente do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi. 

Pedido de vista

O tema estava na pauta da sessão de 28/8 do CSJT, mas seu julgamento foi suspenso após pedido de vista do desembargador conselheiro Nicanor de Araújo Lima. Antes disso, o relator do processo, desembargador conselheiro Lairto José Veloso, se pronunciou favorável ao pedido, no que foi acompanhado nesta sexta pelo conselheiro vistor e pela a maioria dos demais integrantes do órgão. 

Acessos: 86

📚 Histórias que merecem ser contadas. E preservadas!

Recebemos com muita alegria um exemplar do livro Memórias da História da Justiça do Trabalho na Paraíba, de autoria do nosso associado Ocino Batista, servidor aposentado do TRT da 13ª Região. @trt13paraiba 

Na obra, Ocino percorre quatro décadas da história da Justiça do Trabalho na Paraíba, resgatando acontecimentos e experiências sob o olhar de quem acompanhou de perto essa trajetória.

E essa história com a literatura não é novidade por aqui! ❤️ Em março de 2021, contamos no nosso blog Espaço Cultural sobre sua estreia como romancista, com A Chegada da prima Vera, uma narrativa ambientada no sertão cearense.

Advogado, escritor e articulista, com publicações em diversos veículos de comunicação, Ocino segue transformando vivências e memórias em literatura.

Para nós, é uma alegria acompanhar e valorizar o talento dos nossos associados. E, desta vez, com um presente que também contribui para preservar a memória da Justiça do Trabalho.

👏 Parabéns pela obra, Ocino! E muito obrigado pelo carinho de compartilhar conosco mais esse capítulo da sua trajetória!

#anajustrafederal #espaçocultural #literatura #justiçadotrabalho #trt13
48 3