ANAJUSTRA aciona STF contra o aumento da contribuição previdenciária

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


(Foto: Dorivan Marinho/STF)

A ANAJUSTRA ajuizará ação direta de inconstitucionalidade contra o dispositivo da Medida Provisória 805/17 que aumentou de 11% para 14% a contribuição previdenciária dos servidores públicos federais com salários acima do atual teto do INSS.

O escritório Ibaneis Rocha Advocacia está finalizando a petição que será protocolada nos próximos dias com pedido de liminar.

“O pedido de liminar objetiva impedir, desde já, esse aumento que está previsto para ocorrer em fevereiro de 2018”, destaca Ibaneis.

O advogado ressalta que “a jurisprudência do Supremo considera inconstitucional a instituição de alíquota progressiva de contribuição previdenciária. A inconstitucionalidade mais evidente está na falta de expressa previsão constitucional para a cobrança escalonada”.

“Por que o aumento foi de 11% para 14%? Por que não para 12% ou 13,5%? Por meio de que equação encontraram esse número cabalístico de 14%? Não há explicação. O que existe é uma ausência total e absoluta de cálculos atuarias que minimamente pudessem respaldar essa majoração.”

Somada ao desconto do imposto de renda, que retira 27,5% dos rendimentos dos servidores, esse aumento da contribuição previdenciária impactará em mais de 41% a remuneração. Isso sem levar em consideração todos os tributos que são pagos pelo servidor, diretos e indiretos.

Caso esse abuso não seja impedido, haverá um verdadeiro confisco da remuneração dos servidores públicos federais e, em particular, dos servidores do Judiciário Trabalhista que, mesmo com o último PCS, estão com os seus salários corroídos pelas perdas inflacionárias e pela inexistência de uma política salarial que os valorize adequadamente”, acentua Ibaneis.

A ANAJUSTRA enfatiza que, além dessa medida jurídica, adotará todas as demais que se fizerem necessárias e também atuará politicamente no Congresso Nacional para obstar a aprovação dessa Medida Provisória.

Acessos: 0

Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

🗳 Vote “SIM”
Acesse nosso site e confira os links para participar!

💬 Compartilhe, marque o @ dos seus amigos nos comentários e fortaleça a mobilização!

A ANAJUSTRA Federal segue acompanhando tudo de perto.
297 12
O Mural de Permuta e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal é um dos serviços mais acessados do nosso site e um verdadeiro acelerador de oportunidades para quem busca novos horizontes na carreira.

🔎 Mais de 400 servidores já estão cadastrados em permuta, redistribuição ou nas duas modalidades. Sempre atualizada, a plataforma reúne possibilidades reais para você encontrar o perfil ideal.

👥 Vantagem para associados
Quem é associado recebe alertas automáticos de perfis compatíveis. Isso elimina a necessidade de entrar no mural o tempo todo e garante que você não perca nenhuma oportunidade.

🔄 Para não associados
A consulta é manual e a página exige visitas frequentes. Mas todos os registros ficam disponíveis por um ano, sempre renovados.

🧭 Filtros que ajudam você a chegar mais rápido onde quer estar
Busque por:

tipo: permuta ou redistribuição

cargo: analista, técnico ou auxiliar

ramo: federal, eleitoral, trabalhista, militar, distrital, tribunais superiores e conselhos

E na busca avançada: especialidades.

✨ Se você pensa em mudar, evoluir e construir novos capítulos na sua trajetória, o mural é o seu melhor ponto de partida.

Acesse o site e explore todas as possibilidades.

#anajustrafederal #pju #mural #permuta #redistribuicao #carreira #servidorpúblico #justicafederal #justicadotrabalho #justicaeleitoral #mobilidadefuncional
19 0