Restituição de Imposto retido sobre Quintos: mais uma vitória da ANAJUSTRA

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A sentença beneficia os associados que receberam quintos, tanto judicial como administrativamente, fazendo com que a incidência do imposto de renda sobre os valores recebidos de forma acumulada, siga o regime de competência e não o de caixa, que foi o utilizado no pagamento.

No regime de caixa o imposto é calculado sobre o valor total recebido acumuladamente. Já no regime de competência, o imposto é obtido aplicando-se a tabela, deduções e alíquotas da época a que se refere o pagamento, em separado dos demais rendimentos mensais recebidos.

A diferença de imposto entre os dois regimes é significativa, representando, quando se utiliza o regime de competência, um valor menor ou nenhum imposto. Sendo assim, foi decidido que a União fará a devolução, corrigida pela SELIC, do imposto pago a maior sobre esses recebimentos.

Afastando uma preliminar da União, o Juiz Federal da 22ª Vara Federal do Distrito Federal, Dr. Francisco Neves da Cunha, afirmou que a ANAJUSTRA “possui ampla legitimidade ativa ad causam para atuar como substituto processual da categoria que representa, nos termos do art. 5º, inciso XXI, da CF/88, bastando a autorização genérica para a defesa dos seus associados constante no estatuto da entidade”.

Os servidores ativos e inativos da Justiça do Trabalho que perceberam valores de quintos acumuladamente de exercícios anteriores, judicial ou administrativamente, nos últimos cinco anos são alcançados por essa ação e podem pleitear a restituição do imposto que foi retido a maior quando do pagamento.

Confira a íntegra da decisão

Associado, caso você se enquadre nessa situação e ainda não participa da ação, preencha o formulário de adesão e envie para a sede ou uma das subsedes da ANAJUSTRA.

Caso você ainda não seja associado, clique aqui

 

will my girlfriend cheat my girlfriend cheated on me with a girl cheat on my girlfriend

Acessos: 3

Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

🗳 Vote “SIM”
Acesse nosso site e confira os links para participar!

💬 Compartilhe, marque o @ dos seus amigos nos comentários e fortaleça a mobilização!

A ANAJUSTRA Federal segue acompanhando tudo de perto.
297 12
O Mural de Permuta e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal é um dos serviços mais acessados do nosso site e um verdadeiro acelerador de oportunidades para quem busca novos horizontes na carreira.

🔎 Mais de 400 servidores já estão cadastrados em permuta, redistribuição ou nas duas modalidades. Sempre atualizada, a plataforma reúne possibilidades reais para você encontrar o perfil ideal.

👥 Vantagem para associados
Quem é associado recebe alertas automáticos de perfis compatíveis. Isso elimina a necessidade de entrar no mural o tempo todo e garante que você não perca nenhuma oportunidade.

🔄 Para não associados
A consulta é manual e a página exige visitas frequentes. Mas todos os registros ficam disponíveis por um ano, sempre renovados.

🧭 Filtros que ajudam você a chegar mais rápido onde quer estar
Busque por:

tipo: permuta ou redistribuição

cargo: analista, técnico ou auxiliar

ramo: federal, eleitoral, trabalhista, militar, distrital, tribunais superiores e conselhos

E na busca avançada: especialidades.

✨ Se você pensa em mudar, evoluir e construir novos capítulos na sua trajetória, o mural é o seu melhor ponto de partida.

Acesse o site e explore todas as possibilidades.

#anajustrafederal #pju #mural #permuta #redistribuicao #carreira #servidorpúblico #justicafederal #justicadotrabalho #justicaeleitoral #mobilidadefuncional
19 0