Espaço Cultural: associado é indicado para a Academia de Letras

A escolha oficial será anunciada nesta quinta-feira, 29/6.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O associado e escritor Ari Heck, frequente colaborador do blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal, está prestes a alcançar um marco histórico ao ser indicado para ocupar a Cadeira nº 32 da tradicional Academia Rio-Grandense de Letras. Caso seja escolhido, Heck se tornará o primeiro imortal deficiente do Rio Grande do Sul. A escolha do novo membro será realizada em uma Assembleia Geral marcada para esta quinta-feira, 29/6, na sede da Academia, em Porto Alegre.

– Ari Heck

A indicação foi divulgada pela Academia, que selecionou três escritores para concorrerem à cadeira deixada vaga após o falecimento de seu último ocupante, que tem como patrono Pedro Velho. Além de Heck, concorrem à cadeira Gilberto Schwartsmann e Mario Augusto Pires Pool.

“O fato de constar numa lista tão especial como essa já é motivo de orgulho para mim.É o reconhecimento pelo meu trabalho literário com 6 obras publicadas, participação em outras obras, além do trabalho literário desenvolvido com jovens e adolescentes e, acima de tudo, com os estudantes do RS. Além disso, ter uma pessoa com deficiência na lista de candidatos já é uma vitória, pois inspira os jovens”, afirmou o escritor.

Entre os livros publicados por Heck estão “O que é ser jovem?”, “Poemas sem preconceito”, “A trajetória de um lutador”, “Pé na estrada: uma aventura sem limites” e “Arizinho: um jogador muito especial”. Este ano, ele lançou “Arizinho e a Pandemia”, que se tornou uma referência para o retorno às aulas presenciais. Além de sua produção literária, Ari Heck também contribui com artigos em jornais e sites, e possui participações em diversas obras coletivas.

Com entusiasmo, o escritor destaca: “devemos acreditar nos nossos sonhos, porque quando estudava na Escola Estadual Barão do Rio Branco em Boa Vista do Buricá (Noroeste do RS) sonhava um dia publicar um livro, depois outro, depois mais um e nunca imaginei um dia ser lembrado para ocupar uma cadeira na Academia, porque achava que era um sonho distante. Hoje o sonho está realizado e todos os boa-vistenses sabem o quanto sofri na infância, vitimado pela Poliomielite e um dos sete filhos de pequenos agricultores. Isso mostra que o ensino é fundamental para rompermos as barreiras e que precisamos ter sonhos e acreditar neles, além disso, sou prova viva de que incluir o deficiente dá resultado”.

 

Acessos: 603

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
18 61
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
33 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 5