Servidora do TRT3 encontra na fotografia uma forma de aliviar o estresse | ANAJUSTRA Federal, maior entidade representativa de servidores do Judiciário Servidora do TRT3 encontra na fotografia uma forma de aliviar o estresse | ANAJUSTRA Federal, maior entidade representativa de servidores do Judiciário

Servidora do TRT3 encontra na fotografia uma forma de aliviar o estresse

O hobby, praticado há mais de 30 anos, a estimula a apreciar a beleza da natureza e relaxar.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A técnica judiciária Cássia Maria Santos é uma servidora que, além de trabalhar na 2ª Vara de Montes Claros (MG) do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), encontrou na fotografia um meio de relaxar e apreciar a beleza da natureza. Com um olhar apurado, ela registra em fotos a simplicidade da vida, desde paisagens naturais até cenas urbanas.

Além de ser uma forma de expressão artística, Cássia acredita que a fotografia é uma maneira de aliviar o estresse do dia a dia e transmitir mensagens. As imagens eternizam momentos vivenciados e, geralmente, são repletas de memória afetiva, marcando lugares por onde passou, como em viagens, ou simplesmente registrando cenas que ela considera bonitas e que transmitem uma sensação de paz e tranquilidade.

“A roseira me chama a atenção pelo gosto da vida pelas coisas simples”. – Cássia Maria Santos

“Fotografar me traz um estado de alma mais feliz. Algumas fotos me passam até um aconchego, me dão até sensação de proteção, por exemplo, os telhados de casa de roça, casas de sítio. Ninguém vai dizer que eu estou maluca fotografando uma árvore e uma flor na beira de um córrego, porque eu acredito que a simplicidade da vida merece ser registrada e apreciada”, diz.

Especificamente, Cássia gosta de fotografar temas da natureza, como árvores e flores, que representam para ela a simplicidade e o gosto pela vida. Ela acredita que a natureza revela equilíbrio, sobriedade e simplicidade, e por isso se sente atraída por essa temática.

“Eu gosto de registrar momentos e temas que me chamam a atenção na natureza, como pessoas em contato com ela, e tento capturar a beleza dessas cenas”, diz Cássia. Um dos seus temas preferidos são as rosas: “a roseira me chama a atenção pelo gosto da vida pelas coisas simples e práticas, sem muita complicação”, explica.

A natureza é o tema principal das fotografias feitas pela servidora.

A natureza é o tema principal das fotografias feitas pela servidora. – Cássia Maria Santos

Se aventurando pelo mundo fotográfico há mais de três décadas, ela possui um acervo considerável e o organiza em pastas no computador, o que contribui para fazer releituras das imagens. “Eu gosto de olhar as fotos antigas e ver como eu evoluí como fotógrafa e como pessoa. Cada foto tem uma história e um significado para mim”, conclui.

Espaço Cultural

O blog Espaço Cultural é um espaço dedicado aos servidores do Poder Judiciário da União divulgarem as produções artísticas. Criado em 2008, o blog busca valorizar e promover a diversidade de expressões artísticas dos servidores, que muitas vezes são desconhecidas pelo público em geral. Se você é um servidor associado da ANAJUSTRA Federal e possui obras literárias, poesias, fotografias, músicas, artes manuais ou artigos publicados, participe do Espaço Cultural enviando sua contribuição para cultural@anajustrafederal.org.br

Acessos: 626

Associados da ANAJUSTRA Federal contam com o apoio do consultor financeiro José Carlos Dorte, que oferece orientação individualizada sobre: 

✔ investimentos

✔ finanças pessoais e domésticas

✔ imposto de renda

✔ dívidas e empréstimos

O atendimento é gratuito e exclusivo para associados.

Envie suas dúvidas pela página Pergunte ao Consultor no site da ANAJUSTRA Federal ou pelo e-mail financas@anajustrafederal.org.br.

📩 Aproveite essa oportunidade e organize suas finanças com segurança.

#anajustrafederal #consultoriafinanceira #finançaspessoais #investimentos #educacaofinanceira #servidorpúblico #associados #dívidas
8 0
Só está faltando a sua foto e do seu amigo para fecharmos a campanha do calendário 2026.

Você tem até amanhã, 15/8, para participar! Acesse o hotsite, conte sua história de amizade no Judiciário e anexe uma foto.

Na semana que vem começa a votação das 12 melhores participações para estampar o nosso tão tradicional impresso.

Vai perder essa chance de celebrar esse laço tão especial?

#anajustra #calendario #amizade
25 0