Servidora do TRT3 encontra na fotografia uma forma de aliviar o estresse

O hobby, praticado há mais de 30 anos, a estimula a apreciar a beleza da natureza e relaxar.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A técnica judiciária Cássia Maria Santos é uma servidora que, além de trabalhar na 2ª Vara de Montes Claros (MG) do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), encontrou na fotografia um meio de relaxar e apreciar a beleza da natureza. Com um olhar apurado, ela registra em fotos a simplicidade da vida, desde paisagens naturais até cenas urbanas.

Além de ser uma forma de expressão artística, Cássia acredita que a fotografia é uma maneira de aliviar o estresse do dia a dia e transmitir mensagens. As imagens eternizam momentos vivenciados e, geralmente, são repletas de memória afetiva, marcando lugares por onde passou, como em viagens, ou simplesmente registrando cenas que ela considera bonitas e que transmitem uma sensação de paz e tranquilidade.

“A roseira me chama a atenção pelo gosto da vida pelas coisas simples”. – Cássia Maria Santos

“Fotografar me traz um estado de alma mais feliz. Algumas fotos me passam até um aconchego, me dão até sensação de proteção, por exemplo, os telhados de casa de roça, casas de sítio. Ninguém vai dizer que eu estou maluca fotografando uma árvore e uma flor na beira de um córrego, porque eu acredito que a simplicidade da vida merece ser registrada e apreciada”, diz.

Especificamente, Cássia gosta de fotografar temas da natureza, como árvores e flores, que representam para ela a simplicidade e o gosto pela vida. Ela acredita que a natureza revela equilíbrio, sobriedade e simplicidade, e por isso se sente atraída por essa temática.

“Eu gosto de registrar momentos e temas que me chamam a atenção na natureza, como pessoas em contato com ela, e tento capturar a beleza dessas cenas”, diz Cássia. Um dos seus temas preferidos são as rosas: “a roseira me chama a atenção pelo gosto da vida pelas coisas simples e práticas, sem muita complicação”, explica.

A natureza é o tema principal das fotografias feitas pela servidora.

A natureza é o tema principal das fotografias feitas pela servidora. – Cássia Maria Santos

Se aventurando pelo mundo fotográfico há mais de três décadas, ela possui um acervo considerável e o organiza em pastas no computador, o que contribui para fazer releituras das imagens. “Eu gosto de olhar as fotos antigas e ver como eu evoluí como fotógrafa e como pessoa. Cada foto tem uma história e um significado para mim”, conclui.

Espaço Cultural

O blog Espaço Cultural é um espaço dedicado aos servidores do Poder Judiciário da União divulgarem as produções artísticas. Criado em 2008, o blog busca valorizar e promover a diversidade de expressões artísticas dos servidores, que muitas vezes são desconhecidas pelo público em geral. Se você é um servidor associado da ANAJUSTRA Federal e possui obras literárias, poesias, fotografias, músicas, artes manuais ou artigos publicados, participe do Espaço Cultural enviando sua contribuição para cultural@anajustrafederal.org.br

Acessos: 626

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
17 1
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
5 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
8 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
28 0