“Amor, amargo amor”: servidor do TRT15 lança seu segundo livro

Novo romance de Pedro Bueno narra os conflitos e desdobramentos de uma amizade abalada pela revelação de um amor proibido.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Amor, amargo amor, a história de um equívoco” é o título do segundo livro do servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), Pedro Bueno. Inspirado em uma passagem bíblica que narra um possível amor entre dois amigos, o autor escreve um romance que aborda temas sensíveis e provocações. 

A obra é uma reflexão sobre as várias questões que permeiam a trajetória de personagens comuns, levando o leitor a mergulhar na trágica jornada de Dante, Jonas e Marie. De acordo com Bueno, a inspiração surgiu após ler “Acordes Secretos”, da escritora australiana Geraldine Brooks. 

“Fiquei intrigado com a menção feita pela autora ao hipotético amor do salmista Davi por Jônatas, irmão da sua esposa, filhos do rei Saul. A Bíblia sagrada faz referência a tal fato em algumas passagens, como em 2 Samuel-1:26, na qual Davi afirma ser Jônatas o mais querido, sendo o seu amor maravilhoso, maior que o de muitas mulheres”, relata o autor. 

Entretanto, mesmo após não encontrar nenhuma evidência que comprove o romance entre os personagens bíblicos, Bueno apostou no potencial do enredo. “Inspirado no sentimento cantado em salmo e no sofrimento que deve ter invadido aquelas almas, supostamente impedidas de viver, por questões religiosas, a paixão que tomava conta dos seus corpos e mentes, escrevi este romance”, explica. 

O escritor utiliza citações e referências de grandes nomes da literatura mundial, como Fernando Pessoa, Johann Wolfgang von Goethe, Fiódor Dostoiévski, Luiz Vaz de Camões, Pablo Neruda, entre outros, para aprimorar a história e torná-la ainda mais atrativa.

Bueno também é autor de “Enquanto Durmo”, lançado em 2018 pela Editora Chiado, que narra as desventuras de três adolescentes que, após cometerem um crime, buscam uma nova vida em um ambiente desconhecido e degradado. “Descoberta da sexualidade, violência doméstica, estupro, drogas, prostituição e assassinato permeiam a narrativa”, esclarece. 

Além disso, o autor integrou a “Antologia de Literatura Livre: Liberdade” em 2021, também publicada pela Editora Chiado, e trabalha em outros dois títulos que devem ser lançados em breve. Bueno, ainda, é coordenador do projeto “Conte-me um conto”, onde orienta um grupo de alunos da rede pública de ensino a escreverem contos. Ele ocorre quinzenalmente, na cidade de Silveiras (SP).

Amor, amargo amor, a história de um equívoco

O enredo do livro gira em torno de três amigos de infância: Dante, Jonas e Marie. Depois de uma noite de sexo casual com Dante durante uma viagem à Rússia, Marie engravida e decide manter o filho em segredo. Jonas, por sua vez, se descobre apaixonado por Dante e a revelação gera um desentendimento que culmina em um acidente que acaba com a amizade entre os dois. 

Dante, por sua vez, torna-se alvo de um plano de vingança de Jonas, que deseja prendê-lo no cárcere do remorso. Outros personagens sem nomes circulam na história, que é carregada de sentimentos cativantes e desconfortantes.

Embora acredite que não há limitação de idade para a leitura, Bueno considera que o livro seja voltado para o público adulto ou juvenil, sob supervisão.

A versão física do livro pode ser adquirida no site da Editora Atlântico, por R$ 39,00, e a versão digital na Amazon, por R$ 20,00. 

Opinião de leitores

“Sua segunda obra o consagra na impressão que tive da primeira. A sua escrita é simples, sem enovelar-se numa estética estrutural. A obra, porém, alcança um estado único de elevação no arrebatamento da estória e das personagens. Sem medo de pecar por excesso, não há como compará-lo senão com os melhores escritores que cativaram-me a atenção na vida. Dilson Melo Silva. Servidor do TRT15 – Campinas, SP”

“Simplesmente maravilhoso o livro! Comecei a lê-lo ontem à noite e não conseguia parar. Fui controlando o sono até não dar mais conta, isso já era meia-noite e meia. Hoje acordo com o livro na mente e acabei de devorá-lo logo cedo. Parabéns por tanta sensibilidade! A sensação ao terminar esta linda obra foi um misto de tristeza x reflexão. Obrigada por me proporcionar belos momentos com a sua leitura. Luciana Bastos, Psicanalista – Belo Horizonte, MG”

“Fiquei muito emocionado com o livro. Até então, eu estava fixo na questão técnica da obra, que é primorosa. Mas o lado sutil e doce do texto me cativou e me pegou despreparado. Parabéns! Você é um talento. João Paulo Severo, Professor e Psicanalista – São Paulo, SP”

“Em seu novo livro, você exercita mais intensamente seu poder criativo, e se transporta, em tantos momentos a países distantes, onde decorrem ações que levam à explosão de futuros conflitos, e o faz de maneira forte, que balançou minha capacidade de leitor, pois, mesmo na ficção e no lirismo sempre espero que haja momentos de entendimento, de complacência capazes de aplainar conflitos criados pelo próprio ser pensante. Como leitor, sofri amargamente com a intensificação dos conflitos, esperando que se operasse um milagre de reconciliação entre os personagens, o que não ocorre. Como o criador do conflito, você optou pela intensificação do rancor humano, que é mais real na sociedade. Manoel Cardoso, Professor e Escritor – São Paulo – SP”

 

Acessos: 769

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
25 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
118 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
40 0