Lógica e teologia: a arte de Jesus em parábolas, por Neolan Rocha, do TRT5

Servidor se inspira na Bíblia para escrever a obra “A oficina de Jesus”.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Começar logo cedo a leitura da bíblia foi o ponto de partida para o servidor do TRT5, Neolan Rocha, se inspirar para escrever sua primeira obra, “A oficina de Jesus”. O livro surgiu dos cultos doutrinários que ministrava. Algumas atividades pedagógicas eram aplicadas a fim de melhorar a concentração e o interesse das pessoas, de uma forma dinâmica e criativa. “Meu livro é bastante inovador, com uma estrutura bem diferente. Ao ler a apresentação em suas primeiras páginas, o leitor verá o propósito de sua estrutura. Alguns confundem as atividades pedagógicas com exercícios de fixação. Longe disso, a finalidade é outra, ainda que melhore a memorização”, comenta.

O autor explica que sua história com a literatura começou ainda na juventude com estudos regulares da bíblia. “Desde a adolescência estudo a bíblia regularmente. Uma de suas vantagens é fazê-lo andar por vários gêneros literários, pois ela é uma verdadeira biblioteca. Quanto à escrita, faz tempo que decidi escrever crônicas a fim de evangelizar. Preferia escrever do que comprar folhetos com mensagens bíblicas. Por serem de minha autoria, despertavam maior interesse. E, então, as entregava aos amigos, colegas de trabalho e familiares”, conta.

Sobre sua inspiração para escrever, o servidor explica: “Não digo que houve alguma composição que me inspirou, a não ser a própria Bíblia. É algo bem original. Muito embora eu saiba, e disso tenho certeza, que tudo que já li contribuiu para o desenvolvimento da minha escrita. É um legado inconsciente. Mas, de fato, não consigo pontuar. Gosto de ser criativo, pois é algo que dá muito prazer e leva o tempo”, detalha.

Neolan Rocha é servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. - Arquivo pessoal

Neolan Rocha é servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. – Arquivo pessoal

Rocha conta que seu processo criativo envolve a clareza, o dinamismo, a atração e a objetividade. “Quem prega e ensina não pode ignorar esses fundamentos. O mestre precisa se colocar no lugar do aluno, de cada ouvinte, perguntando a si mesmo o que ele gostaria de ouvir. E dar asas à imaginação. O público é o fim. Quanto à escrita, quando o livro surge da experiência do púlpito ou da sala de aula, algo que deu certo, melhor ainda”.

O livro “A oficina de Jesus” foi lançado em abril deste ano e está disponível em vários marketplaces da internet, além de livrarias físicas. Você também poderá adquiri-lo na Bienal do Livro em São Paulo, com direito a autógrafos do autor nos dias 3 e 7/7, no estande do Grupo Novo Século/Editora Ágape.

Para acompanhar Neolan Rocha, acesse o seu Instagram @neolanrocha e Facebook @NeolanRocha, além do canal do YouTube com mesmo nome.

O livro pode ser adquirido diretamente com o autor. Em caso de dúvidas e para mais informações, envie uma mensagem para o WhatsApp (75) 99211-1723.

Acessos: 1255

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
120 9
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
13 3
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1