Da infância, Iza Bosshard traz as melhores memórias e a inspiração para “A sombra da rãzinha Ambrósia”

Servidora diz que sua primeira obra infantil é um resultado de tudo que já leu e viveu.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“As aventuras que vivi na infância e os livros que li, estão entre as minhas melhores lembranças da vida”. Com essa frase, Izabela Maria da Rocha Bosshard, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), deixa clara a sua trajetória até a recente publicação do seu primeiro título: “A sombra da rãzinha Ambrósia”.

Mãe de três filhos, sendo uma menina de 4 anos e um casal de gêmeos de 2, ela conta que seu gosto pela leitura começou ainda pequena. “Na casa de meus pais havia muitos livros, revistas infantis da Disney, gibis de todo tipo e coleções de estórias infantis, de variados autores”. Ali, ela deu início à paixão pela literatura, vivia cada aventura como se fosse mais um personagem do livro “e trazia toda aquela experiência para vida, em forma de brincadeira. Depois é que fui escolhendo os clássicos da literatura brasileira, tipo Monteiro Lobato, José de Alencar, Machado de Assis e outros.”

De leitora a autora de um exemplar infantil próprio, Izabela diz que tudo começou quando alguns amigos começaram a pedir que ela contasse mais histórias para eles divertirem os filhos, com as aventuras relatadas. Izabela já fazia isso nas conversas e decidiu transformar o hábito? em livro. “Os manuscritos para crianças são, em regra, curtos, por isso não demandam um longo tempo para a elaboração. Quando a ideia surge, vem a vontade de escrever. O diferencial é o olhar através do qual você descreve um fato simples da vida real, transformando tudo, em uma aventura mimosa e infantil”, disse.

O processo criativo, segundo ela, tem início em uma lembrança, frase ou uma ideia rápida que começa a ser desenvolvida, “conforme decorra de uma experiência da vida ou da criatividade. Eu anoto tudo o que estou pensando para depois ir aprimorando o manuscrito. Quando sinto que o texto está pronto, libero para outros olhares.”

No caso do seu primeiro lançamento, “A sombra da rãzinha Ambrósia”, Izabela aponta que a obra é um resultado de tudo que já leu e viveu, pois se trata de fato simples da vida, relatado sob o olhar da fantasia e da diversão da criança que existe até hoje, em seu íntimo. “O livro tem cenários vistos por mim, mas é uma criação que achei divertida. Vi que esse livro divertiu e deixou uma mensagem positiva para as pessoas que leram, quando ainda era um manuscrito.”

O projeto que por algum tempo, por conta das dificuldades cotidianas, ficou esquecido, foi concluído, segundo Izabela, através de ações de pessoas queridas que a rodeiam. “Não digo que procurei o livro, digo que ele me encontrou, por acaso. Então, hoje sou grata a todos que contribuíram para a concretização deste projeto. Meus pais hoje falecidos, irmãs, filhos, amigos, e, principalmente, a editora que acreditou nele.”

O livro já está à venda na Editora Dialética nas versões física e digital, além das Lojas Americanas e Amazon, onde basta procurar pelo nome do livro ou da autora, e o lançamento será em breve na cidade do Recife (PE). Trata-se de uma aventura vivida na mata de uma cidade mágica, onde a rã (personagem principal) mostra que, com coragem, treino e modéstia, podemos superar grandes obstáculos.

Os interessados no livro e demais produções de Iza da Rocha Bosshard (sua assinatura no livro) podem acompanhar o Instagram @docinfantes. Nele, a servidora dialoga com as pessoas que se interessam pelos assuntos variados que são publicados ali.

Acessos: 748

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
26 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0