Marlon Rocha: servidor do TRT23 é autor de quatro livros

O associado tem como inspiração a cena cotidiana e as paisagens naturais de Mato Grosso.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A história de Marlon Rocha com a literatura começou ainda na infância, com o incentivo de professores e familiares. Quando tinha apenas 10 anos, Marlon participou do “Ateliê do pequeno escritor”, promovido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, entre 1999 e 2000. “Foi uma experiência rica e catalisadora para que eu tivesse o fôlego necessário para as primeiras publicações”, lembra.

Na mesma época do ateliê, Marlon já reunia os seus primeiros escritos e que acabaram compondo a sua primeira obra, “Gota D’Agua”, que reúne contos, poemas e peças de teatro. Os personagens desenvolvidos foram baseados nas vivências do autor, com maior destaque a Marlonjym, referência a seu desejo infantil de ser um “super sayajyn”, personagem de Akira Toryama, autor do anime Dragon Ball.

Depois do lançamento do primeiro livro, o servidor não parou mais: aos 14 anos, lançava a sua segunda produção, também na linha infanto-juvenil, intitulada Pantamons: uma aventura no Pantanal, ambientada no estado do Mato Grosso. Na narrativa, Dr. Artur, um renomado cientista brasileiro, criou semiclones de animais do pantanal, os Pantamons, e que fogem para a maior planície alagável do mundo.

A história, que está dividida em uma trilogia, também tem grandes referências à infância e adolescência de Marlon, como o anime Pokémon, de Satoshi Tajiri e Ken Sugimori, e a volta de Marlonjym, como um dos heróis da narrativa.

O processo criativo de Marlon é bastante criterioso, que procura formatar linhas gerais da história que pretende escrever, delineando o contexto geral no papel. “Procuro selecionar um determinado tema, projetar os personagens principais e secundários, definir o cenário e daí começa a fluir o texto”, explica.

Marlon se considera perfeccionista, o que segundo ele, se tornou um empecilho durante anos para o lançamento de seu terceiro livro “Feito: melhor que perfeito”. “Meu perfeccionismo foi se tornando uma trava ao longo dos anos, a ponto de ter deixado guardado minha terceira obra por mais de quinze anos escondida do público”, recorda.

“Feito: melhor que perfeito!” é uma coletânea de contos, crônicas e poemas selecionados, e que evidencia a visão de mundo do escritor, que faz a transição da adolescência para a vida adulta.

Recentemente, Marlon lançou o seu quarto livro, Pantamons: a jornada continua, o segundo livro da trilogia que iniciou ainda na adolescência. E para o ano de 2022, o servidor planeja encerrar a série com a obra “Pantamons: o confronto final”.

Outro projeto que o associado tem para o futuro é fazer novas produções, mas dentro da área jurídica. “Tenho alguns outros projetos em mente, inclusive com viés mais acadêmico”, revela.

As obras de Marlon estão todas disponíveis no site da Amazon. Caso queira conhecer mais sobre o trabalho do autor ou enviar uma mensagem, acesse seu perfil no Facebook e Instagram.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
13 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
26 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0