Omar Brito: associado produz documentários sobre histórias da Paraíba

Servidor do TRT13 resgata a memória do povo paraibano em série de documentários.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Viajar pelo interior do país e conhecer diferentes histórias são algumas das atividades que o servidor do TRT13 Omar Brito gosta de fazer. O associado produz documentários com histórias do interior da Paraíba, contadas por quem viveu naquela região há 60, 70 anos.

Descobrir o interior do passado através das histórias que os idosos contam é o que Omar tem feito a cada produção. A ideia de conhecer “a vida de antigamente” no interior paraibano surgiu durante uma conversa com um colega que nasceu em Catingueira. Em meio aos relatos, a história que mais lhe chamou a atenção foi a do pai do colega. “Pensei que poderia fazer um filme sobre como era aquele mundo há 60, 70 anos.”

Conhecer e entender como era a vida de antigamente, seja no trabalho, educação, amor, família ou política, segundo Omar, serve como ponto de referência na comparação com os dias atuais. “Quando estou entrevistando, parece que estou vendo um filme”, relata.

Além de mergulhar nas histórias, conhecer lugares novos, paisagens e as belezas do sertão é outro ponto que o associado é apaixonado. “A viagem em si é um prazer inenarrável. São paisagens absurdamente lindas. Acho que todo o interior de nosso país tem belezas fantásticas.”

Outra colaboração importante que Omar tem é o apoio do amigo, também servidor do TRT13, Marinaldo Barros, que é assistente de produção do projeto. Sem ele não haveria a menor possibilidade de produzir os filmes, segundo Omar.

Ao todo, o associado tem quatro documentários produzidos até o momento. A primeira produção foi “Seu Honório”, filmado em Catingueira. Depois dessa experiência, o servidor gravou o segundo, chamado “O Coco é Oco”, feito em Sumé. Outras produções foram “Pedra”, com várias participações e “Fronteiras”, que se passa em Tavares.

No momento as produções estão suspensas devido a várias razões, como a pandemia da Covid-19, mas o associado garante que assim que tudo passar, novos documentários, com outras histórias e personagens, estão em seus planos.

Os documentários produzidos por Omar estão disponíveis no YouTube. Os interessados em entrar em contato com o associado ou enviar uma mensagem, devem acessar seu canal na plataforma ou enviar um e-mail para omar1964@yahoo.com ou omarxb12@gmail.com.

Para conhecer todos os trabalhos do associado, acesse seu canal no YouTube

Confira algumas produções do autor:

Fonte: Livia Lino, da assessoria

 

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
3 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
21 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
113 10
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
37 0