Thais Evangelista e Frederico Brito: uma história com a literatura infantil

Com nove obras publicadas, o casal busca abordar temas do cotidiano de forma leve.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Thais Evangelista e Frederico Brito são servidores do TRT da 7ª Região e durante as horas vagas e madrugadas se dedicam à escrita. A ideia de criar as primeiras histórias surgiu com o nascimento dos filhos do casal, Lauro, Theo e Benício, que também são fontes de inspiração.

Com nove livros publicados e tantos outros projetos em andamento, Thais e Frederico já participaram do Espaço Cultural em outra ocasião. Clique aqui para acessar a matéria.

A produção mais recente da dupla é “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”, escrito com o intuito de conscientizar crianças e adultos sobre a exploração do trabalho infantil. “O trabalho precoce é algo real e que rouba uma das fases mais preciosas do ser humano, que é a infância, perpetua a pobreza e compromete o aprendizado de crianças e adolescentes nas escolas”, explica.

O livro teve o apoio do TRT7 e conta a trajetória do protagonista, Lauro, desvendando a realidade do trabalho infantil e refletindo sobre os riscos que essa prática traz para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Thais e Frederico dispensaram os direitos autorais da obra para que o tema (tão importante ainda nos dias atuais) pudesse chegar ao maior número possível de pessoas.

Além do empenho da dupla, o TRT7 elaborou um documento de apoio para que a obra possa ser usada pela comunidade escolar da rede pública de ensino do Ceará. Segundo Thais, o trabalho infantil atualmente é ainda mais preocupante devido à pandemia, período em que as famílias estão mais vulneráveis e as crianças e adolescentes distantes das atividades escolares.

Nove obras publicadas

O casal possui nove produções infantis publicadas e buscam sempre abordar assuntos atuais de forma leve para as crianças, como diversidade, bullying, auto aceitação, nascimento de irmão, literatura cordel e outros temas relevantes para a formação e o aprendizado infantil.

A dupla já colhe frutos pela dedicação e empenho para ajudar no desenvolvimento das crianças através da literatura: Frederico e Thais foram premiados pela Secretaria de Educação do Ceará em três concursos literários.

Quer conhecer mais sobre as produções ou enviar uma mensagem? Entre com contato com os escritores pelo Instagram: @thais.evangelista e @fredericombr.

Leia a versão digital de “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”.

Trecho do livro Lauro e os Palhacinhos do Sinal  - Thais Evangelista/Frederico Brito/ Marcilene Damasceno

Trecho do livro Lauro e os Palhacinhos do Sinal – Thais Evangelista/Frederico Brito/ Marcilene Damasceno

Fonte: Livia Lino, da assessoria. 

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
360 44
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
38 1