Lucimar Rodrigues: uma história com a música e a poesia

Servidora do TST tem três grandes paixões: a literatura, o canto e a poesia.

A associada Lucimar Rodrigues tem uma história antiga e profunda com a literatura, a poesia e o canto. Na escola, sempre foi apaixonada por obras literárias e em aprender outros idiomas e, desde a infância, era uma leitora voraz, quando ia na biblioteca, “era um momento mágico”, como ela mesma descreve. “Não era fácil nem barato manter o hábito de leitura fora da escola, eu lia um livro por semana, no Ginásio do Cruzeiro. Minhas redações e composições eram sempre elogiadas”, lembra.

Aos 18 anos, Lucimar se inscreveu em um concurso de musical e, embora não tenha vencido, não desistiu e seguiu com os seus sonhos. “Sou uma mistura de alegria, tristeza, melancolia e solidão que só a música e a poesia conseguem capturar”, ressalta. A artista também já participou das oficinas literárias da Câmara dos Deputados e o Clube da Bossa Nova, no SESC-SCS. Além disso, é membro imortal da Academia Cruzeirense de Letras e foi sócia do Instituto Nacional do Livro (INL) hoje, Biblioteca Demonstrativa do Livro.

Ela garante que não tem preconceitos literários e gosta de todos os gêneros. “Cada livro é uma viagem cheia de surpresas: em uma semana estou na Inglaterra, na outra, passeando pela Índia, daí a pouco vou para o Japão, Portugal, Angola, França, Itália, são tantas incursões e excursões, e tudo é sempre novo.”

Esse amor pela literatura já a colocou em algumas confusões das quais se recorda com carinho, como a vez que foi flagrada pelo seu pai enquanto lia “Gisele, a espiã nua que abalou Paris”. “Ele me deu uns cascudos e um sumiço nos livros de bolso, só com o advento da internet pude encerrar minha leitura”, recorda.

A música também é um grande amor de Lucimar e, assim como quando tinha 18 anos, continua fazendo apresentações. “Participo dos Corais TST, São Francisco e Paz e Amor, e canto em projetos pela cidade”, explica. Os estilos musicais preferidos da associada são bossa nova, samba, MPB e jazz. “Não sei dizer o que me dá mais prazer: cantar ou escrever!”, finaliza.

Conheça alguns trabalhos da artista:

SOU POETA, por Lucimar Rodrigues.

Canto as maravilhas do amor ou da dor,
Grito ao longe, quero ser ouvida,
Navego mares bravios,
Transponho montanhas
Voo até as nuvens,
Chego ao infinito,
Sou poeta.
Da dor faço minha alegria,
Do amor, a minha poesia.
Carrego desejos, sonhos, fantasias
Pela manhã, choro a perda
E, ao anoitecer simplesmente
Comemoro o encontro
Da despedida com a esperança de um novo dia
Que logo vai chegar.

Confira um trecho de uma apresentação musical da associada:

 

Fonte: Livia Lino, da assessoria. 

Acessos: 45

A história, as transformações e a atuação da Polícia Judicial ganham destaque na exposição “Justiça Protegida”, que será aberta no Dia da Polícia Judicial, no TRT2.

@policiajudicial.sp 

O associado e agente Hermelindo Lopes Filho participa da pesquisa histórica e da produção de conteúdo da mostra, ao lado do agente Daniel Clezio de Morais.

“Essa exposição representa memória, reconhecimento e pertencimento”, destaca Hermelindo.

Com documentos, fotografias, uniformes e equipamentos, a mostra conecta passado, presente e futuro da categoria.

📅 Abertura 8 de setembro, às 17h
📍 Centro de Memória do TRT2, em São Paulo

#políciajudicial #trt2 #anajustrafederal
79 5
🎉 Temos ganhadores!

A ANAJUSTRA Federal realizou nesta sexta-feira (4/9) o sorteio da Campanha de Metas no app, que premiou três associados com kits exclusivos, compostos por mochila e squeeze personalizadas.

Para participar, os associados precisavam cumprir duas metas no aplicativo: avaliar dois convênios diferentes e ter pelo menos uma apólice de seguro ativa, além de estar em dia com a mensalidade associativa.

▶️ Confira no vídeo como foi o sorteio e veja quem são os ganhadores!

Parabéns aos contemplados e obrigado a todos que participaram! 💙

#anajustrafederal #appanajustra #sorteio
15 0
O associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do TRT5, Valdeck Almeida de Jesus, acaba de lançar @Garrafas_aos_mares, uma coletânea de poesias que transforma versos breves em grandes reflexões.

Com poemas sobre memória, amor, saudade, meio ambiente e questões sociais e políticas, a obra combina humor, ironia e sensibilidade para falar sobre temas que atravessam o nosso cotidiano. 🌊📖

Escritor e jornalista, Valdeck já participou de duas edições da Live Sarau da ANAJUSTRA Federal, iniciativa que abre espaço para associados compartilharem seus talentos e diferentes expressões artísticas e culturais.

💙 A ANAJUSTRA Federal celebra e apoia os talentos que também fazem parte da nossa comunidade.

👉 Quer conhecer mais sobre o livro e a trajetória de Valdeck? Confira a matéria completa no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#ANAJUSTRAFederal #EspaçoCultural
10 0
Quem olha a cena vê uma rotina comum. Quem é associado da ANAJUSTRA Federal vê benefícios por todos os lados. 👀💙

No tênis da Netshoes, na camisa da The North Face, nas compras da Drogasil e nos produtos de O Boticário: tem desconto onde você talvez nem tenha percebido.

Acesse o Clube de Vantagens ou o app da ANAJUSTRA Federal e aproveite!

@netshoes 
@thenorthfacebr 
@oboticario 
@drogasiloficial 

#anajustrafederal #clubedevantagens #benefícios
9 0
Aos 60 anos, ainda dá tempo de planejar a aposentadoria?

Para o professor e doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo, a resposta passa por uma palavra cada vez mais importante: longevidade.

Aos 60, ainda podemos ter 20, 30 anos ou mais pela frente. E isso muda a forma como devemos pensar a aposentadoria.

Quero continuar trabalhando? Acumulei o suficiente para parar? Como quero viver os próximos anos? O que vou fazer com o meu tempo e com os recursos que acumulei ao longo da vida?

Neste trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”, Jurandir propõe uma reflexão sobre essas escolhas e mostra por que planejar a aposentadoria não é apenas pensar no quanto você vai receber, mas no futuro que quer construir.

Dê o play e confira a reflexão!

#ANAJUSTRAFederal #Aposentadoria #live #EducaçãoFinanceira #Funprespjud
39 2