“Três gerações escrevendo” – Associado lança poemas em livro

Jorge Roberto apresentou poemas seu e de sua família no livro Desafios com Esperança, da UBE-RS.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O associado da ANAJUSTRA Federal, Jorge Roberto Cunha de Oliveira, ex-diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, escreveu um poema e uma apresentação sobre sua família no livro “Desafios com Esperança, XXV Antologia”, publicado pela União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Sul (UBE-RS). O livro reúne poemas e crônicas sobre a pandemia da Covid-19, a devastação do meio ambiente na Amazônia e Pantanal e outras memórias dos escritores.

Jorge Roberto é autor do poema “Meu Coração e o Colégio Militar”, com memórias especiais do período em que estudou na instituição, e de uma apresentação intitulada “Três gerações escrevendo”, que descreve a história de sua família, que sempre esteve atrelada à escrita.

O associado é filho de dois jornalistas e neto de Ezequiel Antônio de Oliveira, primeiro funcionário do jornal Diário de Notícias do Rio Grande Sul. “Minha mãe, assim como o meu pai, me deixou como legado a vontade e o prazer de gastar as minhas horas escrevendo e é o que transmito para os meus filhos”, diz.

Jorge selecionou o poema “Não Penses Demais no Amanhã” de autoria de sua mãe, a jornalista e escritora Therezinha de Jesus Cunha de Oliveira, in memoriam, que reflete a visão otimista de mundo dela. Outra participação no livro é de seu filho, Jorge Henrique de Freitas de Oliveira, de apenas 11 anos, que escreveu o poema “A Vida que Deus me Deu”.

O convite para participar da XXV Antologia surgiu durante uma conversa com o presidente da União Brasileira de Escritores, enquanto conversavam sobre a infância e como haviam se iniciado na escrita. “Ele achou muito bacana, pois nossas mães haviam nos transmitido esta vontade de escrever e me deu a ideia de contar a história. E assim o fiz”, lembra.

O livro reúne textos de 24 escritores da UBE-RS, cada um com uma visão específica sobre os tempos atuais. Adquira o livro “Desafios com Esperança, XXV Antologia” pelo site da Amazon.

Três Gerações

A família de Jorge sempre esteve atrelada à escrita  - ANAJUSTRA Federal

A família de Jorge sempre esteve atrelada à escrita – ANAJUSTRA Federal

Incentivado pelos pais desde a infância a escrever, Jorge também é autor do livro na área do Direito “A Sindicância Ideal”. Já publicou artigos em revistas jurídicas, é membro do Conselho Editorial da Revista Vozes Maçônicas e participou de outra antologia, da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul.

O processo criativo do associado começa ainda de madrugada. “Acordo entre 3 e 5 horas sonhando com algo, pego meu bloco ao lado da cama e escrevo as ideias que surgem. Durante a manhã seguinte, aprimoro o trabalho”, conta.

Mas o legado familiar não parou em Jorge, que é pai de dois filhos, o mais velho, Jorge Roberto Filho, é advogado e escritor, e o caçula, Jorge Henrique, de apenas 11 anos, foi colaborador do livro. “Fico muito contente ao ver meus filhos seguindo o caminho da escrita”.

Outro projeto que Jorge possui tem a ver com sua mãe, Therezinha, que deixou uma coletânea de poemas, que ele pretender lançar. “Estou compilando (os poemas) para lançar como obra que deverá ter a renda revertida para algum dos institutos de tratamento do câncer, doença que a levou”, explica.

Confira um trecho do poema “Meu Coração e o Colégio Militar”, do associado Jorge Roberto:

A saudade acompanha,
E o conhecimento se eterniza,
Era o lema da nossa turma,
Que, ao final, seria a nossa baliza

Entrei criança no primário,
Do Coronel Ivo de Castro Constantino,
Grandes Mestres eu conheci,
Que marcaram o meu destino.

Nesta minha caminhada,
Nas arcadas do CM,
Tive muitos grandes mestres,
Que eu jamais esqueci.

Monitores eu me lembro,
Chamavam-me a atenção,
Para me ensinar o que fazer,
Com toda a precisão.

Da entrada do portão, como uma criança,
Vários anos se passaram,
E quando vi e constatei,
Já era um sexagenário.

A vida passou,
Os anos vieram,
O colégio não mudou,
E eu continuo a admirá-lo.

Acessos: 0

Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
18 6
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️

A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).

📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.

O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.

✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)

https://forms.office.com/r/AKGLcremD9

📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade

#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal
23 2
🎓✨ NOVO CONVÊNIO NA ÁREA!

Tem novidade boa para quem quer se qualificar sem complicação — e ainda garantir o Adicional de Qualificação (AQ) 👀💰

A ANAJUSTRA Federal fechou novo convênio com o Instituto iiEP, com cursos de mestrado e doutorado, modalidade híbrida, duração de 12 a 15 meses e o melhor:

👉 10% de desconto nas mensalidades para associados.
📚 Áreas estratégicas, alinhadas ao Judiciário
⏱️ Formações que cabem na rotina
📈 Qualificação que pode refletir direto na remuneração

Se a ideia é estudar, crescer na carreira e transformar conhecimento em benefício, essa é mais uma ótima opção 💡

👉 Acesse o Clube de Benefícios, faça seu login e confira.
👉 Dá também para ver todas as opções na página especial do Novo AQ.

Comente “Novo AQ” no post e te enviaremos o link da página! 

#anajustrafederal #novoaq #servidorpúblicofederal
20 26
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
56 3
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 101