“Três gerações escrevendo” – Associado lança poemas em livro

Jorge Roberto apresentou poemas seu e de sua família no livro Desafios com Esperança, da UBE-RS.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O associado da ANAJUSTRA Federal, Jorge Roberto Cunha de Oliveira, ex-diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, escreveu um poema e uma apresentação sobre sua família no livro “Desafios com Esperança, XXV Antologia”, publicado pela União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Sul (UBE-RS). O livro reúne poemas e crônicas sobre a pandemia da Covid-19, a devastação do meio ambiente na Amazônia e Pantanal e outras memórias dos escritores.

Jorge Roberto é autor do poema “Meu Coração e o Colégio Militar”, com memórias especiais do período em que estudou na instituição, e de uma apresentação intitulada “Três gerações escrevendo”, que descreve a história de sua família, que sempre esteve atrelada à escrita.

O associado é filho de dois jornalistas e neto de Ezequiel Antônio de Oliveira, primeiro funcionário do jornal Diário de Notícias do Rio Grande Sul. “Minha mãe, assim como o meu pai, me deixou como legado a vontade e o prazer de gastar as minhas horas escrevendo e é o que transmito para os meus filhos”, diz.

Jorge selecionou o poema “Não Penses Demais no Amanhã” de autoria de sua mãe, a jornalista e escritora Therezinha de Jesus Cunha de Oliveira, in memoriam, que reflete a visão otimista de mundo dela. Outra participação no livro é de seu filho, Jorge Henrique de Freitas de Oliveira, de apenas 11 anos, que escreveu o poema “A Vida que Deus me Deu”.

O convite para participar da XXV Antologia surgiu durante uma conversa com o presidente da União Brasileira de Escritores, enquanto conversavam sobre a infância e como haviam se iniciado na escrita. “Ele achou muito bacana, pois nossas mães haviam nos transmitido esta vontade de escrever e me deu a ideia de contar a história. E assim o fiz”, lembra.

O livro reúne textos de 24 escritores da UBE-RS, cada um com uma visão específica sobre os tempos atuais. Adquira o livro “Desafios com Esperança, XXV Antologia” pelo site da Amazon.

Três Gerações

A família de Jorge sempre esteve atrelada à escrita  - ANAJUSTRA Federal

A família de Jorge sempre esteve atrelada à escrita – ANAJUSTRA Federal

Incentivado pelos pais desde a infância a escrever, Jorge também é autor do livro na área do Direito “A Sindicância Ideal”. Já publicou artigos em revistas jurídicas, é membro do Conselho Editorial da Revista Vozes Maçônicas e participou de outra antologia, da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul.

O processo criativo do associado começa ainda de madrugada. “Acordo entre 3 e 5 horas sonhando com algo, pego meu bloco ao lado da cama e escrevo as ideias que surgem. Durante a manhã seguinte, aprimoro o trabalho”, conta.

Mas o legado familiar não parou em Jorge, que é pai de dois filhos, o mais velho, Jorge Roberto Filho, é advogado e escritor, e o caçula, Jorge Henrique, de apenas 11 anos, foi colaborador do livro. “Fico muito contente ao ver meus filhos seguindo o caminho da escrita”.

Outro projeto que Jorge possui tem a ver com sua mãe, Therezinha, que deixou uma coletânea de poemas, que ele pretender lançar. “Estou compilando (os poemas) para lançar como obra que deverá ter a renda revertida para algum dos institutos de tratamento do câncer, doença que a levou”, explica.

Confira um trecho do poema “Meu Coração e o Colégio Militar”, do associado Jorge Roberto:

A saudade acompanha,
E o conhecimento se eterniza,
Era o lema da nossa turma,
Que, ao final, seria a nossa baliza

Entrei criança no primário,
Do Coronel Ivo de Castro Constantino,
Grandes Mestres eu conheci,
Que marcaram o meu destino.

Nesta minha caminhada,
Nas arcadas do CM,
Tive muitos grandes mestres,
Que eu jamais esqueci.

Monitores eu me lembro,
Chamavam-me a atenção,
Para me ensinar o que fazer,
Com toda a precisão.

Da entrada do portão, como uma criança,
Vários anos se passaram,
E quando vi e constatei,
Já era um sexagenário.

A vida passou,
Os anos vieram,
O colégio não mudou,
E eu continuo a admirá-lo.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
14 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
27 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0