Inspirado pelo cotidiano, servidor do TRT9 se dedica à escrita poética e opinativa

Conheça detalhes da criação de Richard Zajaczkowski.

Richard Zajaczkowski é graduado em Direito e Jornalismo. Quando está fora do Tribunal, ele utiliza sua capacidade intelectiva para criar poemas e artigos de opinião, publicados com frequência no Jornal de Beltrão, cidade na qual reside há mais de 30 anos.

“Sempre fui uma pessoa curiosa e essa mania de saber das coisas, reverteu-se para o universo da literatura, ou seja, a partir dos bancos escolares, na adolescência, iniciei a ler obras de romances de escritores brasileiros e ao longo dos anos, sempre tive inclinação de gosto eclético.” 

Na lista dos favoritos, Richard inclui as biografias, livros sobre meio ambiente e voltados à espiritualidade. “Em prosa: Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis; Grande Sertão: Veredas de João G. Rosa; Crime e Castigo de Fiodor Dostoievski; Guerra e Paz de Leon Tolstoi. Esses são alguns e melhores dos indicados pelo nosso conhecido bibliófilo José Mindlin e que também são de minha preferência. Na poesia, fico com Clarice Lispector e Helena Kolody”, enumera.

Paixão pela leitura e pela escrita

“A leitura, durante décadas, forneceu-me enorme cabedal de vocábulos, que de forma intelectiva emprego nos meus textos, sejam eles artigos (e também agora) ou poemas.”

Além dos textos enviados para o Jornal de Beltrão semanalmente, Richard também participa do Centro de Letras de Francisco Beltrão (PR), e se dedica a criar poemas utilizando três palavras (uma trinca), escolhidas pelos colegas poetas.

No processo de criar, tanto os textos quanto os poemas, ele afirma: “Acredito que o processo criativo, tanto meu como de qualquer outro escritor ou poeta, surge a partir de dois elementos: o primeiro e mais importante é quando a pessoa sente-se inspirada para realizar algo, ou seja, ela intui uma espécie de emoção introspectiva de sentimentos que afloram à mente e, como em uma passe de mágica, surgem as palavras que ela quer dizer; o segundo elemento, é uma combinação do primeiro com o trabalho mental, puramente intelectivo, ou seja, o escritor ou poeta vasculha a mente do conhecimento de seu vocabulário. Se achou poucos recursos ou eles são pobres em conteúdo, então ele socorre-se dos léxicos”.

A última trinca indicada por um colega do Centro de Letras era javali, onça e cachorro. “Embora sejamos em mais de vinte pessoas, menos de meia dúzia tem condições (ou talvez não queiram) indicar a trinca e elaborar o texto a respeito.” O resultado foi o poema “Fauna”, publicado abaixo.

Para ler as outras publicações de autoria de Richard Zajaczkowski, faça uma busca no site do Jornal de Beltrão. Ele também é autor de três livros que podem ser encontrados no site Estante Virtual: “Moral da História”, “A Moral da História Continua” e “Contos para reflexões”. Entre em contato com Richard para comprar os livros diretamente pelo e-mail: richazaja@gmail.com.

FAUNA (JAVALI – ONÇA – CACHORRO)

Selva virgem e fechada,

Fechada com pouca relva.

Javali pronto à espreita,

Espreita lá e aqui.

Felino de pelos amarelados,

Amarelados não opalino.

Onça, pintada, preta ou jaguar;

Jaguar, não geringonça.

Animal amigo do homem,

Homem que lhe faz mal.

Cachorro late, mas não morde,

Morde só mendaz e mazorro.

Richard Z.

Acessos: 52

Parabéns, Porto Velho! 🎉

Viva a capital de Rondônia, banhada pelas águas do Rio Madeira, marcada pela riqueza da Amazônia, por sua história, cultura e belezas naturais. Hoje, Porto Velho celebra 112 anos. 💙

Em Rondônia, a ANAJUSTRA Federal tem orgulho de representar servidores da Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar e Justiça Federal. 
@trtroac
@tre_rondonia
@jfro.oficial

E tem vantagem para aproveitar! São mais de 50 parcerias com descontos reais no estado. 
💊 Só na @drogasiloficial e @raiaoficial, associados têm até 60% de desconto em medicamentos.
🏋️‍♀️ E @TotalPass, com isenção da taxa administrativa*, para o associado e mais 5 dependentes.**

E tem muito mais: plano de saúde da SulAmérica, crédito consignado e seguros auto, residencial, vida, bike, celular e funeral, com condições especiais para associados e seus dependentes.

Aproveite! Acesse nosso site e descubra todos os benefícios de ser associado à ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #portovelho #rondônia

*Condição válida até 31/12/26. A partir de 1º/01/27 é necessário pagar R$ 49,90/ano para ter acesso ao benefício. 
**A partir de 1º/01/27, associados só poderão cadastrar 4 dependentes na plataforma, entre familiares e amigos a partir de 16 anos.
11 0
Todos os dias, você ajuda a Justiça a seguir em movimento. Em outubro, é a nossa vez de celebrar quem faz isso acontecer. 💙

O Mês do Servidor da ANAJUSTRA Federal vem aí com live especial, eventos presenciais e o tradicional sorteio de prêmios.

Por enquanto, fica o convite: acompanhe nossos canais e prepare-se para participar!

Você move a Justiça. A ANAJUSTRA Federal se move por você.

\#mesdoservidor #anajustrafederal
9 0
Chegou a TotalPass na ANAJUSTRA Federal! 💙
@totalpass 

Mais uma novidade para incentivar você a cuidar da saúde, do bem-estar e colocar o corpo em movimento.

Agora, associados podem ter acesso à TotalPass, com mais de 36 mil academias e estúdios, mais de 250 modalidades, treinos on-line e diferentes opções para incluir atividade física na rotina.

Faça sua adesão agora e pague a taxa administrativa anual somente a partir de janeiro de 2027.

Você move a Justiça.
A ANAJUSTRA Federal se move por você.

Confira todos os detalhes e saiba como aderir em anajustrabeneficios.com.br.

#anajustrafederal #totalpass #clubedevantagens
139 29
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Em outubro, conhecemos a história compartilhada por Maria Angélica Betencourt de Oliveira, do TRT-9. 

@trt9_pr 

Foi na Assessoria de Comunicação do Tribunal que ela encontrou Denise e Larissa. A comunicação pública foi a “colinha” que uniu as três, mas a amizade, construída ao longo de sete anos, ultrapassou o trabalho.

Entre experiências, “perrengues” e muitas histórias de deixar o coração quentinho, elas se tornaram verdadeiros presentes para a vida.

Hoje, esta história também carrega uma saudade especial. Larissa Renata Kloss, que aparece ao centro na foto, faleceu este ano. Sua presença, porém, permanece nas lembranças e no carinho de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ela.

#calendario2026 #anajustrafederal #trt9 #saudade #amizade
17 1
🚨 QUANTO DE GORDURA, MÚSCULO E ÁGUA TEM O SEU CORPO?

Associado descobre de graça na Drogasil e na Raia. 👇
@drogasiloficial 
@raiaoficial 

⭐ BIOIMPEDÂNCIA GRATUITA
Uma análise da composição corporal, sem pagar nada e sem burocracia. Use para acompanhar seus resultados e cuidar da saúde com mais informação. 

💪 É só agendar pelos sites ou apps das farmácias.
E tem mais serviços 100% gratuitos para você:
✔️ Aferição de pressão arterial
✔️ Aferição de glicemia
✔️ Teste de oximetria
✔️ Colocação de sensor FreeStyle Libre
✔️ Aferição de temperatura corporal

💥 E ainda 50% DE DESCONTO em:
✔️ Aplicação de medicamentos injetáveis
✔️ Colocação de brincos
✔️ Aplicação de medicamentos 4Bio
✔️ Curativos

👉 Só em agosto, 169 associados já aproveitaram o desconto, num total de 198 serviços. 💙

#AnajustraFederal #Convênio #Drogasil #Raia Desconto Saúde Benefício
27 0