Servidor lança livro sobre conceito weberiano de patrimonialismo

Rubens Goyatá Campante aprimorou a tese de doutorado para publicá-la.

Com o título “Patrimonialismo no Brasil: corrupção e desigualdade”, o livro de autoria do servidor do TRT3, Rubens Goyatá Campante, será lançado no dia 9/8, a partir das 17h30, no auditório do edifício-sede do Regional mineiro, sediado em Belo Horizonte.

De acordo com o autor, “o objetivo do livro é estudar o conceito weberiano de patrimonialismo e a pertinência ou não de seu uso no Brasil, conectando-o às questões da corrupção, do privatismo e da desigualdade social”.

O trabalho é resultado da tese de doutorado em Sociologia Política, orientada pelo professor Juarez Guimarães, autor do prefácio do livro, e defendida na Universidade Federal de Minas Gerais. 

Sobre o livro

“Cresce, aqui e no mundo, o desalento com as instituições da democracia representativa. O indivíduo, glorificado no discurso da propaganda consumista e da ideologia do ego, descobre-se fragmentado e impotente frente a forças que não controla. E os donos do poder descobrem-no vulnerável a manipulações midiáticas cada vez mais eficientes, baseadas na coleta e tratamento maciço de dados pessoais por sistemas de inteligência artificial. Enquanto o capitalismo financeiro empobrece a maioria da população, uma revolta contra a política e os políticos se espraia e favorece aproveitadores ‘antissistema’, com aspas bem merecidas, pretensos ‘salvadores da pátria’ que só trazem mais pobreza, repressão e mentiras.”

Rubens explica ainda que “uma das causas desse processo é o patrimonialismo, padrão de poder cujo conteúdo é privado, e não público, pois brota das assimetrias agudas de recursos entre pessoas e grupos sociais, e gera a corrupção. Impossível lutar contra a corrupção sem lutar, também, contra o patrimonialismo e a desigualdade”. 

É possível adquirir um exemplar diretamente com o autor pelo e-mail: rubenscampante@gmail.com. Outra alternativa é comprar pelo site da editora CRV que disponibiliza o livro no formato impresso ou digital.

Acessos: 2

Hoje foi dia de mais um resultado 🎉
Realizamos o 4º sorteio de prêmios para quem já baixou e fez login no app da ANAJUSTRA Federal.

Ao todo, serão 106 prêmios, com sorteios até 25/5.
Ainda dá tempo de participar.

#anajustrafederal #sorteiodepremios #aplicativo
80 5
🧾 Vai declarar o IR e ainda não sabe onde encontrar o comprovante do plano de saúde administrado pela ANAJUSTRA Federal?

Em mais um episódio especial do Papo de Valor (edição IR 2026), o consultor José Carlos Dorte indica onde localizá-lo ou fazer a solicitação do documento. 

✔️ na declaração pré-preenchida
✔️ diretamente em uma unidade administrativa da entidade
✔️ pelo WhatsApp ou chat do site

💡 E tem dica adicional: só é possível deduzir no IR o valor que não foi reembolsado pelo plano. Ou seja, ter o comprovante completo em mãos evita erros e problemas com a Receita.

▶️ Assista ao vídeo!

#ImpostoDeRenda #IR2026
15 0
Viva a cidade que vibra ao som do mar de Iracema, do Mucuripe e da Praia do Futuro, a terra de energia acolhedora que faz do litoral um lar de gente feliz e forte!

Viva a terra da Luz, cidade de homens e mulheres que constroem cada dia com alegria e fé. Do caranguejo, da peixada e do forró. A casa do Dragão do Mar, palco de arte, cultura e energia criativa que não tem fim.

Viva Fortaleza, a terra amada que hoje completa 300 anos!

#anajustrafederal #aniversariodefortaleza
12 0
Tecnologia com vantagens exclusivas para associados. 💻🖥️⌨️

A Dell Technologies, parceira da ANAJUSTRA Federal, está com ofertas especiais para quem deseja renovar o espaço de trabalho ou lazer.

Confira os benefícios:
• Cupons de até 10% OFF
• Descontos acumulativos com o site
• Parcelamento em até 12x sem juros
• Condições exclusivas para associados

Notebooks, monitores, acessórios e soluções em tecnologia.

#anajustrafederal #delltechnologies
10 1
💡 Mais praticidade no seu IR

A declaração pré-preenchida traz dados como rendimentos, despesas médicas e informações de instituições automaticamente — facilitando (e muito!) a sua vida na hora de declarar.

Neste novo episódio do Papo de Valor, o consultor José Carlos Dorte explica como acessar essa opção e por que ela é uma alternativa segura, já que utiliza dados oficiais integrados aos sistemas da Receita.

📲 Mais agilidade, menos risco de erro e um processo muito mais simples.

▶️ Dê o play e entenda como aproveitar esse recurso no seu Imposto de Renda!

Tem uma dúvida sobre o IR?
Fale com o consultor!! Acesse nosso site para enviar sua dúvida via e-mail, chat ou WhatsApp. Você também pode agendar uma ligação telefônica!!

#ir2026 #consultoriafinanceira #papodevalor #anajustrafederal
24 0