Servidor lança livro “Crônicas de Lyon”

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Renato da Fonseca Lima, do TRT24, rememora as experiências vividas na cidade francesa.

Em 2016, a aposentadoria abriu novas possibilidades para o associado Renato da Fonseca Lima: o projeto de escrever um livro. Inicialmente, sem pretensão literária, o objetivo era destacar alguns fatos vividos por ele e sua família durante os anos de 1995 e 1999, período que residiram na cidade de Lyon, na França.

“Quando fomos pra lá nossos filhos tinham 9 e 5 anos. Mais recentemente, ao comentar com eles acontecimentos desses tempos, percebi que muitas coisas estavam se perdendo. Dessa forma começou a se desenhar para mim o projeto de uma espécie de livro de memórias daquele período.”

Nesse período, a Internet ainda engatinhava no Brasil e Renato se comunicava com os amigos e familiares por cartas. São elas que compõem a narrativa do livro. “No entanto, uma vez que trata-se de uma compilação das correspondências que troquei com amigos e parentes na tentativa de saber das coisas do Brasil e de compartilhar com eles a rica experiência que estávamos vivenciando, o texto acabou extrapolando o projeto inicial, transformando-se num relato de causos e de nossa interação com a sociedade francesa”, diz.

No livro, Renato relembra a saga de uma mudança de país e conta um pouco do cotidiano, a aprendizagem dos adultos e da crianças, e o respeito à cultura francesa. “Como lidamos com adaptações, viagens diferentes e situações inusitadas são os aspectos que os leitores vão encontrar no livro. Vale a pena ler uma história, familiar, bonita e engraçada”, afirma.

Após revisitar e formatar o conteúdo das cartas, “a fim de torná-las palatáveis também a outros leitores”, de acordo com Renato, o formato escolhido para publicar o livro foi como e-book na plataforma da Amazon, um modelo em ascensão e utilizado especialmente por escritores independentes.

Para conhecer as aventuras da família brasileira no período francês, além de apoiar a produção autônoma do escritor Renato da Fonseca Lima, faça o download do livro por R$ 1,99 no site da Amazon.

Acessos: 0

Janeiro é o mês dedicado a lembrar que a saúde mental merece espaço, cuidado e atenção.

O Janeiro Branco convida cada um de nós a olhar para dentro, reconhecer emoções, fortalecer vínculos e buscar apoio quando necessário.

🧠 Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

Isso inclui pausas, limites, conversas verdadeiras e a consciência de que não precisamos enfrentar nada sozinhos.

Que 2026 comece com mais leveza, acolhimento e bem-estar.

A ANAJUSTRA Federal apoia essa causa e reforça: você importa, sua saúde importa.

#janeirobranco #saúdemental #anajustrafederal
28 0
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
12 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
11 0